Recurso da Prova Discursiva do TJPE – Leia abaixo o que você precisa saber!

Professor Bruno Marques

O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ/PE) está com prazo aberto para a interposição de recurso contra o resultado preliminar da prova discursiva.

Em concursos recentes da Banca IBFC, 22% dos candidatos conseguiram ganhar pontos nessa etapa. Vários melhoraram a classificação no concurso. Diante desse cenário,

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O RECURSO CONTRA O RESULTADO DA PROVA DISCURSIVA?

 

 

TIPO DE DISCURSIVA:

A prova discursiva consiste em um texto dissertativo-argumentativo que deve ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.

O valor máximo da prova discursiva é 50 pontos e para ser aprovado, é imprescindível que o candidato obtenha 30 pontos (60% da nota máxima)

CARGOS E PROVAS:

O texto dissertativo-argumentativo foi cobrado para os cargos de Analista, Oficial de Justiça e Técnico. Os temas de cada cargo estão relacionados abaixo:

 

Oficial de Justiça (OPJ)

Considere o texto abaixo:

Alteridade

José Roberto Goldim

Emanuel Lévinas é um dos mais importantes autores de referência na reflexão moral contemporânea. Lévinas mistura a tradição grega e a judaica. Uma de suas ideias básicas é a da alteridade, isto é colocar o outro no lugar do ser. Nesta visão, o outro não é um objeto para um sujeito. “… tudo começa pelo direito do outro e por sua obrigação infinita a este respeito. O humano está acima das forças humanas.” Na sua proposta ele, de certa forma, inverte as propostas da Lei de Ouro e do Imperativo Categórico. Ao invés do indivíduo agir frente ao outro como gostaria de ser tratado e que isto deveria ser uma norma universal, é a descoberta do outro que impõe a conduta adequada. De acordo com Christiam Descamps, “a relação com o Outro é a base de uma co-presença ética”. Cada um é constantemente confrontado com um próximo. Não sou Eu frente ao Próximo (Outro), mas sim os Outros continuamente frente a Mim. Esta proposta rompe com a perspectiva autonomista e individual para remetê-la a uma visão de rede social. Deixa de ter sentido a máxima “Aminha liberdade termina quando começa a dos outros”, sendo substituída pela proposta de que a minha liberdade é garantida pela liberdade dos outros. […]

(Descamps C. As ideias filosóficas contemporâneas na França. São Paulo: Jorge Zahar, 1991:85.)

A partir da leitura dos textos de apoio que compõem a sua prova e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema “Alteridade e individualismo como questão na contemporaneidade”

Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas

 

Analista Judiciário – Função Judiciária e Administrativa (APJ)

Considere os     textos       abaixo:    

Texto I

O preconceito é uma atitude negativa, composta pelo pensamento estereotipado (aquele que generaliza), por sentimento desfavorável em relação ao seu alvo e pelo comportamento de discriminação.

Esses conceitos ficam evidenciados em várias situações cotidianas. O documentário “O Riso dos Outros”, dirigido por Pedro Arantes, propõe uma discussão acerca da atitude preconceituosa incutida nas piadas.

A maioria dos comediantes que participaram do documentário, como Danilo Gentilli e Rafinha Bastos, justificam o seu modo de trabalhar com o humor dizendo que não existe pretensão política ou social ao fazer uma piada, afirmando que o único objetivo do humorista é fazer com que a sua plateia ria. Deste modo, fica clara a posição de isenção de responsabilidade e certo conforto para se utilizarem de atitudes preconceituosas para fazerem humor.[…]

(Disponível: http://portalcomportamental.com.br/?p=200. Acesso em 20/08/2017)

Texto II

Além   de melhorar o funcionamento do sistema vascular, rir ajuda a relaxar  os músculos do rosto e do corpo

“Rir aumenta a circulação sanguínea, aprimorando também as funções do sistema vascular. A redução do estresse é especialmente benéfica para os hipertensos”, diz a médica Vivienne Halpern, em um boletim da Sociedade Americana de Cirurgia Vascular. […]

(Fonte: Saúde – iG @ http://saude.ig.com.br/bemestar/saudealternativa/rir-e-bom-e-faz-bem-ao-coracao/n1596825818479.html)

A partir da   leitura dos   textos de apoio que compõem a sua prova e com base   em seu conhecimento de mundo, problematize a respeito dos resultados positivos e negativos oriundos do riso. Amplie sua reflexão sobre a questão e desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema “No convívio social, o riso pode ser remédio ou doença”. Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.

 

Técnico Judiciário – Função Judiciária e Administrativa (TPJ).

Considere o texto abaixo:

Na longa história da desinformação, o surto atual de notícias falsas já ocupa um lugar especial, com uma assessora presidencial norte-americana, Kellyanne Conway, que chegou a sacar da manga um massacre em Kentucky para defender que se proibisse a entrada no país de viajantes de sete países muçulmanos. Mas a invenção de verdades alternativas não é tão infrequente, e equivalentes às mensagens de texto e aos tuítes cheios de veneno de hoje podem ser encontrados em quase todos os períodos da história, inclusive na Antiguidade.

Procópio, o historiador bizantino do século VI, escreveu um livro cheio de histórias de veracidade duvidosa, História Secreta (Anedota no título original), que manteve em segredo até sua morte, para arruinar a reputação do imperador Justiniano, depois de ter mostrado adoração a ele em suas obras oficiais. Pietro Aretino tentou manipular a eleição do pontífice em 1522 escrevendo sonetos perversos sobre todos os candidatos menos o preferido por seus patronos, os Médicis, e os prendendo, para que todo mundo os admirasse, no busto de uma figura conhecida como Il Pasquino, perto da Piazza Navona, em Roma. Os pasquins se transformaram em um método habitual para difundir notícias desagradáveis, em sua maioria falsas, sobre personagens públicos. […]

(Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/28/cultura/1493389536_863123.html.Acesso em 20/08/17)

A partir da leitura do texto de apoio acima e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

“Qual o espaço da verdade nas relações interpessoais na sociedade contemporânea? ”

Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.

CRITÉRIO DE CORREÇÃO:

A Banca avaliará a redação com base nos seguintes critérios:

Quando sair a nota, o candidato receberá um espelho com a nota que recebeu em cada quesito. Sendo assim, o primeiro passo da análise é identificar em que critérios avaliativos perdeu mais pontos.

Caso tenha tirado NOTA ZERO, verificar qual dos erros ele cometeu:

Receberá nota zero a redação:

  1. a) em branco;
  2. b) cujo conteúdo versar sobre tema diverso do estabelecido;
  3. c) que fuja da tipologia, tema e proposta da Prova Discursiva;
  4. d) considerada ilegível ou desenvolvida em forma de desenhos, números, versos, com espaçamento excessivo entre letras, palavras e parágrafos, bem como em códigos alheios à língua portuguesa escrita, ou em idioma diverso do Português;
  5. e) que não for redigida com caneta de tinta azul ou preta;
  6. f) cujo texto seja, no todo ou em parte, cópia ou plágio de outro autor;
  7. g) que apresentar qualquer escrita, sinal, marca ou símbolo que possibilite a identificação do candidato.

Se o candidato não tiver cometido nenhum dos erros acima, poderá entrar com recurso contra a nota zero.

 CRITÉRIOS PARA OS RECURSOS

Segundo o Subitem 12.1, alínea “g”, poderão ser elaborados recursos nas seguintes situações:

(…)

  1. g) resultado preliminar da prova discursiva;

O prazo para recurso será de 2 dias úteis, tenho início às 9h do primeiro dia e fim às 16h do dia útil seguinte.

Segundo o Edital, os recursos encaminhados devem seguir as seguintes determinações:

  1. a) não conter qualquer identificação do candidato no corpo do texto de argumentação lógica do recurso;
  2. b) ser elaborado com argumentação lógica, consistente e acrescidos de indicação da bibliografia pesquisada pelo candidato para fundamentar seu questionamento;
  3. c) apresentar a fundamentação referente apenas à etapa previamente selecionada para o recurso.

Alguns cuidados devem ser observados na elaboração do recurso, sob pena do recurso nem ser lido pela Banca Examinadora. Fiz questão de destacar os principais.

12.5. Serão indeferidos os recursos que:

  1. a) não estiverem devidamente fundamentados;
  2. b) não apresentarem argumentações lógicas e consistentes;
  3. c) estiverem em desacordo com as especificações contidas neste Edital;
  4. d) forem apresentados fora do prazo estabelecido;
  5. e) apresentarem no corpo da fundamentação outras questões que não a selecionada para recurso;
  6. f) apresentarem argumentação contra terceiros;
  7. g) apresentarem argumentação em coletivo;
  8. h) cujo teor desrespeite a banca examinadora;
  9. i) contenham fundamentação idêntica, em todo ou em parte, à argumentação constante de recursos de outros candidatos.

Como pode ver, destaquei 3 pontos! Primeiro, o recurso deve ser devidamente fundamentado. Isso quer dizer o seguinte: não adiantar fazer um recurso discordando da nota e pedindo para a banca revê-la sem apresentar um motivo. Todos os recursos precisam de alguma justificativa para ser majorado.

O segundo ponto é o prazo. Aqui o alerta é bem simples, se você deixar para inserir o recurso as 16h01, já era! A Banca não é mais obrigada a aceitar!

Por fim, e não menos importante, é a necessidade de que o seu recurso seja único! Se a banca ver que os recursos de 2 candidatos são iguais. Já era! Ela não vai nem ler! Sendo assim, é imprescindível que o recurso seja diferente!

COMO RECORRER DE CADA UM DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS?

CRITÉRIO FORMA

Nesse critério, vamos ter que analisar a redação inteira e tentar adivinhar os erros que a Banca encontrou. Será um desafio, pois a IBFC não costuma indicar em quais linhas estão os erros na folha de redação.

Para elaborar o recurso, deve-se apresentar alguns erros que não são propriamente erros, isto é, situações em que o examinador pode ter indicado um erro, mas na verdade é um caso gramatical facultativo.

 CRITÉRIO CONTEÚDO

Essa é uma análise mais subjetiva. Além do conteúdo apresentado pelo candidato, o examinador também avalia a desenvoltura de escrita e a capacidade argumentativa.

 

Parte 1 Análise do Examinador
Desenvolvimento do Tema A redação está de acordo com o tema do enunciado?

OPJ: “Alteridade e individualismo como questão na contemporaneidade”

TPJ: “Qual o espaço da verdade nas relações interpessoais na sociedade contemporânea? ”

APJ: “No convívio social, o riso pode ser remédio ou doença”.

Tipologia Textual O candidato observou as características de um texto dissertativo? O texto possui introdução, desenvolvimento e conclusão? O texto possui tema, tese, tópicos frasais e argumentos bem definidos?
Coerência Textual Os argumentos utilizados e a conclusão possuem um encadeamento lógico?
Parte 2 Análise do Examinador
Seleção de Argumentos: Qual os tópicos frasais? São consistentes? Estão relacionados com o Tema e com a Tese?
Construção de Argumentação: Quais os argumentos principais de cada tópico? Tem fundamento? Apresentar fundamentos

 

Para elaborar o recurso, cabe ao candidato identificar as principais características do texto dissertativo (estrutura formal e conceitual) e apresentá-las ao examinador de forma clara e objetiva. Se possível, utilizar de alguns artigos externos para fundamentar os argumentos utilizados no texto.

PRINCIPAIS DÚVIDAS

SE ENTRAR COM RECURSO, A BANCA PODE DIMINUIR MINHA NOTA?

Quanto à possibilidade de diminuir a nota, o próprio edital já exclui essa possibilidade. No subitem 12.12, alerta que o recurso só será definido pelo deferimento ou indeferimento. Se deferir, concederá os pontos que pediu, se indeferir, não concederá os pontos. Veja que só teria como diminuir a pontuação se você pedisse isso no recurso, nesse caso, ele iria deferir seu pedido de minoração da nota.

VALE A PENA ENTRAR COM RECURSO?

Como a chance da banca diminuir a nota é praticamente nula, é sempre aconselhável que se entre com recurso. Em um concurso recente da Banca IBFC, para a Polícia Militar da Bahia, 22% dos candidatos aumentaram a sua nota nessa fase do concurso. Logo, vale a pena sim entrar com recurso, afinal, só terá a nota da prova discursiva majorada quem recorrer, certo?

Bom pessoal, espero que tenha facilitado a vida de vocês! Eu e a equipe do Você Concursado estaremos à disposição para lhe ajudar nessa fase!

Caso queira um recurso para a discursiva clique AQUI

Rumo à aprovação!

Professor: Bruno Marques

Acompanhar
Notificar
7 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Laís Inácio
Laís Inácio
Inscrito
6 anos atrás

Ótima orientação. Professor, adquiri o recurso da discursiva AJAJ/TJPE.
Aguardo contato.

francine moreira
francine moreira
6 anos atrás

bom dia professor,
você ainda esta fazendo analise de redação para interpor recurso?
tenho muito interesse

Olívio
Olívio
6 anos atrás

Professor, essa questão que você coloca sobre a impossibilidade de diminuição da nota com base no item 12.12 do edital, eu não entendi. O deferimento não significa apenas que o candidato convenceu a banca a ter sua redação novamente corrigida e, consequentemente, poderá ter a nota alterada para mais ou para menos? Abraço.

Paulo César
Paulo César
6 anos atrás

Olá, professor. Você sabe quando sairá o resultado final. E outra, obtive 46,1 na redação, será que valeria a pena entrar com recurso? Obrigado.