Suponha que você seja o gestor principal da área de tecnologia da informação de um órgão recém criado da administração federal vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Apesar de recente, esse órgão foi criado já com uma pequena estrutura de pessoal, sendo que constam no quadro permanente cargos de analista de sistemas que atendem três diferentes perfis: a) desenvolvimento de software; b) infraestrutura; c) banco de dados.
Existem 5 cargos ocupados por servidores efetivos da administração, sendo 2 (dois) do perfil A, 2 (dois) do perfil B e 1 (um) do perfil C.
Os cinco profissionais do quadro permanente não são capazes de endereçar todas as demandas do órgão, dado que, com a complexidade das tecnologias hoje disponíveis, diversas especialidades são necessárias, o que exige inúmeros perfis profissionais com alterações rápidas de demandas. Este tipo de necessidade acaba por exigir maior dinamismo nas qualificações técnicas, às vezes por períodos curtos e definidos.
Recentemente, surgiram duas demandas importantes para o órgão, são elas:
– O desenvolvimento de um sistema de informação para apoiar um projeto do MCT para recuperação e nivelamento da infraestrutura de pesquisa das universidades e institutos de pesquisa federais;
– A gestão dos processos internos de segurança da informação, dado que nenhum dos servidores efetivos possui perfil de especialista em segurança, bem como não há previsão dessas atribuições (de segurança da informação) na Lei que criou o órgão.
Disserte sobre como você atenderia rapidamente a essas duas demandas à luz da legislação e da jurisprudência existente, especialmente, a Instrução Normativa n° 04/201 O do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.