sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q100680 | Engenharia Ambiental, Florestal e Sanitária
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2010
Órgao: MPU - Ministério Público da União
Cargo: Analista do Ministério Público da União
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

O Ministério Público Federal (MPF) em Governador Valadares MG instaurou inquérito civil público para investigar o impacto integrado dos empreendimentos hidrelétricos nas bacias hidrográficas daquela região, em especial nas bacias dos rios Doce, Jequitinhonha e Mucuri. A investigação irá abranger tanto as centrais hidrelétricas já construídas como as previstas para serem implantadas nos próximos anos. A preocupação do MPF teve origem em um documento expedido pelo Ministério das Minas e Energia do qual se extrai a possibilidade de construção, nos próximos 15 anos, de aproximadamente 94 novos empreendimentos hidrelétricos apenas na bacia do Rio Doce. “Acontece que não se pode ignorar o alto impacto social e ambiental de tais empreendimentos, que desalojam pessoas, destroem a flora e a fauna locais e alteram o modo de vida de comunidades tradicionais em troca da criação de pouquíssimos empregos, considerando o alto grau de automatização das plantas”, ressalta o procurador da República Edilson Vitorelli. A bacia hidrográfica do rio Doce apresenta uma extensão territorial de cerca de 83 km², dos quais 86% pertencem ao estado de Minas Gerais e o restante, ao Espírito Santo. Seus afluentes banham áreas de 228 municípios, 202 deles em Minas Gerais. A bacia abriga o maior complexo siderúrgico da América Latina e a maior mineradora a céu aberto do mundo. Nos últimos anos, proliferaram as pequenas centrais hidrelétricas (PCH), cujo impacto ambiental, supostamente menor, tem sido utilizado como argumento para a instalação de várias delas no mesmo rio e na mesma bacia hidrográfica do Rio Doce. Para o MPF, é indispensável investigar o impacto ambiental integrado desses empreendimentos, em análise que leve em conta os efeitos causados pelas barragens já existentes somados aos que serão produzidos pelas novas e futuras centrais hidrelétricas.

Internet: <www.ecodebate.com.br> (com adaptações).

Com base nas informações do texto acima, redija um texto dissertativo acerca do questionamento do MPF de Minas Gerais no âmbito da problemática retratada. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  • argumento favorável e argumento contrário à instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCH), levando em conta a suposição de que as PCH exercem menor impacto ambiental;
  • impacto dos empreendimentos hidrelétricos sob a óptica da ecologia da paisagem, em especial, no que se refere a alterações que possam ocorrer antes e depois da formação dos reservatórios;
  • pertinência e necessidade da investigação reivindicada pelo MPF no referido inquérito.

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaEngenharia Ambiental, Florestal e Sanitária
BancaCebraspe (Cespe)

As adutoras interligam a captação, a estação de tratamento e os reservatórios de distribuição de água, sendo a principal unidade de um sistema de abastecimento de água. Por isso, deve haver cuidados especiais na elaboração de projetos de adutoras e na implantação das obras em campo. Assim, recomenda-se, entre outros aspectos, uma criteriosa análise de seu traçado em planta e em perfil, normalmente em função das características topográficas do terreno. Ao mesmo tempo, as adutoras necessitam de diversos tipos de proteção, como contra a corrosão, para evitar seu colapso e reduzir os custos de manutenção.

Tendo o texto precedente como referência inicial, redija um texto dissertativo a respeito d…

O aquecimento global tem causado significativos impactos na disponibilidade de recursos hídricos. Com o aumento das temperaturas globais, os padrões de precipitação se tornam mais irregulares, o que resulta em períodos prolongados de estiagem em várias regiões. Além disso, a evaporação intensificada contribui para a redução dos níveis de água em reservatórios e aquíferos. Essas mudanças comprometem a quantidade e a qualidade da água disponível em mananciais para o consumo humano, exigindo adaptações nos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos e na gestão dos sistemas de saneamento básico.

Tendo como referência o panorama descrito no texto precedente, redija um texto dissertativo a res…

Determinada empresa pretende requerer ao órgão ambiental competente a licença ambiental para exploração de calcário, com vistas à produção de cimento, no município de Lagoa Santa – Minas Gerais. O empreendimento será instalado em uma área de afloramento rochoso, em zona de vulnerabilidade natural muito alta, e localizada na área de proteção ambiental (APA) do Carste de Lagoa Santa, uma APA federal, criada para proteger o patrimônio espeleológico e histórico-cultural da região.

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca dos procedimentos de licenciamento ambiental que devem ser considerados para o empreendimento em apreço. Em seu texto, atenda ao que s…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários