A aglomeração humana é um fator de exposição a situações de risco que podem gerar acidentes de massa ou desastres de massa, que, por sua vez, podem produzir uma quantidade de acidentados capaz de causar desequilíbrio entre os recursos médicos disponíveis e as necessidades de socorro, sendo indispensável o estabelecimento de procedimentos específicos que atendam a esse tipo situação, independentemente de suas características, dimensões e localização. No momento da tragédia, ocorre um clamor pela busca e reconhecimento dos corpos das vítimas, sofrimento agravado, na maioria das vezes, pela impossibilidade momentânea de identificação das pessoas vitimadas. A identificação forense de vítimas de desastres de massa, essencialmente embasada em antropologia, odontologia, patologia e genética forense, é essencial por motivos não apenas humanitários, mas também devido à necessidade de investigação civil e(ou) criminal.
- odontologia legal em desastres de massa e técnicas de identificação odontolegal;
- plano de contingência de interesse odontológico aplicável a situações de acidentes em que seja necessária estrutura especial para resgate, conservação e identificação dos corpos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) foi convidado por determinado município a realizar uma palestra, como parte das ações de saúde bucal organizadas pelo município, onde a água de abastecimento não possui fluoretação e onde ela advém prioritariamente de poços artesianos.
O município possui um relevante índice de frequência escolar, o que favorece as ações de integração intersetorial das áreas de saúde e educação.
Na condição de analista ministerial especializado – área de atuação: odontologia do MPTO designado para atender à demanda do município, redija um texto dissertativo que servirá de norteador para a palestra a ser apresentada. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
João, com 9 anos de idade, colidiu frontalmente sua bicicleta com o muro de casa. Dez minutos depois, os pais da criança chegaram à emergência odontológica com a criança aparentemente sem os dentes 11 e 21, e fratura de coroa do dente 12. De imediato, apenas o dente 11 fora encontrado no local do trauma e levado, enrolado em papel, juntamente com o fragmento da coroa do dente 12, à emergência. Não foram identificadas lesões de tecidos moles da face.
Com base no caso clínico hipotético apresentado, redija um texto dissertativo acerca dos procedimentos de urgência que devem ser tomados em face do trauma dentoalveolar. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 abordagem inicial de …



