Os analgésicos são medicamentos com função de aliviar a dor. O alívio causado por esses medicamentos pode ocorrer por meio do bloqueio dos estímulos dolorosos antes de chegarem ao cérebro ou pela interferência na forma como o cérebro interpreta esses estímulos, sem levar à anestesia ou perda da consciência. Os analgésicos compreendem diversos medicamentos diferentes, sendo divididos basicamente em dois grupos: analgésicos narcóticos e os não narcóticos. Uma mistura de compostos presentes em analgésicos não narcóticos: aspirina (A), cafeína (B), fenacetina (C) e paracetamol (D), foi analisada através da técnica de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), utilizando três fases móveis diferentes, no modo isocrático, em uma mesma coluna.
Abaixo, são dados os cromatogramas X, Y e Z da mistura de compostos presentes em analgésicos não-narcóticos, descrita acima.
Dados:
Fase móvel de X:70%MeOH/30% HOAc (1% v/v)
Fase móvel de Y:60%MeOH/40% HOAc (1% v/v)
Fase móvel de Z:40%MeOH/60% HOAc (1% v/v)
MeOH= metanol e HOAc = ácido acético
Avaliando esses cromatogramas, responda:
I) Qual a fase móvel mais apropriada para ser utilizada em escala preparativa, e a fase móvel mais adequada para utilização em escala analítica, considerando um grande número de amostras a serem analisadas? Justifique a sua resposta.
II) Indique o tipo de coluna (fase reserva ou fase normal) utilizada nestes três experimentos, justificando a sua resposta.
III) Diga qual o composto de maior tempo de retenção, justificando a sua resposta.