No Brasil, uma das formas de intervenção do governo no mercado de trabalho ocorre mediante a implementação de uma política de salário mínimo. A justificativa para tal baseia-se na percepção de que essa intervenção promove a eqüidade distributiva e a melhoria no nível de bem-estar da sociedade. No entanto, ainda não há consenso sobre qual seria o resultado final dessa política. A grande maioria dos estudos fundamenta-se em análises de equilíbrio parcial, que levam em consideração apenas alguns mecanismos de transmissão do efeito do salário mínimo sobre a pobreza. Seria a remuneração do trabalhador afetada pela política de salário mínimo? Qual é o efeito final dessa política sobre o nível de pobreza? A política de salário mínimo pode ser considerada um instrumento efetivo para a distribuição de renda? Essas são questões que ainda carecem de respostas convincentes.
Além disso, existem outros efeitos indiretos que podem surgir em função de mudanças na política de salário mínimo, como a demanda por bens e serviços, que pode vir a ser afetada, provocando impacto tanto no nível de preços como nas quantidades consumidas; a demanda por trabalhadores, que pode ser alterada, causando impacto importante sobre o nível de emprego; e as contas públicas, que também podem ser afetadas, já que há transferências do governo indexadas ao valor do salário mínimo.
- Como se caracteriza o debate recente acerca da política de salário mínimo?
- A evolução recente da política de salário mínimo tem apresentado impacto significativo no nível de bem-estar da sociedade?
- Existem características específicas do mercado de trabalho brasileiro que facilitam ou dificultam a consecução dos objetivos colimados pela política de salário mínimo? Em caso afirmativo, qual(is)?
- Existe(m) modificação(ções) na atual política de salário mínimo que poderia(m) torná-la mais efetiva? Em caso afirmativo, qual(is)?
- O texto sugere que a política de salário mínimo afeta as contas públicas. Isso é verdade? Em caso afirmativo, como isso ocorre? Esse efeito é significativo?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de sol…
Redija um texto dissertativo a respeito da teoria keynesiana e da contribuição do modelo IS-LM para o desenvolvimento da macroeconomia. Ao elaborar seu texto, discorra sobre a:
1 teoria keynesiana, explicando o princípio da demanda efetiva; [valor: 4,00 pontos]
2 forma como o modelo IS-LM explica o equilíbrio econômico; [valor: 3,00 pontos]
3 importância do modelo IS-LM para a análise de políticas econômicas. [valor: 2,50 pontos]

A partir da análise dos gráficos precedentes, redija um texto dissertativo a respeito do desenvolvimento econômico e social do Paraná no período entre 2010 e 2020. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 comportamento do PIB no referido período e seu impacto sobre os setores de agricultura, indústria e serviços no que se refere à geração de emprego e renda; [valor: 2,25 pontos]
2 relação do PIB do período com os indicadores de qualidade de vida (IDH e coeficiente de Gini). [valor: 2,50 pontos]



