Leia os textos abaixo:
Texto I
A investigação de crimes migrou para o ciberespaço e mudou a vida dos advogados de defesa, obrigados agora a usar tecnologias para lidar com o volume imenso de informações de um processo, diz Marcelo Stopanovski, especialista em ciência da computação aplicada a assuntos jurídicos.
Abaixo, duas das onze perguntas da entrevista a Machado da Costa.
• Hoje uma grande preocupação das investigações é a quebra de sigilo do WhatsApp. Alguns anos atrás, era o grampo telefônico. Com o avanço tecnológico, o que fazer para manter a capacidade de investigação?
Há alguns anos atrás, você tinha um pessoal falando da Nextel; depois, do BlackBerry. Hoje, temos o paradigma do WhatsApp. Cada vez que uma tecnologia é utilizada, você tem de ter uma abordagem investigativa nova para colocar essas provas dentro dos autos. Assim como a acusação precisa de uma maneira nova para computar, guardar uma prova, a defesa precisa se atualizar para poder analisar e validar essa prova produzida. Cada tecnologia nova traz uma abordagem diferente. A gente vê isso o tempo todo.
• Não é possível fazer uma grande “malha fina”?
Já existe inteligência artificial dentro dos órgãos do governo para dizer :”Olha, nossas compras seguem determinado padrão e essa aqui saiu do padrão”. Como duas empresas que concorreram em um processo e estão no mesmo endereço. Isso dispara um alarme. Esses cruzamentos permitem avanços grandes dos órgãos de controle.(…)
Revista Época, 11/03/19. (Adaptado)
Texto II
A tragédia de Brumadinho não para de macular a reputação da Vale. Desde o rompimento da barragem da Mina de Córrego do Feijão, que deixou 203 mortos, 105 desaparecidos e o Rio Paraopeba em agonia, a gigante brasileira da mineração já foi excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), do mercado acionário brasileiro, e do Pacto Global, canal de aproximação das Nações Unidas com o setor privado. Esta semana foi a vez de o Instituto Ethos, organização civil que reúne empresas comprometidas com boas práticas de responsabilidade socioambiental, suspender a companhia do quadro de associados por dois meses.
(…)
Nunca, de uma só vez, a Ethos teve de lidar com tantas catástrofes corporativas num período tão curto de tempo, admite Caio Magri, presidente da entidade.
(…)
“Todas as empresas têm problemas. A questão é se conseguimos ou não fazê – las avançar ao longo do tempo. Tantos episódios em tão pouco tempo sugerem que as métricas e ferramentas criadas para avaliar a responsabilidade socioambiental não estão funcionando bem”, completa Magri.
(…)
Faz alguns anos que o compromisso de corporações locais com ética e responsabilidade socioambiental está em xeque. A Operação Lava-Jato, que está completando cinco anos, levou à exclusão das principais construtoras brasileiras da lista do Ethos.
(…)
Flávia Oliveira. O preço da imagem arranhada. O Globo, 15/03/2019.
Proposta de Redação:
O avanço tecnológico vem mudando a forma de se trabalhar e é responsável pelo sucesso nos mais variados campos da vida nacional. Por outro lado, administrações públicas e privadas ocupam os noticiários por seu mau desempenho. Que problemas podem ser apontados nesses casos?
A partir da leitura dos textos motivadores, reflita e redija um texto dissertativo- argumentativo, de 25 a 30 linhas, sobre o tema : Eficiência na empresa moderna. Selecione argumentos consistentes para a defesa da sua tese. Dê um título a sua redação.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere o excerto abaixo:
“O acelerado avanço das novas tecnologias na sociedade pós-industrial, com o advento da internet e da cibercultura, trouxe várias mudanças na sociedade, com significativos impactos nas relações humanas e organizacionais, especialmente em razão de integrar indivíduos, empresas, dispositivos, redes, inteligência artificial e internet das coisas, sem as barreiras do tempo ou de limitações geográficas. Além disso, o fluxo intenso de dados e a constante de troca de informações a cada nanossegundo, faz com que o ambiente virtual precise sofrer regulamentação tanto no campo ético, como no que se refere ao uso e ao tratamento dos dados pessoais e particulares, em ambiente…
Considere o excerto abaixo:
“O lixo eletrônico é um problema ambiental sério, pois contém materiais tóxicos que podem contaminar o solo, a água e o ar. Além disso, o processo de reciclagem de lixo eletrônico é caro e complexo. Igualmente danoso é o design de roupas e acessórios voltado apenas para a estética e a novidade, o que leva ao consumo excessivo e ao descarte rápido de peças. O design de veículos, frequentemente, prioriza apenas o desempenho e o conforto, o que pode levar ao consumo excessivo de combustível, à emissão de gases poluentes e a dificuldades de reciclagem de componentes.
Esse padrão de produção e consumo segue uma lógica linear — produzir, consumir e descartar —, que não …



