Professor Bruno Marques
Compartilhe

Você não concordou com a nota atribuída pela Banca Cebraspe/Cespe à sua prova discursiva. Então, decidiu elaborar o seu recurso! Todavia, estão com dúvidas de como usar o sistema de interposição de recursos da Banca? Então, este é o artigo certo para você. Aqui, vamos trazer Orientações para interporsição de recurso da banca Cebraspe/Cespe.

O seu espelho de correção veio dividido em quesitos e com a indicação dos erros gramaticais. Os quesitos (1.0, 2.1, 2.1.2, 2.2 et.) são chamados de RECURSOS DE CONTEÚDO. Já os erros gramaticais (grafia, ortografia, morfossintaxe, pontuação ou propriedade vocabular) são chamados de RECURSOS DE FORMA. Por isso, a página para interposição do recurso é mais ou menos assim:

Obs: É importante destacar que a página de recurso é adaptada de acordo com cada concurso. Logo, a página será um pouco diferente dessa foto.

a) Os recursos de conteúdo foram separados por quesito(apresentação, quesito 2.1, 2.2 e etc.). Para fazer os recursos de conteúdo, basta escolher o quesito na seta do campo “questão”, dentro da área “conteúdo”, e incluir o seu recurso na aba“ argumentação do candidato”. Depois, basta “gravar”. O Cebraspe vai levar você para a página inicial e então é só repetir o passo a passo. Faça isso em um quesito por vez, até acabar.

b) Os recursos de forma são separados por “tipo de erro” e “linha”. Basta indicar o nome do erro e a linha (já destacados na sua proposta de recurso) dentro da área “forma”, inserir o recurso na aba “argumentação do candidato” e depois clicar em “gravar”. O Cebraspe vai levar você para a página inicial e, então, é só repetir o passo a passo. Cara erro deve possuir um recurso específico.

Obs.: Quando for fazer recursos de conteúdo, pode deixar a área “forma” em branco, e vice-versa. 

Depois de incluir o último recurso, o Cebraspe o direcionará novamente para a página inicial. Esta apresentará mais duas abas: “alterar recurso(s)” e “imprimir recurso(s)”. Releia os recursos e faça as alterações necessárias (você poderá fazer isso até às 18h). Quando estiver tudo pronto, imprima os recursos e guarde os arquivos com você até a divulgação do resultado final.

Obs.: Se você tiver que sair da página durante o cadastro dos recursos, não tem problema. O Cebraspe mantém o seu último recurso gravado. Basta entrar novamente na página e continuar de onde parou, mas você só poderá fazer isso até às 18h.

Quer receber dicas de como montar o próprio recurso? Fiz um vídeo explicando o passo a passo:

 

 


Compartilhe
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *