Em uma região carente de água potável, o governo local instituiu uma comissão técnica para estudar a viabilidade da implantação de uma Estação de Tratamento de Água − ETA, que fará parte do sistema de abastecimento regional conforme esquematizado na figura a seguir.
O edifício da ETA deve ser construído em estrutura convencional de concreto armado. Entre os profissionais da equipe técnica, há um engenheiro responsável pelo projeto da captação e distribuição da água e outro engenheiro responsável pela construção da edificação da ETA. Para a cobertura da ETA, optou-se por montar uma estrutura convencional de madeira para telhas de barro. A fachada do prédio receberá um revestimento cerâmico com argamassa colante e toda impermeabilização da edificação será realizada com argamassa impermeável com aditivo hidrófugo.
Para fins de projeto da ETA considere os seguintes dados:
− População futura da região = 4.320.000 habitantes.
− Consumo médio per capita anual = 200 litros/dia.
− Coeficiente de variação diária k1 = 1,25.
− Coeficiente de variação horária k2 = 1,50.
− Água para lavagem dos filtros da estação de tratamento = 4% do volume tratado.
Com base nessas informações,
a. Determine a vazão média anual a ser distribuída na rede e a vazão no trecho “c”, ambas em litros por segundo.
b. Considerando que na ETA será utilizado, no sistema de impermeabilização, argamassa impermeável com aditivo hidrófugo, especifique como deve ser o seu preparo, o preparo do substrato e o tempo de cura.
c. Especifique os critérios e requisitos mínimos de aceitação dos panos de revestimento com relação ao preenchimento do tardoz do revestimento cerâmico.
d. Para o cálculo e dimensionamento da estrutura de madeira da cobertura, utilizam-se os coeficientes de modificação kmod que afetam os valores de cálculo das propriedades da madeira. O coeficiente de modificação é formado pelo produto de três parcelas: kmod = kmod,1 x kmod,2 x kmod,3 . Especifique a função de cada uma das parcelas do coeficiente de modificação.