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Q102017 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IBFCVer cursos
Ano: 2014
Órgao: SUASE MG - Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas de Minas Gerais

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Vivemos numa época em que a telefonia móvel prolifera de maneira desordenada. Cada dia mais cedo, as pessoas estão adquirindo um celular. Jovens, crianças, adultos querem obter o mais moderno aparelho. Será isso um vício ou uma necessidade?
Texto 1

 

Texto 2
A TNS, instituto global de pesquisa, realizou uma pesquisa com 1,6 mil pessoas, com idade entre 16 e 60 anos de todas as regiões do Brasil.
Segundo a pesquisa, cerca de 70% dos entrevistados pretendem trocar seu celular por um novo aparelho. Esse resultado é bem maior do que a de 2008, quando a mesma pesquisa contabilizou 32%.
O mesmo estudo foi realizado em outros 32 países, alguns desses da América Latina. Na Argentina, por exemplo, 65% das pessoas pretendem comprar um celular nos próximos seis meses, já no México, o resultado foi de 42%.
A pesquisa ainda constatou quais os modelos preferidos pelos brasileiros.
Em primeiro lugar, entre os aparelhos preferidos, estão os modelos touch mencionados por 23% dos entrevistados. Em segundo lugar, vieram os modelos com flip (18%), seguidos de aparelhos slider, citados por 12% das pessoas.
Em média, os brasileiros pretendem gastar R$ 500,00 para adquirir seu próximo aparelho celular. Esse valor representa um aumento de 40% em relação à pesquisa anterior. Além disso, ele está acima da média da América Latina (R$ 356) e mundial (R$ 365).
Entre os brasileiros, 90% preferem aparelhos com câmera digital, player de músicas, games e filmadora. Este perfil se difere dos outros países em que cerca de 39% dos consumidores preferem estes aparelhos.
O estudo também relata um crescimento em relação ao número de usuários de smartphones no Brasil, de 16% para 19%.
Para 17% dos brasileiros que participaram da pesquisa, a troca do aparelho celular é movida principalmente por conta das novas tecnologias oferecidas, enquanto 65% mudam de aparelho após perda ou roubo.
Por fim, a pesquisa aponta que a música é o fator de decisão de compra mais relevante no Brasil, seguido por TV e bluetooth.
Fonte: <www.mobilepedia.com.br/noticias/tns-realiza-pesquisa-sobre-preferencias-de-usuarios-de-celular>.
Com base nesses dados, procure elaborar um texto dissertativo sobre a seguinte temática: “Celular: uma necessidade ou um vício”.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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