Leia, com atenção, o texto a seguir e o caso clínico apresentado.
Autores que tratam do plano de tratamento integrado em odontologia costumam dividi-lo em fases, formais ou informais, segundo a sequência lógica e a complexidade dos procedimentos a serem realizados. Uma divisão bastante utilizada do plano de tratamento integrado consiste em:
• Fase 1: inicial, preparatória ou de adequação do meio bucal;
• Fase 2: restauradora ou corretiva; e,
• Fase 3: manutenção.
Coelho de Souza, 2009; Pereira et al., 2014; Newman et al., 2016.
Caso clínico
Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S0718-381X2010000300001&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 23 dez. 2016.
Paciente do sexo masculino, 53 anos de idade, sem comprometimento sistêmico e sem queixa de dor de origem dentária, compareceu para tratamento odontológico. O índice de placa visível resultou em 79% e o de sangramento gengival, em 63%.
1º sextante: bolsas periodontais entre 4 mm e 5 mm com cálculo dental subgengival e sangramento à sondagem nos dentes 16 e 17. Dente 18 com coroa extensamente destruída e lesão radiolúcida no ápice. Restauração de amálgama satisfatória classe I oclusal no dente 16. Ausência do dente 14.
2º sextante: sangramento à sondagem, cavidades cariosas classe III na mesial do dente 22 e classe IV na distal do dente 21. Ausência do dente 11, com dente de estoque retido por resina composta na mesial do dente 12 e na mesial do dente 21, com cáries secundárias ao redor. Tratamento endodôntico no 12 e no 21 com obturação pouco condensada, mas sem lesão periapical e sem sintomatologia dolorosa.
3º sextante: bolsas periodontais de 4 mm nos dentes 26 e 28, com presença de cálculo dental subgengival e sangramento à sondagem, ausência dos dentes 24, 25 e 27, restauração de amálgama classe II OD extensa fraturada no dente 26, com cárie secundária.
4º Sextante: cálculo supragengival na face lingual dos dentes 34, 35, 37 e 38, ausência do dente 36. Restauração em amálgama satisfatória na oclusal do dente 37 e em resina composta, infiltrada e com cárie secundária na oclusal do dente 38.
5º sextante: cálculo supragengival na face lingual dos dentes 73 a 43. Ausência clínica dos dentes 32, 33 e 42, com presença dos decíduos 72 e 73 com raízes pouco reabsorvidas. Confrontado com a imagem radiográfica do dente 33 retido, o paciente optou pela preservação, sem remoção cirúrgica neste momento.
6º sextante: cálculo supragengival na face lingual dos dentes 44 a 48. Dente 45 extensamente destruído, com cárie intraradicular extensa e profunda, sem possibilidade de recuperação protética. Coroa do dente 46 destruída, com cárie e invasão do espaço biológico na distal, lesão periapical e resposta negativa ao teste de vitalidade. Cavidade cariosa extensa, mas pouco profunda, ocluso vestibular no dente 47 e restauração de amálgama classe I na oclusal do dente 48 com cárie secundária na distal extensa e profunda, próxima à crista óssea distal e ao ramo da mandíbula.
Com base no texto, nos achados do exame clínico e na radiografia panorâmica do caso descrito, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo que defina quais procedimentos devem ser realizados em cada fase do plano de tratamento odontológico e qual a ordem dos referidos procedimentos. Considere, ainda, que o paciente possuía recursos financeiros restritos, mas buscava reabilitação completa, rápida e de baixo custo, deixando a confecção de possíveis próteses definitivas para um momento posterior.