Mandado de segurança foi impetrado contra ato do reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que indeferiu, por não encontrar amparo na ordem jurídica vigente, o pedido de transferência compulsória de matrícula de determinado aluno. Aduziu o impetrante que, em janeiro de 2005, foi aprovado no vestibular para o curso de Direito na Universidade Católica de São Paulo, onde cursou um semestre; que mudou de domicílio para Belo Horizonte em virtude da transferência, de ofício, de seu pai, servidor público federal; que buscou a matrícula devido à sua difícil situação financeira bem como à sua nomeação e posse em cargo público comissionado, em 2/8/2005, na Câmara Municipal de Belo Horizonte – MG.
Por força da liminar concedida, que determinou a matrícula, o impetrante foi aluno frequente durante um semestre no curso de Direito da UFMG. No julgamento do agravo de instrumento interposto pela UFMG, a decisão monocrática foi confirmada pelo órgão ad quem. O Ministério Público Federal opinou pela denegação da segurança.
O juiz a quo confirmou a liminar e concedeu a segurança pleiteada sob o entendimento de que, no caso, aplica-se a tese de consolidação da situação fática, visto que o impetrante tem direito líquido e certo à transferência, independentemente de vaga, por ser dependente de servidor público federal transferido de ofício bem como por ter sido nomeado para cargo público comissionado.
Diante da situação hipotética acima, em especial, da sentença proferida pelo juiz, redija, na condição de Procurador Federal, o recurso que entender cabível, alegando toda a matéria de direito material e processual pertinente e observando todos os requisitos legais.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um dos problemas enfrentados no processo civil diz respeito à garantia de efetividade dos julgados, notadamente em relação às ações cujo objeto seja o pagamento de uma prestação pecuniária.
Nesse contexto, parte dos doutrinadores contemporâneos têm defendido o uso de medidas executórias atípicas como meio de garantir o resultado prático do processo.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das medidas executórias atípicas no âmbito da execução por quantia certa, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Explique o que são as medidas executórias atípicas, indicando seu fundamento legal. [valor: 0,30 ponto]
2 Apresente dois exemplos dessas…
RELATÓRIO Cuida-se de ação de divórcio cumulada com pedidos de partilha de bens, definição de guarda dos menores, regularização de visitas e alimentos para a autora, proposta por A.S.R.N. contra J.P.N. Relata a parte requerente que foi casada com o requerido por quinze anos, sob o regime da comunhão parcial de bens, tendo do casamento advindo três filhos: P.R.N., G.R.N. e B.R.N., atualmente todos menores incapazes. Acrescenta que, antes do início do relacionamento, o requerido já era sócio-proprietário de uma empresa de informática e que, durante a relação conjugal, o casal adquiriu quatro imóveis: uma casa, atual residência do casal, dois apartamentos, uma fazenda e três veículos, patrimôni…
José, domiciliado no município X, demandou judicialmente esse ente público para pleitear o custeio de determinado tratamento de saúde não incluído nas políticas públicas do referido município. A ação de obrigação de fazer foi proposta na vara de fazenda pública da justiça estadual situada naquele ente federado.
Conforme o teor da petição inicial formalizada por José, o tratamento pleiteado incluía o fornecimento de medicamento importado de alto custo, sem registro na ANVISA, embora a agência tenha expedido autorização genérica de importação, e que não figurava na relação do Programa de Dispensação de Medicamentos em Caráter Excepcional, do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo sido identificad…



