ESTUDO DE CASO
Liana faz parte da equipe de Estratégia de Saúde da Família e, como parte de seu trabalho, realiza muitas visitas domiciliares. Como resultado dessas visitas, constatou que, na maioria das casas, as mulheres são as provedoras economicamente ativas e, em cada lar, há ao menos um idoso responsável pelos cuidados de uma criança em idade pré-escolar. Em muitas casas, o relato desses idosos é de falta de condições de cuidar da criança, pois também necessitam de cuidados. Há um número alto de diabéticos no território. Parte significativa das crianças pequenas observadas apresentam atraso de linguagem ou desvios fonológicos significativos. Não há muitos adolescentes no território, mas parte significativa deles abandona a escola para se ligar ao tráfico presente na comunidade. Os agentes comunitários relatam que há poucas opções de lazer e cultura para esses jovens.
Sabendo que a UBS funciona de segunda à sexta, das 7 às 19h, e conta além do fonoaudiólogo com médico, enfermeiros, dentista, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista, pede-se:
a. elabore dois programas que visem à promoção de saúde de grupos populacionais vulneráveis no território.
b. em cada um dos programas devem constar público alvo, objetivo, dinâmica estabelecida e estratégias de trabalho. Justifique cada item de sua resposta.