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Q104167 | TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CETAPVer cursos
Ano: 2015
Órgao: TCM-PA - Tribunal de Contas dos Municípios do Pará

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Suponha que você seja o gestor principal da área de tecnologia da informação de um órgão recém criado da administração federal vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Apesar de recente, esse órgão foi criado já com uma pequena estrutura de pessoal, sendo que constam no quadro permanente cargos de analista de sistemas que atendem três diferentes perfis: a) desenvolvimento de software; b) infraestrutura; c) banco de dados.
Existem 5 cargos ocupados por servidores efetivos da administração, sendo 2 (dois) do perfil A, 2 (dois) do perfil B e 1 (um) do perfil C.
Os cinco profissionais do quadro permanente não são capazes de endereçar todas as demandas do órgão, dado que, com a complexidade das tecnologias hoje disponíveis, diversas especialidades são necessárias, o que exige inúmeros perfis profissionais com alterações rápidas de demandas. Este tipo de necessidade acaba por exigir maior dinamismo nas qualificações técnicas, às vezes por períodos curtos e definidos.
Recentemente, surgiram duas demandas importantes para o órgão, são elas:
– O desenvolvimento de um sistema de informação para apoiar um projeto do MCT para recuperação e nivelamento da infraestrutura de pesquisa das universidades e institutos de pesquisa federais;
– A gestão dos processos internos de segurança da informação, dado que nenhum dos servidores efetivos possui perfil de especialista em segurança, bem como não há previsão dessas atribuições (de segurança da informação) na Lei que criou o órgão.
Disserte sobre como você atenderia rapidamente a essas duas demandas à luz da legislação e da jurisprudência existente, especialmente, a Instrução Normativa n° 04/201 O do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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