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Q103957 | Contabilidade Geral
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2013
Órgao: TCU - Tribunal de Contas da União
Cargo: Auditor Federal de Controle Externo - TCU

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Redija um texto sobre o seguinte tema.
ASPECTOS CONTRATUAIS DA CONTABILIDADE
Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir:
  • descreva os diversos agentes que participam dos contratos com a firma; [valor: 4,00 pontos]
  • apresente as naturezas dos contratos; [valor: 4,00 pontos]
  • indique como surgem os problemas relativos à execução e imposição dos contratos; [valor: 5,00 pontos]
  • aponte algumas funções da contabilidade relativas à coordenação dos vários contratos existentes entre os diversos agentes vinculados à empresa. [valor: 6,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaContabilidade Geral
BancaCebraspe (Cespe)

Uma sociedade empresária apresentava em 31/12/X0 o seguinte balanço patrimonial (em milhões de Reais):

Os móveis tinham vida útil de 4 anos e valor residual de zero.

No ano de X1, aconteceram os seguintes fatos (em milhões de Reais):

  • Pagamento da dívida com funcionários.
  • Contração de empréstimo bancário no valor de R$50.000 para pagamento em março de X3.
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Balanço Patrimonial em 31/12/2023

Ativo R$ Passivo R$
Ativo Circulante Passivo circulante
   Caixa e Equivalentes 1.000.000     Fornecedores 240.000
   Valores a receber de clientes 180.000     Salários a Pagar 120.000
   Estoques 320.000     Outras contas a pagar 40.000
Ativo não circulante Passivo não circulante
Imobilizado     Provisões 520.000
    Equipamentos 600.000
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     Capital Social 800.000
     Reserva…

Os sócios da empresa ABC contrataram uma equipe de auditoria independente para analisar suas demonstrações contábeis do exercício de 2024 e indicar melhorias para o controle interno vigente. Durante os trabalhos de auditoria, a equipe identificou indícios de (i) saldo credor na conta caixa no encerramento; (ii) cancelamentos de notas fiscais após o fechamento, sem documentação de devolução; (iii) aumento de capital com registro societário sem a identificação de ingressos bancários; (iv) despesas com serviços de empresas recém constituídas, sem comprovação da prestação desses serviços; (v) estoques avaliados com inclusão de despesas de venda; (vi) pagamento de fornecedores posterior à data-ba…

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Omar
Omar
Inscrito
2 anos atrás

O pressuposto da contabilidade é a primazia da essência sobre a forma legal. Assim, a contabilidade pode acolher as práticas mercantis entre as entidades, sem, contudo, haver um contrato escrito dentro dos critérios jurídicos. 

No caso de contrato de concessão pública, a entidade vai contabilizar ativos financeiros a valor justo, caso receba recursos do governo, sem constituir subsídio governamental, ou vai contabilizar ativo intangível se a concessionária receber recursos dos usuários (pedágio). O ativo imobilizado pertence ao poder concedente (Estado).

A NBC TG 47 trata dos contratos com clientes. A norma ganhou relevância em decorrência da convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais. A norma apresenta os princípios da natureza, valor, época e incertezas nos contratos. A entidade aplica a norma se a parte for cliente, ou seja, aquele que contratou para a obtenção de um bem ou serviço, produto dentro do ciclo operacional da companhia, em troca de uma contraprestação. Não se aplica a permutas entre entidades do mesmo setor, contrato de seguros e arrendamento mercantil, por haver normas especializadas com critérios para estes contratos.

Problemas relativos à execução e imposição dos contratos pode haver se não forem atendidas as etapas contratuais, a entidade deve avaliar se os critérios serão atendidos subsequentemente, no caso das concessões públicas, a concessionária venha a terceirizar as operações, sem anuência do poder público, com risco de encampação; garantias estendidas ou arrendamento financeiros sem opção da compra no final do contrato dentre outras.

Por fim, caberá a contabilidade agrupar em classes de contratos e valores semelhantes, mensurar e registrar as devidas alterações, caso haja contratos aditivos, divulgar em notas explicativas os períodos de renovação ou rescisão de contratos, mudanças de políticas ou estimativas contábeis de fatos (combinação de negócios, cisão, fusão, eventos subsequentes, erros ou fraudes). 

Última edição em 2 anos atrás por Omar