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Q102103 | TI - Banco de Dados
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2018
Órgao: PF - Polícia Federal
Cargo: Perito Criminal Federal
Padrão de resposta Adaptada20 linhas

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Desde 2014, a força-tarefa da Operação Lava Jato coletou um volume impressionante de dados. São ao menos 1,2 milhão de gigabaites, retirados de computadores e telefones celulares de empresas e pessoas sob investigação. Seriam necessários 300 mil computadores com memória básica de 4 gigabaites para arquivar tudo o que já foi coletado. Para processar essa imensidão de dados, a Polícia Federal teve de inserir-se na era do big data, potencializar suas ferramentas de trabalho e criar métodos próprios para garantir a análise do conteúdo. O objetivo é desenvolver mecanismos que possam acelerar o combate à corrupção, às fraudes e aos crimes cibernéticos. Isso é possível porque os softwares de última geração não apenas compreendem significados de conteúdo dentro dos documentos como também fazem correlações, sendo possível analisar milhares de páginas e estabelecer conexões automaticamente.
Internet: <www.cbsi.net.br> (com adaptações).
A crescente popularização das redes sociais, a produção massiva de conteúdo dos dispositivos móveis, o aumento contínuo do número de pessoas conectadas e o fato de 80% dos dados hoje gerados serem não estruturados fazem que o processo de armazenamento de dados com o objetivo de utilizá-los para fins analíticos comece a esbarrar nas questões de escalabilidade e de custos de manutenção desses dados.
Considerando que os fragmentos de texto precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo que atenda, de forma objetiva e devidamente fundamentada, ao que se pede a seguir.
1 Defina banco de dados não relacional (NoSQL) e cite duas vantagens desse modelo sobre o modelo relacional. [valor: 3,40 pontos]
2 Discorra sobre três modelos de gerenciamento de dados NoSQL. [valor: 6,00 pontos]
3 Comente sobre a vulnerabilidade dos bancos NoSQL a ataques de injeção NoSQL. [valor: 3,00 pontos]
Esta questão foi adaptada para 20 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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