Servidor público, titular de cargo efetivo de contador, formulou em 3 de maio de 2018 requerimento de aposentadoria voluntária, fundado na Emenda Constitucional nº 47/2005, endereçado ao Secretário Municipal de Administração e Previdência. No requerimento ele relata que possui 62 (sessenta e dois) anos de idade e que ingressou no serviço público municipal em 2 de abril de 1998, sendo que anteriormente ocupava cargo público em outra entidade federativa, no qual permaneceu por 15 (quinze) anos, tendo sempre recolhido contribuição previdenciária aos respectivos regimes de previdência social. O servidor informa, também, que integra a mesma carreira desde o seu ingresso no município, e que sua última promoção ocorreu há seis anos, ocupando, desde então, o mesmo cargo. Consta, ainda, que no ano de 2001 o servidor ficou cedido para exercer cargo em comissão estadual, tendo retornado ao cargo efetivo municipal em janeiro de 2002.
Diante desses fatos, o servidor pede: a) que lhe seja concedida aposentadoria com proventos integrais; b) que no cálculo dos seus proventos sejam incorporadas todas as verbas recebidas em atividade, inclusive a verba intitulada auxílioalimentação, de natureza indenizatória, e a gratificação transitória paga em decorrência do local de trabalho; c) que no cálculo de seus proventos seja considerado o disposto em lei municipal, editada no ano de 1990, que prevê que no ato de inativação o servidor terá seu vencimento básico elevado para o valor correspondente à classe imediatamente superior da carreira; d) que, diante da iminência da data-base dos servidores municipais, lhe seja assegurado o direito à revisão dos proventos na mesma proporção e na mesma data em que se verificar a modificação da remuneração dos servidores ativos.
O Secretário Municipal encaminhou o requerimento à análise da consultoria jurídica, solicitando manifestação acerca de todos os pedidos formulados pelo servidor. Na condição de consultor jurídico do órgão previdenciário municipal, elabore parecer jurídico, devidamente fundamentado, em resposta à consulta formulada.