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Q103847 | Comunicação Social
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Padrão de resposta Adaptada Peça Técnica/Prática90 linhas

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O Tribunal de Contas (TCE) de determinado estado emitiu parecer prévio pela irregularidade das contas de 2012 do maior município do interior do estado. A desaprovação do balanço se deu por três motivos: falta de comprovação de divergência de saldo em conta bancária; diferenças nos registros de transferências constitucionais; e recolhimento em atraso de contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em relação ao primeiro motivo, a então diretoria de contas municipais do TCE detectou crescimento do saldo da conta contábil “responsáveis por diferenças em conta bancária a apurar” no final do exercício. Também concluiu que não foi regularizado o saldo. O fato implica o reconhecimento da existência de saldos contábeis em bancos que não correspondem à posição real existente na instituição financeira — informação da unidade técnica. Foi instaurado processo administrativo, pela administração municipal, para a apuração da origem dos saldos contábeis divergentes e da responsabilidade por tal divergência. No processo de tratamento dessa informação, o departamento de comunicação do TCE executou as seguintes ações:
► produção da pauta;
► confecção de releases;
mailing list;
► follow-up;
► entrevista coletiva;
► postagens nas redes sociais virtuais Facebook, Twitter, Youtube;
► interatividade nas redes sociais virtuais;
► clipagem e análise.
Elabore um parecer a respeito das ações executadas pelo departamento de comunicação do TCE na situação hipotética apresentada, abordando os seguintes aspectos:
1 estratégias para encontrar pautas como a apresentada; [valor: 6,00 pontos]
2 estratégias para divulgação na Internet e nas redes sociais virtuais; [valor: 6,00 pontos]
3 estratégias para alcançar as mídias tradicionais e dimensionar a repercussão. [valor: 7,00 pontos]
Esta questão foi adaptada para 90 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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