O Ministério Público Federal (MPF) em Governador Valadares − MG instaurou inquérito civil público para investigar o impacto integrado dos empreendimentos hidrelétricos nas bacias hidrográficas daquela região, em especial nas bacias dos rios Doce, Jequitinhonha e Mucuri. A investigação irá abranger tanto as centrais hidrelétricas já construídas como as previstas para serem implantadas nos próximos anos. A preocupação do MPF teve origem em um documento expedido pelo Ministério das Minas e Energia do qual se extrai a possibilidade de construção, nos próximos 15 anos, de aproximadamente 94 novos empreendimentos hidrelétricos apenas na bacia do Rio Doce. “Acontece que não se pode ignorar o alto impacto social e ambiental de tais empreendimentos, que desalojam pessoas, destroem a flora e a fauna locais e alteram o modo de vida de comunidades tradicionais em troca da criação de pouquíssimos empregos, considerando o alto grau de automatização das plantas”, ressalta o procurador da República Edilson Vitorelli. A bacia hidrográfica do rio Doce apresenta uma extensão territorial de cerca de 83 km², dos quais 86% pertencem ao estado de Minas Gerais e o restante, ao Espírito Santo. Seus afluentes banham áreas de 228 municípios, 202 deles em Minas Gerais. A bacia abriga o maior complexo siderúrgico da América Latina e a maior mineradora a céu aberto do mundo. Nos últimos anos, proliferaram as pequenas centrais hidrelétricas (PCH), cujo impacto ambiental, supostamente menor, tem sido utilizado como argumento para a instalação de várias delas no mesmo rio e na mesma bacia hidrográfica do Rio Doce. Para o MPF, é indispensável investigar o impacto ambiental integrado desses empreendimentos, em análise que leve em conta os efeitos causados pelas barragens já existentes somados aos que serão produzidos pelas novas e futuras centrais hidrelétricas.
Internet: <www.ecodebate.com.br> (com adaptações).
Com base nas informações do texto acima, redija um texto dissertativo acerca do questionamento do MPF de Minas Gerais no âmbito da problemática retratada. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- argumento favorável e argumento contrário à instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCH), levando em conta a suposição de que as PCH exercem menor impacto ambiental;
- impacto dos empreendimentos hidrelétricos sob a óptica da ecologia da paisagem, em especial, no que se refere a alterações que possam ocorrer antes e depois da formação dos reservatórios;
- pertinência e necessidade da investigação reivindicada pelo MPF no referido inquérito.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os artrópodes edáficos são de grande importância nas comunidades de organismos presentes em ambientes edáficos. Disserte sobre os principais grupos de artrópodes, caracterizando sua ecologia, a morfologia que os distingue e técnicas de coleta e armazenamento específicas para cada grupo.
O aquecimento global tem causado significativos impactos na disponibilidade de recursos hídricos. Com o aumento das temperaturas globais, os padrões de precipitação se tornam mais irregulares, o que resulta em períodos prolongados de estiagem em várias regiões. Além disso, a evaporação intensificada contribui para a redução dos níveis de água em reservatórios e aquíferos. Essas mudanças comprometem a quantidade e a qualidade da água disponível em mananciais para o consumo humano, exigindo adaptações nos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos e na gestão dos sistemas de saneamento básico.
Tendo como referência o panorama descrito no texto precedente, redija um texto dissertativo a res…
A coleta, preservação e curadoria de peixes são processos essenciais para a pesquisa científica, a conservação da biodiversidade e a educação. Descreva as principais técnicas de coleta (abordando suas respectivas regulamentações), preservação e curadoria de peixes.



