Um homem de 49 anos de idade procurou atendimento no serviço de pronto atendimento de uma repartição pública federal relatando cefaleia em peso, na região occipital, de moderada intensidade, iniciada há duas horas. Negou síncope, sensação de desmaio, turvação visual, escotomas cintilantes, dispneia, dor torácica e alterações no ritmo/volume urinários. Informou ter diagnóstico de hipertensão arterial há cerca de três anos e usar hidroclorotiazida (12,5 mg ao dia) de forma irregular; disse ser tabagista crônico há vinte anos (40 maços/ano), ter colesterol elevado e não realizar atividades físicas regularmente. Negou outras doenças e fazer uso de drogas ilícitas. Ao exame clínico: paciente ansioso, acianótico, eupneico, afebril, consciente e orientado no tempo e no espaço, índice de massa corporal (IMC) = 33 kg/m2. Durante o exame, foram realizadas três medidas da pressão arterial (PA), com intervalo de três minutos entre as mensurações, feitas pelo mesmo observador, no membro superior direito do paciente (cuja medida da circunferência braquial direita [no ponto médio do membro] era de 40 cm). As mensurações foram feitas com o paciente na posição sentada e foram usados os métodos palpatório e auscultatório e esfigmomanômetro de coluna de mercúrio, com bolsa inflável (com as seguintes dimensões: largura de 12 cm e comprimento de 24 cm). Os valores obtidos foram: 1.ª medida – PA = 230 mmHg x 128 mmHg, 2.ª medida – PA = 220 mmHg x 126 mmHg; 3.ª medida – PA = 210 mmHg x 128 mmHg. Foi constatada a presença de hiato auscultatório em todas as medições. Frequência cardíaca de 90 bpm. Ritmo cardíaco duplo e regular, sem sopros. Pulsos arteriais palpáveis e simétricos. Pulmões sem anormalidades. Abdome sem alterações. Extremidades sem edemas ou lesões. Exame neurológico não mostrou sinais localizatórios. Reflexos neurológicos profundos preservados e simétricos. Fundo de olho sem anormalidades. Glicemia capilar normal. O eletrocardiograma convencional de repouso mostrou ritmo sinusal, com frequência ventricular média de 90 spm, eixo do complexo QRS a +60º, dentro dos limites da normalidade para a idade. Saturação arterial (oximetria de pulso) de 95%.
Com base nas informações do caso clínico acima, redija um texto dissertativo que contemple as bases fisiológicas e fisiopatológicas associadas aos procedimentos técnicos relacionados com a esfigmomanometria e, ainda, os seguintes pontos relativos aos aspectos fisiológicos e fisiopatológicos envolvidos:
- equação de fluxo (ou de Poiseuille-Hagen), indicando as variáveis fisiológicas associadas à pressão arterial sistêmica desse paciente;
- principal alteração fisiopatológica associada ao principal diagnóstico clínico da situação hipotética descrita;
- base fisiológica dos sons de Korotkoff, indicando as características estetoacústicas de cada uma das fases de Korotkoff e a relação dessas fases com a determinação dos valores da pressão arterial (sistólica e diastólica) constatados por meio do método auscultatório, nessa condição hipotética;
- adequação da relação entre as dimensões da bolsa inflável utilizada e a medida da circunferência do braço do paciente, além da influência dessa relação sobre os valores de pressão arterial observados;
- definição do termo hiato auscultatório, indicando como esse achado poderia influenciar os valores obtidos durante o procedimento de mensuração da pressão arterial desse paciente.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um médico foi chamado para atender um paciente que perdeu os sentidos e caiu na recepção da emergência de um hospital enquanto aguardava para ser atendido. Todos os recursos do hospital estavam disponíveis. Durante o atendimento, o médico constatou que o paciente não respondia aos estímulos e estava sem pulso (momento 1). O desfibrilador chegou ao local do atendimento cerca de dois minutos após o início do atendimento e revelou o ritmo apresentado na figura 1 (momento 2), conforme ilustrado na figura 1. Após mais dois minutos, o monitor revelou o ritmo ilustrado na figura 2 (momento 3).

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo respondendo aos seguintes qu…
Uma criança de 9 anos de idade é levada a consulta médica por apresentar dor e edema em joelho direito há 2 dias, sem histórico de trauma. Ao exame físico, apresenta prostração, bloqueio articular e sinal da tecla positivo. Apresenta temperatura axilar de 38,9 °C, VHS = 56 mm/h, PCR = 12 mg/dL, contagem global de leucócitos de 13.400 células/mm² (valor de referência: 4.000 – 11.000 células/mm²) e radiografia do joelho sem diferença da distância no espaço articular.
Com base nas informações descritas na situação hipotética acima, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 Indique a principal hipótese diagnóstica para o caso apresentado. [valor: 3,00 pontos]
2 Indiq…
Maria, 48 anos de idade, oficial de justiça, compareceu ao serviço médico do Tribunal queixando-se de forte dor de cabeça de início súbito havia cerca de 1 hora, acompanhada de náuseas e visão turva. Maria informou ser portadora de hipertensão arterial havia 5 anos, em uso irregular de hidroclorotiazida 25 mg. Relatou fazer acompanhamento médico esporádico e não se recordar da última vez que havia aferido a pressão arterial. Ao exame físico, a médica responsável pelo atendimento observou que a Maria estava visivelmente agitada e ansiosa, apresentando-se com fácies de dor e sudorese. Sua pressão arterial estava significativamente elevada, com valores de 210 mmHg × 130 mmHg em ambos os braços.…



