Leia os textos de apoio abaixo.
O segundo volume da PNS 2013 (Pesquisa Nacional de Saúde), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na manhã desta terça-feira (2), mostra que 15,5 milhões de brasileiros com mais de 18 anos (10,6% da população) já se sentiram discriminados na rede de saúde (pública ou privada). […]
De acordo com a metodologia utilizada pelo IBGE, os entrevistados poderiam assinalar mais de um motivo para justificar a razão pela qual se sentiram discriminados. Pouco mais de 13% afirmaram que haviam sido vítimas de preconceito racial, e 8,1% responderam religião ou crença. Apenas 1,7% relatou que foi vítima de homofobia.
(Disponível em http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/06/02. Acesso em 04/01/2016.)
[…] a Constituição Federal de 1988 reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Dentre os direitos sociais, o direito à saúde foi eleito pelo constituinte como de peculiar importância. A forma como foi tratada, em capítulo próprio, demonstra o cuidado que se teve com esse bem jurídico. Com efeito, o direito à saúde, por estar intimamente atrelado ao direito à vida, manifesta a proteção constitucional à dignidade da pessoa humana.
A saúde, consagrada na Constituição Federal de 1988 como direito social fundamental, recebe, deste modo, proteção jurídica diferenciada na ordem jurídico-constitucional brasileira.
(Disponível em http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo. Acesso em 03/01/2016.)
PROPOSTA
A partir de sua reflexão sobre a temática abordada nos textos, produza um texto dissertativo-argumentativo em que você exponha e defenda sua posição sobre o tratamento dado pelo Estado aos brasileiros em termos de saúde pública. Lembre-se de que correção gramatical, coesão, coerência, argumentação são imprescindíveis na construção de um texto.