a. O Diretor-geral da OIT, Guy Ryder, afirma no texto que “Embora o desemprego global tenha se estabilizado, os déficits de trabalho decente continuam generalizados e a economia global ainda não está criando empregos suficientes.” Defina “trabalho decente”.
b. Como regra geral, em análises econômicas de longo prazo, observa-se uma correlação positiva entre o crescimento econômico e os principais indicadores do mercado de trabalho, tais como: o nível de emprego, os salários reais, a produtividade do trabalho e a rotatividade. Explique esse efeito do crescimento econômico sobre cada um desses quatro indicadores.
c. Apresente, de forma fundamentada, os motivos que sustentam a afirmação “As mulheres também são mais propensas a ter empregos de qualidade inferior e salários mais baixos [que os homens].”, focando a realidade brasileira.
d. Esclareça, de forma fundamentada, à luz da atual situação demográfica e econômica brasileira, a afirmação: “O relatório também analisa a influência do envelhecimento da população e conclui que o crescimento da força de trabalho global não será suficiente para compensar a rápida expansão do grupo de aposentados.”
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O sistema tributário nacional enfrenta o constante desafio de compatibilizar os objetivos de arrecadação com os princípios da justiça fiscal e da eficiência econômica. A escolha entre diferentes modelos de tributação (proporcionais, progressivos, regressivos, cumulativos ou sobre valor agregado) pode impactar significativamente a distribuição de renda, a neutralidade do sistema e a alocação eficiente de recursos. Da mesma forma, a forma de incidência do imposto (por dentro ou por fora), o tipo de imposto (direto ou indireto) e o comportamento dos consumidores e produtores frente aos tributos contribuem para a definição do ônus tributário efetivo e do chamado peso morto da tributação.
Conside…
Áreas de Preservação Permanente (APP) são áreas protegidas pela Lei 12.651/2012, o “Novo Código Florestal Brasileiro”, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
As Áreas de Preservação Permanente estão localizadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água; ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d’água naturais ou artificiais; nas nascentes; no topo de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas ou partes destas; nas restingas, como fixadoras de dunas …
Análise a seguinte situação:
Ao chegar ao supermercado, você se depara com uma infinidade de produtos. São tantas marcas e versões que parece até inútil tentar se lembrar de mais do que 3 ou 4 opções (afinal, na próxima visita certamente surgirão novas).
Pão, leite, farinha, biscoitos (e bolachas!), queijo, requeijão, amendoins, leite condensado… Ufa, quanta coisa!
Lendo uma lista assim é impossível não imaginar a quantidade de coisas gostosas que poderíamos preparar para o próximo café da manhã, certo?
Mas a verdade é que, no mundo industrializado que temos hoje, cada vez menos os produtos são apenas leite, apenas farinha, apenas amendoim… E mais uma mistura de ingredientes estranhos.
Quem …



