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Q103344 | Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Banca: FMPVer cursos
Ano: 2017
Órgao: PGE AC - Procuradoria Geral do Estado do Acre
Cargo: Procurador do Estado do Acre

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O candidato deverá demonstrar conhecimento sobre a relevância da Lei de Responsabilidade Fiscal, a importância de seu acatamento pelos entes federados e as sanções a que estes estão sujeitos em caso de descumprimento da lei, bem como seus gestores públicos. A menção ou conceituação de outras questões de Orçamento, Receita Pública e Despesa Pública, que não impactem diretamente no quanto solicitado poderão significar perda de pontos, dependendo da intensidade da fuga do tema. 

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaAdministração Financeira e Orçamentária (AFO)
BancaFMP

Considere a seguinte questão hipotética:

Em auditoria realizada em autarquia do Estado do Mato Grosso, a equipe de auditoria apontou os seguintes fatos:

1 – Foram realizadas, sem licitação, compras de material de expediente no valor de R$7.000,00 (sete mil reais) durante o exercício financeiro.

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3 – No contrato relacionado à construção de uma unidade da autarquia, foi necessária a alteração contratual qualitativa do objeto tendo em …

O candidato deverá demonstrar conhecimento sobre a relevância da Lei de Responsabilidade Fiscal, a importância de seu acatamento pelos entes federados e as sanções a que estes estão sujeitos em caso de descumprimento da lei, bem como seus gestores públicos. A menção ou conceituação de outras questões de Orçamento, Receita Pública e Despesa Pública, que não impactem diretamente no quanto solicitado poderão significar perda de pontos, dependendo da intensidade da fuga do tema. 
O candidato deverá demonstrar conhecimento sobre a relevância da Lei de Responsabilidade Fiscal, a importância de seu acatamento pelos entes federados e as sanções a que estes estão sujeitos em caso de descumprimento da lei, bem como seus gestores públicos. A menção ou conceituação de outras questões de Orçamento, Receita Pública e Despesa Pública, que não impactem diretamente no quanto solicitado poderão significar perda de pontos, dependendo da intensidade da fuga do tema. 

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