Segurança Institucional – Gestão de Emergências – Prevenção e Combate a Incêndios – Dica de Prova.

Hoje quero comentar e compartilhar dicas sobre um assunto muito frequente em provas para a área de segurança institucional: gestão de emergências para prevenção e combate a incêndios.

Combate a incêndiosDo latim FOCUS”, o fogo é o calor e a luz produzidos pela combustão. O fogo nasce de uma reação química. Pode-se dizer que o fogo é a manifestação visual desse processo de combustão. Já a COMBUSTÃO Consiste em uma reação química de oxidação e autossustentável entre dois ou mais reagentes (combustíveis e comburentes) com grande liberação de energia na forma de calor, luz, fumaça e gases.

Para que exista fogo, basicamente são necessários quatro elementos: o combustível, o comburente (oxigênio – O2), a reação em cadeia e a fonte de calor (temperatura de ignição).

FOGO 

  • Combustível: É toda substância capaz de queimar, servindo de campo de propagação do fogo. Material que queima alimentando a combustão. Os combustíveis podem estar no estado sólido, liquido e gasoso, sendo que a grande maioria precisa passar para o estado gasoso, para então se combinarem ao comburente (O2) e gerar uma combustão. Ex. Sólidos: Madeira, Tecido, Papel, Mato, etc. Ex. líquidos: Gasolina, Álcool Etílico, Acetona, etc. Ex. gasosos: Acetileno, GLP, Hidrogênio, etc.
  • Comburente: É o elemento que reage com o combustível, participando da reação química da combustão, possibilitando assim vida às chamas e intensidade a combustão é o elemento que permite a combustão. Como exemplo de comburente podemos citar o gás cloro e o gás flúor, porém o comburente mais comum é o oxigênio, que é encontrado na quantidade de aproximadamente 21% na atmosfera. A quantidade de oxigênio ditará o ritmo da combustão.
  • A Reação em cadeia: A combustão é uma reação que se processa em cadeia, que após a partida inicial, é mantida pelo calor produzido durante o processamento da reação. A reação em cadeia é o produto de uma transformação gerando outra transformação e ocorre quando o fogo se auto-alimenta, mantendo o processo de combustão.
  • Fonte de calor: O calor é o elemento que fornece a energia necessária para iniciar a reação entre o combustível e o comburente, mantendo e propagando a combustão. É a Energia que eleva a temperatura de um material, gerada por um processo físico ou químico.

Concursado ExplicandoAo começar a reação de oxidação, o calor que é exalado permite manter o fogo durante um determinado período de tempo. A quantidade de energia produzida por um combustível pode ser expressa através do seu poder calorífico.

Veja um exemplo de como esse assunto é cobrado em prova:

(CESPE 2015 – TÉC. ESP. SEGURANÇA E TRANSPORTES – MPU)

Fogo é considerado uma reação química, denominada combustão, na qual combustíveis — normalmente o oxigênio do ar — se combinam com comburentes — materiais físicos —, produzindo luz e calor.

Dica do Concursado

Perceba os erros da questão:

Comentário

  • Primeiramente o fogo não é a combustão em si, mas, é a consequência dessa reação química.
  • Ademais, os materiais físicos são elementos combustíveis e o oxigênio é um material comburente.
  • Por fim, foram omitidos dois elementos necessários para que o fogo exista, reação em cadeiafonte de calor.

Gabarito: Errada

Portanto, fiquem atentos a esses detalhes que as bancas utilizam para confundir o candidato. É claro, para não ser surpreendido na hora da prova.

Alguma dúvida ou curiosidade, poste aqui que eu respondo. Gostou do artigo? Então compartilhe.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre os concursos da área, clique aqui para conferir outro artigo que escrevi.

Tem muitos mais em nosso curso de segurança institucional.

Até a próxima dica e bons estudos!

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários