Texto 1
Desde o boom da internet nos anos 90, observa-se um gradativo crescimento de sua utilização, inclusive no espaço familiar. Nota-se que, em cada família, ela possui diferentes representações e funções. Há famílias que conseguiram estreitar seu relacionamento com o uso dessa ferramenta, enquanto outras a utilizam para se aproximar de pessoas mais distantes, mas acabam descuidando do vínculo com os mais próximos. E há famílias que estão buscando compreender o modo mais adequado de aproveitar a internet de maneira saudável. Que espaço está ocupando a internet na sua família? O modo como cada família faz uso dela pode refletir o próprio funcionamento familiar.
CALI. A família e a tecnologia. Disponível em: <https://familiatecnologiacts.wordpress.com/2013/07/06/a-familia-e-a-tecnologia/>. Acesso em: 28 set. 2017.
Mário Sergio cita, de uma forma descontraída, que as pessoas pararam de fazer “pamonha”. Isso é simbólico porque a ideia de fazer pamonha era a reunião da família nesse processo com o objetivo de conversar, trocar experiências, ou simplesmente se relacionar. Nesse momento os filhos começavam a aprender que tudo demora um tempo para ser realizado. Na atualidade tudo é “fast”, tudo precisa ser rápido e as pessoas não têm mais paciência para esperar. O micro-ondas, por exemplo, aposentou a convivência familiar porque cada um come o que quer e na hora em que quiser. A juventude cresceu vendo os pais retirarem dinheiro nos caixas eletrônicos e muitas vezes não conhecem o processo de trabalho e o esforço envolvido em uma atividade remunerada, eles apenas “exigem” que seus desejos materiais sejam atendidos. Ele também cita outro exemplo interessante do que é considerado moderno e tecnológico e que é prática comum das famílias, o drive thru, onde você entra com o carro, pede a comida através de uma máquina e sai comendo, bebendo, falando no celular e dirigindo, ganhando tempo. Tempo pra quê? As chamadas gerações tecnológicas não têm noção de tempo, não sabem que determinadas coisas precisam de certo tempo para ocorrer. É fato constatado que as tecnologias transformaram a nossa forma de viver e conviver em sociedade. A tecnologia controla o homem? Ou o homem controla a tecnologia ?
GARCIA, Fernanda. Palestra: Família, escola e cidadania: quais os caminhos. Disponível em:
< https://familiatecnologiacts.wordpress.com/2013/07/04/palestra-familia-escola-e-cidadania-quais-os-caminhos/>. Acesso em: 28 set.. 2017. (Adaptado).

Não sou futurólogo, mas o mais importante é que todos nós já vivemos hibridamente em presença física e presença virtual na rede. Em um mundo assim, a educação é decisiva para aproveitar as imensas oportunidades que a conexão permanente e o acesso a bases de dados oferecem. Isso pode se aplicar a todos os âmbitos da economia e da vida cotidiana. Mas essa mesma educação tem que mudar, isso é o mais importante, pelo fato de a educação ser, talvez, a instituição mais atrasada e conservadora em todos os países. Não se trata de educar só pela internet. Trata-se de uma educação que forme pessoas com capacidade mental autônoma de processar informação e aplicá-la a cada tarefa e projeto de vida.
CASTELLS, Manuel. A comunicação em rede está revitalizando a democracia. Disponível em: <http://www.fronteiras.com/entrevistas/manuelcastells-
a-comunicacao-em-rede-esta-revitalizando-a-democracia>. Acesso em: 28 set. 2017.
A relação internet x vida pessoal está cada dia mais estreita. Hoje algumas famílias dependem desse meio para manter uma relação com os filhos que moram longe, por exemplo, para estudar. Mas até que ponto pode-se tirar bom aproveitamento dessas situações? A psicóloga e psicopedagoga Cynthia Wood acredita que a relação foi afetada pela diminuição do tempo que as famílias passam juntas e que não se deve restringir o tempo na internet se não forem apresentadas alternativas de interação familiar. Segundo Cynthia, “Sabendo utilizar os recursos e respeitando a individualidade dos filhos é possível usar a internet como uma ferramenta de estreitamento dos laços familiares. Ela pode ser uma amiga e não uma inimiga”, explica a psicóloga.
DE QUE maneira a internet influencia a vida familiar. Disponível em: <http://www.mulher.com.br/11921/de-que-maneira-internet-influencia-vidafamiliar>.
Acesso em: 28 set. 2017. (Adaptado).
Afinal, quais são os desafios das relações familiares diante do contexto tecnológico atual?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



