Do ponto de vista de controle, funções são consideradas incompatíveis quando é possível que um indivíduo cometa um erro ou fraude e esteja em posição que lhe permita esconder o erro ou a fraude no curso normal de suas atribuições.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um relatório de controle interno sobre os aspectos relacionados à segregação de funções em uma organização auditada, considerando, ainda, que tenham sido feitas as seguintes verificações relevantes a respeito da mencionada organização:
- um dos responsáveis por recebimentos de caixa está também autorizado a aprovar abatimentos em contas de clientes e a registrar devoluções de vendas;
- um dos responsáveis por pagamentos recebe os extratos bancários e efetua as respectivas conciliações;
- somente alguns funcionários do Departamento de Compras estão autorizados a aprovar as encomendas e efetuar as aquisições, e, mesmo assim, até determinado limite de valor;
- o Departamento de Vendas aprova os créditos de clientes que já efetuaram pelo menos uma operação com a organização;
- o almoxarife controla o recebimento dos materiais adquiridos e faz a comunicação à Contabilidade, que confere essa informação com a cópia do pedido de compra, que já lhe fora encaminhado;
- ao Departamento de Tecnologia da Informação cabe, entre outras atribuições, a correção dos dados submetidos por departamentos usuários.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A independência é um atributo essencial para a realização das funções e atribuições do auditor, na medida em que possibilita um exame objetivo e transparente. Ao julgar e atuar com integridade e objetividade, o auditor pode opinar imparcialmente e com ceticismo, e isso se reflete nas atividades e no resultado final da auditoria.
Considerando que o texto anterior tem caráter unicamente motivador, elabore, à luz dos itens de A-20 a A-24 da NBC TA 200 (R1), um texto dissertativo atendendo o que se pede a seguir.
1 Explique em que consiste o ceticismo profissional do auditor [valor: 3,00 pontos] e em que isso impacta no âmbito das atividades de auditoria [valor: 3,00 pontos].
2 Discorra sobre a …
Uma determinada Secretaria de Controle e Transparência recebeu denúncia e está investigando uma possível irregularidades na compra (superfaturamento de preço) e na distribuição (desvio) de medicamentos destinados aos postos de saúde em uma das Prefeituras sujeitas a sua fiscalização. A equipe verificou que tais fatos, com base nos relatórios contábeis, demonstram indícios de superavaliação de despesas, a fim de “utilizar” integralmente o orçamento concedido para o exercício.
Com o objetivo de obter evidências que permitam aos Auditores fundamentarem sua opinião, quanto à veracidade dos fatos narrados, pede-se para elaborar um Relatório de Auditoria preliminar, com base nas normas de auditori…
Considerando que, de acordo com a NBC TI 01, os procedimentos da auditoria interna incluem exames e investigações, a exemplo de testes de observância e testes substantivos, elabore um texto dissertativo sobre os referidos procedimentos, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 distinção, quanto ao objetivo, entre testes de observância e testes substantivos; [valor: 15,00 pontos]
2 descrição dos procedimentos envolvidos no teste de observância; [valor: 17,50 pontos]
3 diferença de tratamento dado pelas normas de auditoria quanto à correlação entre tipos específicos de procedimentos e suas categorias. [valor: 15,00 pontos]




