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Q100098 | Biblioteconomia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2006
Órgao: CL DF - Câmara Legislativa do Distrito Federal
Adaptada60 linhas

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Observamos que, por maiores e mais eficazes que sejam as mudanças sociais, o vértice condutor destas é a informação que transmite, divulga e dissemina novos conceitos, valores e forma opinião. Se o século XX foi o século da produção industrial, dos bens de consumo duráveis, o século XXI será o século da informação, da sociedade do conhecimento, e apresenta um aspecto importante que é a centralidade da informação. Tudo gira em torno de informações, sejam elas registradas ou transmitidas verbalmente. A informação adquire uma dimensão social a partir do momento em que é configurada sua centralidade e quando o modo de vida, os valores, as crenças, os novos paradigmas, as perspectivas de cada cidadão são determinados pelo nível de acesso que têm à informação. Cada avanço tecnológico tem implicações maiores para o processo de organização da informação e, sem dúvida, oferece acesso aperfeiçoado à informação e maior flexibilidade para o seu uso. Nesse sentido, a última década apresentou o aparecimento de recursos eletrônicos, incluindo os catálogos on-line, bases de dados bibliográficas, bases de dados numéricas, CD-ROM, recursos com textos integrais e, mais recentemente, a capacidade de explorar a riqueza da informação em formato múltiplo que está disponível na Internet. Deve-se alertar para a responsabilidade do profissional em entender a informatização como um processo que proporciona a chave para que os sistemas de informação se aperfeiçoem, se expandam, se liguem, com a finalidade de executar melhor o serviço e torná-lo mais conveniente para o profissional e o usuário.
Adelaide Ramos Corte et al. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos:
uma visão do cenário nacional. São Paulo: Polis, 2002(com adaptações).
Considerando o texto acima como referência inicial, redija um texto que explique como o processo de informatização nas unidades de informação contribui para
a) o pleno atendimento às necessidades dos usuários;
b) a melhoria dos serviços de informação prestados pelas bibliotecas;
c) as mudanças nos hábitos de acesso e no uso da informação.
Esta questão foi adaptada para 60 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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MatériaBiblioteconomia
BancaCebraspe (Cespe)

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Júlio Afonso Sá de Pinho Neto. Ética, responsabilidade social e gestão da informação nas organizações.
In: Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 20, n. 3, 2010. Internet: <periodicos.ufpb.br> (com adaptações).

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