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Q103809 | Administração Geral e Pública
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Cargo: Auditor de Controle Externo
Padrão de resposta Resolução em texto Resolução em vídeo Adaptada Peça Técnica/Prática30 linhas Resolução de Aluno +90%

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O tribunal de contas de determinado estado da Federação (TCE/X) conta com algumas vagas de função gratificada a serem preenchidas por seus servidores, constantes do banco de talentos da entidade. Em experiências passadas, alguns servidores ocupantes dessas funções confundiam seus interesses pessoais com o interesse público e, na ânsia de obtenção de privilégios, acabavam por prejudicar o bom andamento da gestão pública. Devido a essas experiências pouco profícuas, o TCE/X, acompanhando o movimento mundial da nova administração pública, vem promovendo mudanças administrativas e organizacionais que assegurem maior eficiência no cumprimento de suas missões. Assim, o departamento responsável pela seleção dos referidos profissionais pretende encontrar candidatos que atendam as exigências relativas aos aspectos normativos, com a necessária capacidade técnica, mas também que tenham ciência de que o TCE/X vem buscando aprimorar a modernização de sua gestão, visando o alcance das características da administração pública gerencial. Para auxiliar na busca pelos candidatos adequados ao preenchimento das vagas, o referido departamento deseja elaborar questionamentos que subsidiem a avaliação das perspectivas dos candidatos quanto às formas de administração e de sua conduta pessoal em relação aos interesses públicos. O departamento, então, solicitou ao pessoal do setor de controle da área de administração de gestão de pessoas, de material e de patrimônio um parecer para subsidiar a seleção dos candidatos.

Na qualidade de ocupante do cargo de analista de controle da área de administração cujas atribuições preveem orientação aos demais técnicos de outros campos de conhecimento quanto à aplicação de ferramentas administrativas mais adequadas, bem como ao aprimoramento de estudos específicos nas áreas de gestão de pessoas e formas de administração, elabore um parecer a respeito da situação hipotética acima apresentada. Seu parecer deve embasar-se em conhecimentos teóricos da área e atender ao que se pede a seguir. 

1 Descreva as características do modelo de administração pública burocrática e discorra a respeito das desvantagens desse modelo. [valor: 25,00 pontos]

2 Discorra sobre os conceitos de governança e de accountability na gestão pública e sobre a relação desses temas com o papel exercido pelos tribunais de contas. [valor: 35,00 pontos] 

3 Apresente uma conclusão, ao departamento responsável pela seleção, que retrate de que forma os novos gestores, cientes de todos esses conceitos, poderão contribuir para o aprimoramento e a modernização da gestão no TCE/X. [valor: 35,00 pontos]

Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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