É de suma importância que o nutricionista saiba avaliar e tratar essas deficiências nas questões alimentares e nutricionais, bem como atuar na prevenção delas. Dessa forma, analise as questões a seguir e responda.
A) No âmbito de saúde pública, quais ações já foram feitas com o objetivo de reduzir a incidência de deficiência de vitamina A, DDI e anemia ferropriva na população citada?
B) Uma mãe de 23 anos procura o serviço de nutrição de uma Unidade Básica de Saúde para seu filho de 10 meses, com quadro de desnutrição e diarreia aguda. Na anamnese, a mãe relata que é casada, possui outros 3 filhos, renda mensal (marido) de 1 salário mínimo e mora de aluguel numa região sem saneamento básico completo. Refere também que em casa tem apenas leite de vaca, arroz e ovos diariamente. Frutas e verduras 3 vezes por semana, feijão e carnes apenas 1 vez por mês. As crianças consomem sempre salgadinhos de pacote, guloseimas e refrigerantes. Avaliação antropométrica: peso: 6,8 kg; comprimento: 70 cm; peso/idade: abaixo Z -3; comprimento/idade: entre Z -3 e Z -2; peso/comprimento: abaixo Z -3. Na avaliação dietética, mãe relata que amamentou exclusivo até 2 meses, introduzindo chás e leite de vaca. Refere que ainda amamenta, porém tem pouca produção de leite. Introduziu frutas e verduras quando a criança tinha 4 meses, carnes aos 5 meses e nunca ofereceu ovos. Diante desse caso, quais aspectos estão envolvidos no diagnóstico de desnutrição da criança? Cite duas condutas dietoterápicas imprescindíveis para o caso.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



