Toda cultura incorpora um ideal de felicidade: a vida das nações, não menos que a dos indivíduos, é vivida, em larga medida, na imaginação.
Além da dimensão pragmática, uma discussão das perspectivas da cultura no século XXI deve essencialmente perguntar: qual é a constelação de valores que ilumina nosso sonho coletivo? Existe uma utopia ou forma de vida ideal que energiza a alma de um povo na atualidade?
(Adaptado de: Eduardo Giannetti. O elogio do vira-lata. São Paulo: Cia. das Letras, 2018, ed. digital)
Com base nas ideias expostas acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.
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Ao falar sobre o direito de igualdade, é preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da justiça. Em vez de se conferir ao que busca a restauração dos seus direitos o mesmo tratamento e consideração que são dados a poucos, o que se vê, aqui e acolá — nem sempre, mas é claro, às vezes sim —, é um tratamento privilegiado, preferência desprovida de qualquer fundamentação racional.
Internet: <noticias.stf.jus.br> (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de texto apresentados tenham caráter unicamente motivador, redija um texto disserta…
Texto I
A jornada de trabalho tem posição de destaque nos debates públicos e especializados. Neles, expressa-se preocupação em relação ao fato de que muitos trabalhadores são levados a cumprir jornadas longas e descontínuas em detrimento de sua vida fora do trabalho. Essas preocupações se estendem ao papel da legislação na melhoria das condições laborais. As discussões sobre o impacto da globalização, em particular, têm como um de seus focos de interesse as consequências para as leis trabalhistas, incluindo aquelas que limitam a duração e estruturam os horários.
Em contrapartida, existe outra abordagem que sugere que os padrões previstos na legislação têm exercido pouca influência nas reais …
I
Quando uma pessoa perde a capacidade de assombrar-se, se burocratiza. É importante observar como há uma relação indubitável entre assombro e pergunta, risco e existência.
(Adaptado de: Paulo Freire. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985)
II
A escola é um lugar de potencial interação e a exposição a telas atrapalha a socialização dos estudantes.
O uso excessivo dos eletrônicos por crianças e adolescentes está diretamente relacionado à baixa disciplina e instabilidade emocional. Por isso, o Relatório Global de Monitoramento da Educação, da Unesco, alerta: “ao mesmo tempo em que a tecnologia leva à superação de alguns problemas, ela traz os seus próprios”.
(Adaptado…



