Leia, com atenção, o texto a seguir.
A violência contra a mulher remonta aos primórdios da organização social humana, ocorrendo principalmente em espaços privados e não sendo divulgada publicamente. A mulher estava circunscrita ao espaço do lar, com papéis bem determinados: esposa e mãe. Vítimas de processos ancestrais de exclusão social, discriminação e violência dentro das próprias casas, as mulheres muitas vezes não dispunham de meios nem mesmo para identificar a agressão como tal. É importante ressaltar que a violência é um componente que faz parte da história de vida de muitas mulheres, acontecendo, desde a infância, por parte de familiares, especialmente do sexo masculino, e, posteriormente, sendo reeditada pelo companheiro.
CFP. Documento de referência para atuação de psicólogas(os) em serviços de atenção à mulher em situação de violência. Brasília: Conselho Federal de
Psicologia; Conselhos Regionais de Psicologia; Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, 2013, p. 32, com adaptações.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) argumentativo com o seguinte tema: A violência contra a mulher – desafios para a psicologia. Aborde, necessariamente, os tópicos:
a) conceito de patriarcado;
b) violência no privado e no público;
c) movimentos sociais; e
d) propostas de intervenção