Normas internacionais
A contabilidade brasileira vem atravessando, em anos recentes, um processo de convergência às normas internacionais, sobretudo com a adoção de International Financial Reporting Standards (IFRS). O marco nesse processo foi a promulgação da Lei nº 11.638/2007 que alterou substancialmente a Lei da S. A. – Lei nº 6.404/1976.
Com relação a esse assunto, e considerando que a informação apresentada tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo abordando, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) a relevância e o que significou a adoção do padrão internacional de contabilidade no Brasil;
b) as principais mudanças ocorridas nos grupos ativo diferido e ativo intangível;
c) a adoção do método de equivalência patrimonial (MEP) com base nas novas normas, destacando o conceito de influência significativa.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
As contas são nomes (títulos) que qualificam os elementos patrimoniais (bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, despesas e receitas) e os quantificam por meio de saldos devedores e credores. A Contabilidade tem por objeto o patrimônio das entidades (conjunto de bens, direitos e obrigações) e tem por objetivo o controle desse patrimônio, que é realizado por meio de lançamentos contábeis nas contas que representam os bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, despesas e receitas da entidade. Portanto, o controle é realizado sob a forma de contas patrimoniais e de contas de resultado. Por exemplo, quando a empresa realiza uma venda a p…
Leia, com atenção, as informações a seguir.
A introdução da obrigatoriedade de divulgação do fluxo de caixa para as empresas no Brasil, após o advento da Lei Federal nº 11.638/07, reforçou a necessidade e a importância desse tipo de informação como subsídio fundamental para o processo de gestão empresarial. Antes mesmo dessa obrigatoriedade os analistas e os investidores mais especializados já reivindicavam esse tipo de informação das empresas que negociavam ações no mercado aberto.
Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificam a má gestão financeira como um dos fatores que têm levado os …



