O controle de infecção em consultório odontológico fundamenta-se em princípios e no estabelecimento de barreiras que impeçam a contaminação dos pacientes e dos profissionais de saúde. Uma rotina de controle de infecção, apesar de ser simples, envolve toda a equipe participante do atendimento do paciente, principalmente no que diz respeito ao conhecimento das normas a serem seguidas. O conhecimento dos princípios e dos fundamentos a respeito do controle de infecção é de fundamental importância no momento de tomar decisões no consultório dentário.
K. B. Bastos. O controle de infecção na odontologia: guia
prático e avaliação. Internet: <www.odontologia.com.br> (com adaptações).
Considerando o texto acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- doenças que podem ser transmitidas durante o atendimento do paciente;
- equipamentos de proteção individual necessários durante o atendimento do paciente.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Paciente do sexo masculino com 50 anos de idade procura atendimento odontológico com queixa de halitose. Refere ser diabético tipo 2 e fazer uso de medicação para o controle da diabetes. Ao exame clínico, identificam-se os seguintes achados: dente 17 endodonticamente tratado com núcleo metálico e coroa mal adaptada, sangramento à sondagem e bolsa periodontal maior que 5 mm, sem indícios de supuração no momento; prótese sobre implante em reposição ao dente 16, realizado há 3 anos; higiene oral regular. Em radiografia, o dente 17 apresenta radiolucidez na interface coroa/dente por mesial, imagem radiolúcida de aproximadamente 3 mm de extensão abaixo da furca, sinais de aumento de espaço perice…
Paciente masculino, com 62 anos de idade, hipertenso, dirigiu-se ao serviço odontológico com queixa de surgimento de uma bolha na região vestibular dos dentes anteriores e superiores. Relatou perceber a saída eventual de líquido de cor amarelada e gosto ruim. Referiu, ainda, fazer uso diariamente de losartana 50 mg e metformina 500 mg. Ao exame físico, foram observadas restaurações nos dentes anteriores e a presença de fístula na região relacionada ao ápice do dente 21, conforme imagens A e B a seguir. No exame radiográfico, foi possível observar: o dente 12 com restauração na mesial; o dente 11 com restaurações extensas e com tratamento endodôntico; o dente 21 com restauração distovestibula…



