Em março de 2019, o Ministério da Saúde suspendeu a distribuição e a utilização do autoteste de HIV em 14 cidades
Após falhas em lotes, o Ministério da Saúde decidiu suspender, temporariamente, a distribuição de kits de autoteste de HIV, que vinha sendo feita desde janeiro no SUS. O problema foi identificado em, ao menos, dois lotes do autoteste. Ao todo, o Ministério adquiriu 98 lotes com cerca de 400 mil kits de autoteste para serem distribuídos no SUS. A previsão é que amostras dos demais lotes sigam para análise para verificar se a distribuição pode ser retomada.
Em geral, o teste é feito com uma pequena quantidade de sangue, que é colocada em um dispositivo. O diagnóstico é feito por meio do surgimento de uma ou mais linhas de controle, em modelo semelhante a testes de gravidez.
Neste caso, porém, alguns dos testes vinham demonstrando a ausência da linha, o que impedia a interpretação dos resultados. Em nota, o Ministério orienta que quem fizer o autoteste observe a linha de controle. Caso esteja ausente, o que torna o teste inválido, a orientação é procurar a unidade de saúde para realizar outra alternativa de diagnóstico rápido.
Um cidadão curioso em saber o motivo do não aparecimento da linha que indicava a presença do agente causador doença fez uma pesquisa e encontrou o princípio da ação do autoteste do fabricante e que está reproduzido abaixo:
[Princípio]
O dispositivo de teste contém uma tira de membrana, que é pré-revestida com três proteínas recombinantes de HIV especialmente selecionadas (p24, gp41 de HIV, gp36 de HIV2). Isto permite que o teste detecte anticorpos contra HIV 1/2 em amostra de sangue total por punção digital com um elevado grau de precisão. A mistura de antígenos ouro coloidal recombinantes, amostra do paciente e solução tampão que move cromatograficamente através da membrana para a região de teste, forma uma linha visível na região de teste (T) indicando um resultado positivo para a detecção de anticorpos específicos de HIV 1/2. Quando os anticorpos específicos de HIV 1/2 estão ausentes na amostra, nenhuma cor visível na região da banda de teste aparecerá.
(Disponível em: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/wp-content/ uploads/2017/08/livreto_action1.pdf. Adaptado)
De acordo com o texto, responda, fundamentadamente, aos itens a, b, c e d:
a. Qual o agente biológico causador da doença denominada AIDS?
b. O que são antígenos?
c. O princípio reproduzido no enunciado da questão menciona que se deve recolher uma amostra de sangue por punção digital. Qualquer fluido corpóreo pode transmitir essa doença?
d. Analise a figura abaixo e defina o que é biotecnologia.