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Q103672 | Redação Oficial
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2004
Órgao: TCU - Tribunal de Contas da União
Cargo: Técnico Federal de Controle Externo - TCU

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Pelo sistema de coleta seletiva, é possível transformar o lixo urbano em uma importante fonte de renda, ajudar a aumentar a vida útil dos aterros sanitários e reduzir os gastos do município com a limpeza da cidade. Evitar o desperdício e reciclar o lixo é o melhor meio de transformar plástico, vidro, alumínio, papel, borracha, entre outra infinidade de materiais, geralmente desprezados pela maioria das pessoas, em matéria-prima para a indústria, sem que haja a necessidade, por exemplo, de novas extrações minerais ou corte de  árvores. Os materiais mais comumente encontrados no lixo urbano e que podem ser reciclados são:
  • plástico: garrafas, embalagens de produtos de limpeza, potes de cremes e xampus, tubos e canos, brinquedos, sacos, sacolas e saquinhos de leite.
  • alumínio: latinhas de cerveja e refrigerante, esquadrias e molduras de quadros.
  • metais ferrosos: molas e latas.
  • papel e papelão: jornais, revistas, impressos em geral, papel de fax e embalagens do tipo longa-vida.
  • vidro: frascos, garrafas, lâmpadas incandescentes e vidros de conserva.
  • borracha: pneus e tapetes.
Internet: <http://www.portal.prefeitura.sp.gov.Br/secretarias/meio_ambiente/qualidade_ambiental/reciclagem> (com adaptações).
A geração de resíduos sólidos no Brasil é um dos grandes problemas enfrentados pelo poder público. Mais de 241 mil toneladas  de resíduos são produzidas diariamente no país. Apenas 63% dos domicílios contam com coleta regular de lixo. A população não atendida algumas vezes queima seu lixo ou dispõe-no junto a habitações, logradouros públicos, terrenos baldios, encostas e  cursos de água, contaminando o ambiente e comprometendo a saúde humana. Do total de resíduos coletados, 76% são dispostos a céu aberto, o restante é destinado a aterros (controlados, 13%; ou sanitários, 10%), usinas de compostagem (0,9%),  incineradores (0,1%) e uma parcela ínfima é recuperada em centrais de triagem/beneficiamento para reciclagem. A  gestão  sustentável dos resíduos sólidos pressupõe uma abordagem que tenha como referência o princípio dos 3 Rs, apresentado na  Agenda 21: redução (do uso de matérias-primas e energia e do desperdício nas fontes geradoras), reutilização direta dos produtos e reciclagem de materiais. A maioria dos programas de coleta seletiva atribui bastante importância à educação da população relativamente à questão do lixo. A educação não se restringe à divulgação de informações: é preciso que se estabeleça um vínculo entre as pessoas e seu meio ambiente, de forma a criar novos valores e sentimentos que mudem as atitudes.
Internet: <http://www.federativo/bndes.gov.Br/dicas/d109.htm> (com adaptações).
Considerando que as idéias apresentadas nos textos acima têm caráter unicamente motivador, redija, na qualidade de técnico de controle externo do TCU, um ofício a ser assinado pelo gestor de recursos humanos (RH), dirigido aos gestores das demais áreas do Tribunal, sugerindo que conclamem todos os funcionários de suas áreas a participarem de um esforço conjunto de coleta  seletiva de lixo, tanto no trabalho como em casa. No ofício, o gestor de RH deverá, obrigatoriamente, exemplificar, de modo sucinto, pelo menos uma ação que poderia ser desenvolvida por cada funcionário no ambiente de trabalho. Caso queira propor  autoria para o ofício, somente será aceito o nome GESTOR DE RH.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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