A aceitação de uma posição claramente periférica, assumindo um caminho de desenvolvimento supostamente fácil, com base no conhecimento importado, significa a renovação da dependência. É nesse aspecto que a política nacional de ciência e tecnologia (C&T) pode caminhar no sentido de minorar esses problemas e elevar a competitividade e a capacitação nacional. Para alcançar esse objetivo, a prioridade da política de C&T deve privilegiar a geração, absorção e difusão de novas tecnologias pelo setor industrial e outros setores da vida nacional. A reestruturação competitiva da economia brasileira, tendo em vista uma crescente integração com a economia mundial, tem como pressuposto a aceleração da capacitação do país em C&T e, para que isso ocorra, é necessário elevar os gastos em C&T, para que, em um curto espaço de tempo, seja recuperado o atraso acumulado, principalmente nos últimos vinte
anos.
J. Mattos e L Guimarães. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Saraiva, 2005, p. x. (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um discurso parlamentar, posicionando-se acerca do seguinte tema.
INVESTIMENTO PÚBLICO PARA AS ATIVIDADES DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS PRIVADAS
Em seu discurso, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- impacto das inovações na economia (desenvolvimento econômico e destruição criadora);
- inovações no contexto empresarial: diferencial competitivo ou imperativo;
- possíveis ganhos decorrentes das inovações radicais, incrementais, de produto ou processo;
- processo de inovação e seu custo;
- risco de inovar;
- políticas públicas para a inovação: opções do Estado para custear o processo de inovação;
- órgãos, políticas e iniciativas para o fomento à inovação no Brasil.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Liderança denota um processo que influencia as atividades individuais e de grupos para que estas atinjam o resultado esperado e representa uma competência de caráter relacional baseada no exercício da influência. A regra é fazer com que o desejo, o interesse e o ânimo no outro seja despertado, a fim de que as pessoas adotem comportamentos ou cumpram tarefas, procurando atingir os objetivos da empresa, especialmente os expostos como de bem comum.
Os líderes são pessoas que influenciam o processo de mudança, por sua atitude de fazer as coisas acontecerem. São responsáveis pela coleta e junção das energias de um grupo para a conquista e superação de desafios, e capazes de perceber a necessidade…
A empresa fictícia AlfaTech Soluções, do setor de tecnologia, tem passado por um processo de reestruturação organizacional para melhorar seus índices de produtividade e engajamento dos colaboradores. Como parte dessa transformação, a diretoria decidiu investir em práticas modernas de gestão de pessoas, reconhecendo que a liderança é um dos pilares fundamentais da boa governança, ao lado da estratégia e do controle.
Durante o processo, o setor de Recursos Humanos percebeu que os líderes da organização tinham estilos muito diversos, e nem todos demonstravam habilidades consistentes de liderança, o que impactava negativamente o clima organizacional e os resultados das equipes.
Diante desse cená…
O Tribunal de Contas da União (TCU) dispõe de vagas de função comissionada a serem ocupadas por servidores efetivos, selecionados a partir de um banco de talentos previamente constituído. Em gestões anteriores, observou-se que alguns servidores designados para essas funções apresentaram condutas incompatíveis com os princípios da administração pública, confundindo interesses pessoais com o interesse público. Tal postura resultou em práticas prejudiciais à eficiência e à integridade da atuação administrativa, comprometendo a credibilidade institucional.
Diante desses episódios, e em consonância com os preceitos da Nova Administração Pública, o TCU vem empreendendo mudanças organizacionais vol…



