“PHILLIPS INDENIZARÁ FUNCIONÁRIOS INTOXICADO SEM R$20 MILHÕES.
São Paulo – A Phillips do Brasil terá de pagar 20 milhões de Reais a, ao menos, 145 ex-funcionários que foram contaminados por mercúrio durante a fabricação de lâmpadas fluorescentes. Eles trabalharam na unidade industrial de Capuava, em Mauá, na Grande São Paulo.
A indenização é resultado de um acordo firmado entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP), na semana passada.
A quantia será distribuída, igualmente, entre aqueles que comprovarem ter atuado na planta e que apresentar em laudo médico atestando mercurialismo, doença causada pelo contato excessivo com o metal e que afeta o sistema nervoso.”
Fonte: Revista Exame – www.exame2.com.br, 23 de abril de 2015.
Após a leitura da reportagem acima, responda as questões a seguir:
A) Sabendo-se que a exposição ao mercúrio acontece, basicamente, de três formas – alimentar, ocupacional e acidental – explique, através de outros exemplos práticos, como elas podem ocorrer.
B) Os trabalhadores citados na reportagem foram expostos ao vapor de mercúrio durante a fabricação de lâmpadas fluorescentes. Discorra sobre a absorção, distribuição e excreção do referido metal.