Prova Discursiva da AGU – ATENÇÃO: As “Regras do Jogo” mudaram!

Professor Bruno Marques

No dia 04 dezembro de 2018, a Banca IDECAN lançou um Edital retificando as regras anteriormente definidas para a correção da prova discursiva. É isso mesmo, mudou as “REGRAS DO JOGO” na semana da prova.

Porém, nada de pânico! Se você não estudou os aspectos textuais do Treinamento Completo de Discursiva nem adquiriu o Hipertemas, terá agora a oportunidade entender as alterações do Edital e montar as estratégias para obter um melhor desempenho na prova. Deste modo, nesse artigo farei

AVALIAÇÃO DAS MUDANÇAS E O IMPACTO DELAS NA PROVA DISCURSIVA DA AGU

Analisando o novo Edital, percebe-se que o examinador trouxe 3 (três) mudanças significativas:

  1. Alterou as regras para penalização de quem não obedecer ao número mínimo e máximo de linhas.
  2. Alterou o espelho de correção dos aspectos macroestruturais.
  3. Alterou o espelho de correção dos aspectos microestruturais.

Vamos falar sobre cada uma dessas mudanças e analisar as estratégias de prova que melhor se aplicam diante do novo cenário:

1) Regras para penalização de quem não obedecer ao número mínimo e máximo de linhas.

A mudança foi a seguinte:

EDITAL “VELHO”:  A resposta deverá conter a extensão mínima de 30 (trinta) e máxima de 60 (sessenta) linhas para o texto . Se o candidato escrever menos que 30 linhas, perderá 1 (um) ponto por cada linha em branco.

EDITAL NOVO: A resposta deverá conter a extensão mínima de 30 (trinta) e máxima de 60 (sessenta) linhas para o texto, sendo atribuída nota 0 (ZERO) ao texto que não respeitar o limite mínimo de linhas

Em suma, anteriormente o candidato poderia escrever menos de 30 linhas, porém, se o fizesse teria sua nota descontada. Com o novo edital, se não escrever o mínimo de 30 linhas será desclassificado do concurso. Deste modo, o que você deve levar como regra para o dia da prova é: NÃO PODE ESCREVER MENOS QUE 30 LINHAS.

2) Espelho de correção dos aspectos Macroestruturais.

A mudança foi a seguinte:

EDITAL “VELHO”:  A banca informava que no aspecto macroestrutural seriam avaliados: pertinência aos aspectos técnicos e formais e ao padrão de resposta, conforme detalhamento a ser oportunamente publicado.

EDITAL NOVO: Agora, a banca detalhou a pontuação em 6 (seis) aspectos, conforme a tabela abaixo:

Em suma, a divulgação desse espelho não altera significativamente a sua estratégia para a prova, uma vez que todos esses aspectos estão relacionados à pertinência aos aspectos técnicos e formais. Logo, conforme já havia informado aos meus alunos, o foco da IDECAN continua sendo avaliar os aspectos textuais (organização na estrutura e na ordem de exposição dos argumentos) . Por isso, a importância de se estudar a teoria textual.

3) Espelho de correção dos aspectos Microestruturais.

A mudança mais significativa no Edital com certeza foi nos aspectos Microestruturas. Para que visualize melhor, veja o comparativo entre a regra antiga e a nova:

EDITAL “VELHO”:  A pontuação dos aspectos microestrutural era distribuída por níveis. Quanto mais erros gramaticais, menor a quantidade de pontos. Os níveis eram os seguintes:

EDITAL NOVO: Com a nova publicação, os erros gramaticais passaram a ser descontados por meio de uma fórmula que considerará a nota do aspecto macroestrutural (A), a quantidade de erros (B) e a quantidade de linhas efetivamente escritas (TL).

A fórmula descrita no Edital novo é bem parecida com a que é adotada por outras bancas examinadoras, como o Cebraspe. Por isso, não se trata de uma novidade. Em suma, ela penaliza os erros do candidato de forma inversamente proporcional à quantidade de linhas efetivamente escritas, ou seja, quanto mais linhas você escrever, menor o impacto dos erros na sua nota final. Logo, a estratégia para a prova agora mudou, antes deveria procurar cometer menos erros de gramática e, para isso, era bom escrever menos linhas. Agora o foco é: ESCREVER O MÁXIMO DE LINHAS (60 LINHAS).

Importante ressaltar que só serão consideradas linhas efetivamente escritas àquelas que tiverem mais que duas palavras completas. Sendo assim, nada de deixar linhas com apenas uma palavra ok.

Para finalizar, gostaria de destacar um outro aspecto importante desse novo edital é a forma de cálculo da nota final da prova discursiva.

Ao analisar o Edital consolidado, verifica-se que a prova discursiva continua valendo 20 pontos. Porém, se o candidato tirasse ZERO no aspecto Macroestrutural, mas não cometesse erros de português, sua nota seria de 10 pontos (0 + 10 = 10). Agora, com a nova regra, ele ficaria com nota ZERO, uma vez que a base para cálculo dos erros é justamente a nota dos aspectos macroestruturais. Para ter uma noção, veja a tabela comparativa abaixo:

Extrai-se da análise comparativa acima que as alterações da Banca visam valorizar o candidato que tirou uma nota melhor nos aspectos macroestruturais. Dessa forma, seu foco no domingo deve ser em organizar os argumentos de forma lógica obedecendo às características do texto dissertativo.

Uma boa prova!

Professor Bruno Marques

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários