sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q102361 | Odontologia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2018
Órgao: PC MA - Polícia Civil do Estado do Maranhão

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Para orientação em um processo judicial em que se questionavam procedimentos de exodontia realizados por um profissional cirurgião-dentista em paciente com dezesseis anos de idade, um perito odontolegista foi designado para analisar o prontuário odontológico, no qual constavam as seguintes informações do caso clínico objeto da análise pericial.
1 – Ficha clínica do paciente com os dados de identificação do profissional e do paciente, menor com dezesseis anos de idade, juntamente com o registro dos dados do responsável pelo paciente.
2 – Anamnese, em que constavam queixa principal de “dente aberto” com cárie e dor ocasional, com a completa descrição da evolução da doença atual; paciente em bom estado geral, sem sinais flogísticos no momento do atendimento; histórico médico- odontológico de retardo mental; abscessos odontogênicos crônicos recorrentes em múltiplos dentes, com tratamentos anteriores realizados por diversos profissionais ao longo da vida.
3 – Exame clínico: odontograma inicial mostrou múltiplas cáries extensas em diversos elementos dentais, doença periodontal generalizada, com descrição da sondagem, e ausência dos dentes 36 e 46.
4 – Nos anexos, constam os exames radiográficos de boca total, realizados no dia da primeira consulta, e os relatórios de internação hospitalar, durante a qual foi realizada, sob anestesia geral, a exodontia dos dentes 31, 32, 33, 34, 35, 16 e 15.
Observação: a ficha clínica, a anamnese e o exame clínico foram assinados pelo cirurgião-dentista e pelo responsável pelo paciente.
Ao receber o prontuário, o perito constatou a ausência de duas partes importantes para a elucidação do caso: plano de tratamento e evolução do tratamento.
Considerando essas informações, disserte sobre as duas partes do prontuário que foram omitidas pelo cirurgião-dentista responsável pelo
atendimento do paciente em questão. Em seu texto, apresente os itens que compõem cada uma dessas duas partes [valor: 15,00 pontos]
e disserte sobre o procedimento adequado do cirurgião-dentista em relação a cada um desses itens [valor: 23,00 pontos].

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaOdontologia
BancaCebraspe (Cespe)

Sabendo que a auditoria e a perícia odontológicas caracterizam-se como atos odontológicos, que só podem ser realizados por cirurgião-dentista regularmente inscrito e identificado e que ambas possuem uma intersecção com o direito, além de auxiliar na gestão e no planejamento das políticas e ações de saúde bucal, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.

1 Conceitue perícia odontológica. [valor: 5,00 pontos]

2 Explique a importância da perícia odontológica para o sistema judiciário brasileiro. [valor: 5,00 pontos]

3 Discorra sobre o papel do dentista na perícia odontológica. [valor: 5,00 pontos]

4 Discorra sobre a perícia de identificação humana [valor: 6,00 pontos], a pe…

Pedro, quarenta e seis anos de idade, foi encaminhado para a realização de exames admissionais quando de sua contratação para trabalhar na colheita manual de mangas em determinada fazenda. O exame médico indicou ausência de anomalias cardiovasculares, tabagismo, hipertensão leve e diabetes melito controladas, qualidade da visão e da audição compatíveis com a idade. O exame odontológico revelou sinais clínicos de doença periodontal severa, bolsas periodontais profundas nos dentes anteriores inferiores, sangramento à sondagem, cálculo supra e infragengival — o paciente relatou ter sido submetido a tratamento periodontal havia mais de três anos.
Um mês após o início das colheitas, Pedro alegou…
Para orientação em um processo judicial em que se questionavam procedimentos de exodontia realizados por um profissional cirurgião-dentista em paciente com dezesseis anos de idade, um perito odontolegista foi designado para analisar o prontuário odontológico, no qual constavam as seguintes informações do caso clínico objeto da análise pericial.
1 – Ficha clínica do paciente com os dados de identificação do profissional e do paciente, menor com dezesseis anos de idade, juntamente com o registro dos dados do responsável pelo paciente.
2 – Anamnese, em que constavam queixa principal de “dente aberto” com cárie e dor ocasional, com a completa descrição da evolução da doença atual; paciente em …

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários