sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q104162 | TI - Gestão e Governança de TI
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Padrão de resposta Adaptada20 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A respeito de gestão e governança de tecnologia da informação, faça o que se pede a seguir.
1 Discorra sobre a importância da avaliação dos níveis de capacidade do COBIT 5 e explique sua relação com a ISO/IEC 15504. [valor: 2,00 pontos]
2 Informe o número e o nome de cada um dos referidos níveis de capacidade e aponte as características que um processo do COBIT 5 deverá possuir ao atingir cada um desses níveis. [valor: 2,75 pontos]
Esta questão foi adaptada para 20 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaTI - Gestão e Governança de TI
BancaCebraspe (Cespe)

Publicada no dia 23 de dezembro de 2022, a Instrução Normativa SGD/ME n° 94 dispôs sobre o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP do Poder Executivo Federal.

À luz da referida IN, elabore um texto dissertativo sobre as fases do processo de contratação abordando, necessariamente, respostas para os seguintes questionamentos:

1) as atribuições e os requisitos inerentes ao integrante técnico da equipe de planejamento da contratação [valor: 3,00 pontos];

2) os principais documentos a serem produzidos na fase de planejamento da co…

Como parte da execução de seu plano estratégico, o SEBRAE montou uma equipe para implantar um novo sistema para acompanhamento de resultados e de apoio às micro e pequenas empresas para a sua sede e filiais em um prazo de 6 meses. Um analista técnico em dados e BI foi designado para estar à frente do projeto, batizado de Projeto SARAM-MPE, que deve ser realizado em quatro etapas distintas: (1) seleção do software; (2) instalação e configuração; (3) treinamento e (4) monitoramento. Cabe ao analista designado mapear e organizar o projeto, bem como escolher um método capaz de ajudá-lo a identificar e resolver problemas para otimizar ainda mais os seus processos.

Para o referido projeto, foi al…

A direção de uma organização pretende substituir os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos utilizados na empresa por um método ágil, eficaz para reduzir o desperdício e focar no que é essencial para o gerenciamento dos projetos. Para tanto, contratou um analista técnico para prestar-lhe informações detalhadas a respeito do Scrum, visando avaliar os benefícios que a implantação desse método ágil poderá proporcionar à organização.

Considerando o caso hipotético apresentado, redija, na condição de analista técnico contratado pela diretoria da referida organização, um texto dissertativo com as informações solicitadas a respeito do Scrum. Ao elaborar o seu texto, faça o que se pede a s…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários