Recurso para PC/RS – Tudo que você precisa saber!

Professor Bruno Marques

O resultado preliminar da prova discursiva do concurso de Escrivão e Inspetor da Polícia Civil do Rio Grande do Sul estará disponível no site da Banca Fundatec no dia 20/04/2018.

Como serão muitas provas para se corrigir, é bem provável que a banca cometa erros e possa minorar injustamente a sua nota. Por isso, abrirá prazo para a interposição de recursos.

Segundo o cronograma do concurso, você terá até o dia 25/04/2018 para contestar a nota atribuída e interpor recurso administrativo. Se você analisou a sua prova e acha que foi prejudicado(a), deve recorrer. Por isso, elaborei este artigo para orientá-lo nessa fase:

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELABORAÇÃO DE RECURSO?

Segundo o Edital do concurso, serão oferecidas 600 (seiscentas ) vagas, para o cargo de Escrivão e mais 600 (seiscentas) vagas para o de Inspetor.

A banca não estipulou a quantidade máxima de provas corrigidas, apenas disse que corrigirá TODAS as redações dos candidatos que tiraram o mínimo na prova objetiva. Sendo assim, serão uma quantidade enorme de candidatos concorrendo a 1200 vagas no total dos dois cargos.Logo, quanto melhor for a nota da redação, melhor será a sua classificação no concurso, certo?

Nesse sentido, o recurso é uma última possibilidade de melhorar a sua nota no concurso. Ele tem como diferencial o seguinte: diferente da prova objetiva, que se um recurso é aceito a nota é atribuída a todos os candidatos, no recurso contra o resultado da prova discursiva, quando a banca acata um pedido, só o candidato que pediu o recurso ganha a nota. Por isso, nessa fase, é comum que um candidato suba diversas posições na classificação final.

Vê-se que o recurso é algo individual e exclusivo, por isso, é muito importante que você fique bem atento às informações deste artigo!!! Afinal, você só será beneficiado, se entrar com o seu próprio recurso!

Dividi o artigo em 3 partes essenciais:

  • Entendendo os critérios de correção;
  • Importância do recurso;
  • Características essenciais de um recurso;

ENTENDENDO OS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

O tema da prova discursiva era o seguinte: “A tecnologia e o cotidiano policial. ” Partindo desse tema, a banca propôs duas perguntas a serem respondidas no seu texto dissertativo:

Como a tecnologia pode favorecer, ou não, o dia a dia de um policial?

Em que medida o uso de recursos tecnológicos permitiria um aumento considerável da qualidade de vida tanto dos policiais quanto dos demais membros da comunidade civil?

Lendo o tema, é possível que você tenha achado que o que importa nessa redação é o conteúdo. Mas não é!

A prova dissertativa (redação) vale 20 pontos e, segundo o Edital, será dividia em parte holística e parte analítica.

Na parte holística, será analisado o texto como uma unidade, como um todo.

Na parte analítica, serão verificados os seguintes aspectos:

  • CONTEÚDO: O texto deve abordar integralmente o tema proposto. Avaliar-se-ão a capacidade argumentativa, a criatividade do autor, bem como a originalidade do ponto de vista.
  • ESTRUTURA: avaliar-se-á a capacidade de o autor do texto elaborar um texto dissertativo, distribuindo-o adequadamente nas partes que o compõe. Além disso, deve-se atentar também para a construção dos parágrafos: é esperado que o texto apresente os seguintes elementos: introdução adequada ao tema/posicionamento – apresentação da ideia a ser discutida, a tese a ser defendida.
  • EXPRESSÃO: avaliar-se-á os seguintes aspectos: adequação vocabular, pontuação, concordância e regência verbal e nominal, ortografia oficial vigente, acentuação gráfica, sintaxe e morfossintaxe.

Sendo assim, a maior parte da nota da prova discursiva está relacionada aos aspectos gramaticais e textuais. Apenas uma pequena parte é conteúdo. Logo, para elaborar um bom recurso, você deve passar por 2 etapas:

1ª Etapa: Analisar os aspectos de CONTEÚDO. A regra aqui é simples. Se o examinador tirou ponto, indicando que a sua argumentação não é coerente, por exemplo, você deve defender o contrário. Para provar isso, pode utilizar trechos da sua redação e explica-las, bem como conceitos textuais defendidos por gramáticos. Porém, cuidado. Não adianta só jogar as informações no recurso, é preciso organizá-las de forma objetiva. Nesse artigo, vou detalhar algumas características essenciais para um recurso.

2ª Etapa: Para recorrer do critério ESTRUTURA, você deve conhecer as características do texto dissertativo e demonstrar que cumpriu todas elas. Pode mostrar que o texto está dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão, bem como citar a tese, relacionando-a com os argumentos dos parágrafos de desenvolvimento.

3ª Etapa: Para recorrer do critério EXPRESSÃO, deve-se analisar todos os erros de gramática (ortografia, morfossintaxe e pontuação) indicados pelo examinador e verificar se eles de fato ocorreram. Nesse aspecto, verifica-se os casos em que o uso de pontuação, escrita ou morfossintaxe é obrigatório ou facultativo. É comum que o examinador indique um erro, de acordo com o que ele acha que é certo, mas que não possui respaldo gramatical. São nesses casos em que cabem recursos.

 

IMPORTÂNCIA DO RECURSO

Muitos candidatos não se atentam a essa fase do recurso. Porém, mal sabem da importância dela.  Essa é a última fase do recurso em que o candidato tem a oportunidade de ganhar nota. E esse ganho de nota costuma alterar significativamente a classificação do concurso. Só para você ter ideia, no concurso do TCU cheguei a ganhar 6 pontos em um recurso e sair de 32º para 20º em um concurso com 22 vagas. Ou seja, entrei nas vagas graças ao recurso.

Não foram poucas as vezes em que vi pessoas serem convocadas graças às posições que ganharam depois do recurso. Deixe-me mostrar-lhe alguns casos de sucesso de recursos que fiz para alguns alunos:

Esse serviço de excelência foi grande aliado para promover um salto relevante na minha classificação final no cargo de AJAJ do TRT da 8ª Região, uma vez que sai da 22ª colocação para a 4ª colocação, um ganho expressivo de 18 posições! Muito obrigada!”

Antonieta Bessa – TRT 8ª Região/2016

“Gostaria de agradecer a vc (Professor Bruno Marques) e a sua equipe pelo sucesso obtido com recurso feito. Minha nota subiu 0,75 pts. Mas uma vez, muito obrigado.”

Marcos Augusto – Recurso- Analista MPOG/Enap/2015

Se alguns candidatos ganham posições na classificação final, naturalmente, outros perdem.

E por que há tanta modificação nas notas após a fase de recurso?

A Banca tem muitas provas para corrigir em um curto prazo de tempo. Para isso, contrata diversos examinadores para fazer as correções. Porém, como já era de se esperar, cada examinador tem um conhecimento e um jeito de corrigir as provas, uns são mais rígidos, outros mais flexíveis. Ao final, essa diferença de examinadores acaba impactando nas notas, o que gera algumas anomalias.

No entanto, quando o aluno entra com recurso, há possibilidade de seu texto ser revisto novamente por outro examinador. Se a nota do novo examinador for maior que a correção anterior, seu recurso será deferido e sua nota aumentará.

 

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DE UM RECURSO

Vale a pena fazer recurso. Isso é verdade! Mas não adianta fazer de qualquer jeito. Há algumas regras e dicas que você deve seguir para não ter seu recurso indeferido antes de chegar nas mãos do examinador.

Então, vamos analisar algumas características essenciais de um recurso, levando em conta o Edital da PC/RS:

1º) Fique ligado às exigências de recurso previstas no Edital:

A Fundatec costuma ser bem rigorosa quanto à análise do recurso. Se o candidato não obedecer a todas as exigências previstas no Edital, o recurso não é acatado. Por isso, não adianta fazer o melhor recurso do mundo se não se atentar ao Edital.

Inclusive, o próprio edital prevê o seguinte:

16.12. Recursos e argumentações apresentados fora das especificações e do prazo estabelecidos neste Edital serão indeferidos. 

 2º) O recurso deve ser tempestivo:

A Banca é bem rigorosa com o prazo para interposição do recurso. O edital prevê o prazo de 3 dias úteis após a divulgação do resultado preliminar da prova discursiva.

São apenas 3 dias para fazer o recurso e encaminhar para a Banca Examinadora.

3º) O recurso deve ser claro e objetivo;

Esse é o grande desafio do recurso. O candidato deve ir direto ao ponto e explicar para o examinador porque sua nota deve ser majorada, sem fazer muitos rodeios.

Os argumentos, no entanto, devem ser fortes. Por isso, utilizar de linguagem simples e técnicas de enumerações e tópicos ajudam muito.

Antes de enviar o seu recurso, pergunte a você mesmo: Se eu tivesse 100 recursos para ler, eu leria o meu? Se achar que o seu recurso está cansativo, melhore o texto. Coloque-se sempre no lugar do examinador.

4º) Atenção à linguagem utilizada.

A linguagem é muito importante. Trata-se de um texto de natureza individual. Logo, o recurso pode ser escrito de forma impessoal ou na 1ª pessoa no singular (Eu). Porém, cuidado! Escrever o recurso na 1ª pessoa no plural (Nós), não cai bem, ok?

5º) Devo contratar um especialista para fazer o meu recurso?

Como se trata de uma fase importante, é comum que os candidatos procurem professores que possuem experiência em recursos. E isso é uma ótima opção, caso tenha recursos financeiros disponíveis.

Primeiro, porque o professor tem acesso a várias provas do seu concurso, logo, poderá fazer uma análise mais profunda e entender como a Banca está corrigindo as provas.

Segundo, pois tem prática nesse tipo de serviço e sabe como e quais os pontos que devem ser contestados.

Por fim, na elaboração de recursos acerca dos aspectos gramaticais, é necessário um conhecimento mais aprofundado da língua portuguesa.

Porém, cuidado na hora de contratar um especialista.

O recurso contra o resultado da prova discursiva deve ser sempre individualizado. Segundo a Banca, o edital deve ser individual. Se seu recurso for muito genérico e igual a de outro candidato, a Banca, possivelmente, vai indeferi-lo antes de encaminhar para o examinador.

Já vi casos em que um professor redigiu o mesmo recurso (genérico) para diversos alunos e entregou faltando apenas 1 hora antes de encerrar o prazo para interposição do recurso. Resultado, os alunos não tinham mais tempo para refazer o próprio recurso, tiveram o recurso indeferido, perderam dinheiro e, ainda, não tiveram a chance de melhorar a classificação no concurso!

Portanto, fique sempre atento ao histórico do professor, caso venha a contratar um serviço de recurso, afinal, você terá que levar o recurso pronto pessoalmente ou nos correios, impresso. E precisará de tempo para fazer isso.

Bom pessoal, espero que tenha facilitado a vida de vocês! Eu e a equipe do Você Concursado estaremos à disposição para lhe ajudar nesta fase!

Caso tenha alguma dúvida não esclarecida, pode deixar um comentário que terei o maior prazer em esclarecer!

Professor: Bruno Marques

Veja o ranking para Inspetor Aqui!

Veja o ranking para Escrivão Aqui!

Veja também:

 

Acompanhar
Notificar
1 Comentário
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
FCBVictor
FCBVictor
Inscrito
5 anos atrás

Prezados,
Alguém aqui reparou que a correção da redação foi ficando mais pesada, conforme o nome descia no alfabeto? Deem uma olhada. As notas 18/19/20 aparecem com muito mais frequência no começo do alfabeto, enquanto mais pro final as notas caem drasticamente.
Vocês não acham que isso é fruto de correção desbalanceada? Não suporta recursos, ou até mesmo um Mandado de Segurança?
Pq a diferença é muito nítida. Gostaria de trazer esse argumento no meu recurso, de forma respeitosa claro, pq sinto que esse fator pesou em muito. O que acham?