A aceitação de uma posição claramente periférica, assumindo um caminho de desenvolvimento supostamente fácil, com base no conhecimento importado, significa a renovação da dependência. É nesse aspecto que a política nacional de ciência e tecnologia (C&T) pode caminhar no sentido de minorar esses problemas e elevar a competitividade e a capacitação nacional. Para alcançar esse objetivo, a prioridade da política de C&T deve privilegiar a geração, absorção e difusão de novas tecnologias pelo setor industrial e outros setores da vida nacional. A reestruturação competitiva da economia brasileira, tendo em vista uma crescente integração com a economia mundial, tem como pressuposto a aceleração da capacitação do país em C&T e, para que isso ocorra, é necessário elevar os gastos em C&T, para que, em um curto espaço de tempo, seja recuperado o atraso acumulado, principalmente nos últimos vinte
anos.
J. Mattos e L Guimarães. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Saraiva, 2005, p. x. (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um discurso parlamentar, posicionando-se acerca do seguinte tema.
INVESTIMENTO PÚBLICO PARA AS ATIVIDADES DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS PRIVADAS
Em seu discurso, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- impacto das inovações na economia (desenvolvimento econômico e destruição criadora);
- inovações no contexto empresarial: diferencial competitivo ou imperativo;
- possíveis ganhos decorrentes das inovações radicais, incrementais, de produto ou processo;
- processo de inovação e seu custo;
- risco de inovar;
- políticas públicas para a inovação: opções do Estado para custear o processo de inovação;
- órgãos, políticas e iniciativas para o fomento à inovação no Brasil.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
MGI capacita servidores em gestão de riscos com certificação internacional
Iniciativa reuniu 25 profissionais de órgãos do ColaboraGov e assegura certificação no padrão ISO 31000:2018
“Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizou, entre os dias 1º e 5 de setembro, o curso “ISO 31000:2018 – Capacitação em Gestão de Riscos C31000 – Certified ISO 31000 Risk Management Professional”, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. A capacitação foi disponibilizada a todos os órgãos do ColaboraGov e contou com a participação de 25 profissionais das Assessorias Especiais de Controle Interno do MGI, do Ministério da Fazenda, do Ministério dos Povos Indígenas e do…
Considere a seguinte situação:
Para que se cumpram adequadamente as técnicas do orçamento-programa, torna-se necessário desenvolver avaliações quantitativas e qualitativas das aplicações de recursos nos diversos programas e atividades voltados à execução das políticas públicas estabelecidas no orçamento.
Essas avaliações incorporam os conceitos contemporâneos de planejamento governamental, com ênfase na eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e transparência das ações realizadas em resposta às demandas sociais apresentadas, discutidas e aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Nesse contexto, um cidadão, no pleno exercício de seus direitos constitucionais, apresentou denúncia aleg…
Liderança denota um processo que influencia as atividades individuais e de grupos para que estas atinjam o resultado esperado e representa uma competência de caráter relacional baseada no exercício da influência. A regra é fazer com que o desejo, o interesse e o ânimo no outro seja despertado, a fim de que as pessoas adotem comportamentos ou cumpram tarefas, procurando atingir os objetivos da empresa, especialmente os expostos como de bem comum.
Os líderes são pessoas que influenciam o processo de mudança, por sua atitude de fazer as coisas acontecerem. São responsáveis pela coleta e junção das energias de um grupo para a conquista e superação de desafios, e capazes de perceber a necessidade…



