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Q104119 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: NC/UFPRVer cursos
Ano: 2006
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná

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Com base nos gráficos e dados abaixo, redija um texto noticioso para veiculação em jornal de grande circulação nacional de 20 a 25 linhas. O texto deve ser escrito como se fosse o único que o jornal publicará sobre o assunto. Você pode criar declarações sobre as tabelas e citá-las no texto, citando as fontes. (Fonte: IBGE. www.ibge.com.br).


A PME – Pesquisa Mensal de Emprego – classifica como trabalhador doméstico a pessoa que prestava serviço doméstico remunerado em dinheiro ou benefícios, em uma ou mais unidades domiciliares. Em março de 2002 os trabalhadores domésticos representavam 7,7% da população ocupada passando para 8,1% em março de 2006. (1.620 mil pessoas). A jornada dos trabalhadores domésticos (37,6 horas) é inferior à observada para a média da população (41,9 horas)1. As mulheres nesta categoria (1.528 mil pessoas) correspondiam a 17,5% da população ocupada feminina.


O trabalho doméstico pode estar associado à entrada de mulheres no mercado de trabalho como um todo, o que ocasionaria demanda por serviços domésticos que estas trabalhadoras possam ter deixado de exercer.
 
Figura 4
 
Distribuição dos Trabalhadores Domésticos segundo o sexo – março de 2006
  Total Recife Salvador Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo Porto Alegre
Homem
Mulher
5,7
94,3
5,1
94,9
6,9
93,1
5,4
94,6
6,3
93,7
5,4
94,6
5,0
95,0
 
Figura 20
 
Rendimento médio habitualmente recebido e rendimento por hora trabalhada, segundo as regiões metropolitanas – março de 2006
  Total Recife Salvador Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo Porto Alegre
Rendimento habitual mensal              
Pessoas Ocupadas 1.006,8 720,6 789,4 901,3 944,2 1.155,0 968,9
Trabalhadoras Domésticos 350,5 256,0 255,9 327,5 355,9 386,1 365,2
Rendimento hora              
Pessoas Ocupadas 6,3 4,7 5,2 5,8 5,9 7,0 6,0
Trabalhadores Domésticos 2,5 1,6 1,7 2,4 2,5 2,9 2,7
 
Raça


Os trabalhadores domésticos pretos ou pardos representavam 12,7% da população ocupada preta ou parda, enquanto os trabalhadores domésticos brancos correspondiam a apenas 5,5% da população ocupada branca.
 
Figura 9
 
Distribuição dos Trabalhadores Domésticos segundo a cor/raça – março de 2006
  Total Recife Salvador Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo Porto Alegre
Brancos 38,0 19,8 7,9 24,4 31,2 49,0 77,5
Pretos/pardos 61,8 79,9 91,9 75,5 68,8 50,7 22,3
Outros 0,2 0,3 0,2 0,1 0,0 0,3
0,3
 
Figura 21
 
Distribuição relativa da população ocupada e empregados domésticos segundo classes de rendimento- março 2006
  População Ocupada
Empregados
Domésticos
Empregados
domésticos com carteira assinada
Empregados domésticos sem carteira assinada
menos de 1 salário mínimo 12,8 27,5 2,8 40,4
         
de 1 salário mínimo a menos de 2 salários mínimos 38,8 62,0 79,9 52,6
         
de 2 salários mínimos a menos de 3 salários mínimos 19,2 8,4 13,7 5,7
         
de 3 salários mínimos a menos de 4 salários mínimos 8,2 1,4 2,5 0,9
         
4 salários mínimos ou mais 21,1 0,8 1,2 0,6
 
Escolaridade


Entre os trabalhadores domésticos, a proporção de pessoas com menos de 8 anos de estudo, (que não completaram o fundamental) atingiu 64,0%, enquanto na população ocupada esta parcela era de 29,8%.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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