sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q100129 | TI - Engenharia de Software
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2015
Órgao: CM Caruaru - Câmara Municipal de Caruaru

A-+=
novo
Salvar em caderno (2)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

O proprietário de uma empresa especializada em compra e venda de instrumentos musicais novos e usados necessita de um sistema de informação que permita a operação do seu negócio na Internet. Além de servir como uma vitrine virtual para os negócios da loja física, este sistema deve fornecer facilidades de consulta ao acervo de instrumentos musicais, informar a disponibilidade no estoque e capturar os pedidos dos clientes.
 
Durante a fase de levantamento dos requisitos do sistema, foi detectado que, para o negócio em questão, um instrumento musical é caracterizado por sua marca, modelo e seu preço de venda. Também foi solicitado que, informações mínimas sobre as vendas feitas para cada cliente, sejam gerenciadas pelo sistema e que sejam mantidas pouquíssimas informações sobre o cliente, limitando-se ao nome, ao CPF e ao telefone de contato.
 
O setor de vendas da loja física acompanha as operações na loja virtual e, sempre que uma compra é concluída, a equipe responsável retira o produto do estoque, acondiciona, disponibiliza para o setor de logística fazer a entrega e atualiza o pedido com essa informação, pois o cliente pode consultar a qualquer momento a situação do pedido na loja virtual.
 
O setor de logística tem até cinco dias úteis para fazer a entrega dos pedidos dos clientes. Antes de se dirigir ao endereço de entrega informado pelo cliente e após retornar, o funcionário responsável precisa entrar no sistema para atualizar a situação do pedido independente da entrega ter sido realizada ou não.
 
Considerando a hipótese acima:
 
1. Desenhe um diagrama de casos de uso, mostrando os atores e, pelo menos, cinco casos de uso que representem as interações típicas entre os usuários e o sistema e os relacionamentos entre eles.
 
2. Desenhe um diagrama de máquina de estados para descrever o comportamento do pedido de venda.
 
3. Esse sistema precisa, todos os dias, gerar automaticamente o relatório com as entregas diárias e enviá-lo por e-mail para o gerente do setor de logística. Como você representaria esse comportamento em um diagrama de casos de uso?

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaTI - Engenharia de Software
BancaFGV

Uma instituição pública deseja modernizar seu sistema interno de gestão de solicitações administrativas, atualmente baseado em planilhas e troca de e-mails. O novo sistema será desenvolvido como uma aplicação web, acessível a servidores e gestores, permitindo registro de novas solicitações (ex.: passagens, diárias, TI, manutenção); consulta e atualização do status; anexação de documentos; e visualização gerencial de pendências e tempos de atendimento.

A equipe de desenvolvimento decidiu adotar a arquitetura MVC (Model–View–Controller) para garantir separação de responsabilidades, baixa acoplamento e facilidade de manutenção.

No projeto, definiu-se que o Model representará entidades como Soli…

Com vistas a contratar empresa para prover o serviço de fábrica de software, um importante órgão da Administração Pública Federal publicou edital de licitação, no qual constavam:

Descrição detalhada do objeto

Prestação de serviços técnicos de desenvolvimento, manutenção e sustentação de soluções de software, segundo a metodologia Scrum, sob demanda, para o provimento do esforço técnico qualificado correspondente a até 83 desenvolvedores, sendo até 45 postos para JAVA, até 18 postos para PHP, até 18 postos para PYTHON e até 2 postos DELPHI, pelo prazo inicial de 20 meses, prorrogáveis por mais dois períodos até o limite de 60 meses, em regime de trabalho híbrido (remoto e ou presencial), com …

O proprietário de uma empresa especializada em compra e venda de instrumentos musicais novos e usados necessita de um sistema de informação que permita a operação do seu negócio na Internet. Além de servir como uma vitrine virtual para os negócios da loja física, este sistema deve fornecer facilidades de consulta ao acervo de instrumentos musicais, informar a disponibilidade no estoque e capturar os pedidos dos clientes.
 
Durante a fase de levantamento dos requisitos do sistema, foi detectado que, para o negócio em questão, um instrumento musical é caracterizado por sua marca, modelo e seu preço de venda. Também foi solicitado que, informações mínimas sobre as vendas feitas para …

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários