Os Assuntos mais Cobrados pelo Cebraspe/Cespe em Noções de Informática

, , ,

Saber os assuntos mais cobrados pelo Cebraspe/Cespe em Noções de Informática é uma informação valiosa. Mas saber o que fazer com essa informação é realmente um enorme diferencial. É disso que se trata este artigo.

Todos nós sabemos o quanto é difícil cobrir, a contento, todo o conteúdo de um edital.

Muita gente me pergunta, por ter conseguido ser aprovado em 1º lugar no concurso do Senado Federal, se eu esgotei o edital.

A verdade é que não. Sim, eu vi todos os assuntos, mas fiz isso com uma tática baseada, em grande parte, no assunto deste artigo.

Acompanhe o raciocínio:

Muitas vezes acabamos por estudar muito bem algumas disciplinas e não tendo tempo de sequer dar uma folheada em outras. Essas que estudamos muito bem, se não tomarmos cuidado, serão justamente aquelas das quais mais gostamos e com as quais já temos alguma afinidade.

E por que há que se tomar cuidado?

Porque, pessoal, vale mais saber de forma mediana todo o conteúdo do que dominar profundamente algumas matérias e boiar em outras. Isso porque as bancas têm o costume de misturar nas provas uma boa quantidade de questões fáceis com uma quantidade menor de questões médias e poucas questões difíceis.

Isso significa que não saber o básico de todas as matérias implica perder muitas questões, enquanto dominar profundamente uma ou outra matéria só permite acertar um pequeno número delas.

Nesse sentido, o segredo deve ser buscar acertar logo as mais fáceis de todas as disciplinas. Assim você não fica emperrado nas mais difíceis, perdendo o tempo que poderia ser gasto pontuando nas mais fáceis. Afinal, a questão fácil vale a mesma coisa que a questão difícil (dentro da mesma disciplina).

Claro que saber superficialmente todas as matérias não basta (eu disse apenas que vale mais, ok?), e depois disso é preciso aprofundar. Mas quais matérias priorizar?

As mais frequentes! Você verá que a diferente é gritante: o assunto mais cobrado em Noções de Informática, por exemplo, é 20 vezes mais frequente do que o menos cobrado! Seu concorrente desavisado vai gastar o mesmo tempo nos dois…

Sendo assim, que tal darmos uma olhada em quais são os assuntos mais cobrados em noções de informática pelo CESPE e priorizarmos essa parte? Estou certo de que será proveitoso.

Observe o gráfico abaixo.

Informática Cespe - Assuntos mais cobrados

Ele foi elaborado utilizando-se um grande banco de dados de questões e desconsiderando questões anteriores a 2011. Esse ano foi escolhido arbitrariamente, mas a análise pode ser feita com qualquer intervalo temporal. O que há de mais interessante, independentemente do período escolhido, é que os assuntos mais cobrados se repetem, ok?

O gráfico está organizado em ordem decrescente, ou seja, do assunto mais cobrado para o menos cobrado (começando em Sistemas Operacionais Windows e terminando em Redes Sociais). As barras azuis representam a quantidade de questões encontradas para aquele assunto, cuja escala está representada no eixo vertical à esquerda. A linha vermelha pode ser chamada de linha de Pareto, e indica a porcentagem do total de questões que já foi atingida conforme navegamos dos assuntos mais cobrados para os menos cobrados (o percentual está no eixo vertical à direita).

Podemos observar, por exemplo, que a linha vermelha cruza a marca dos 60% ao final do assunto Planilhas Eletrônicas. Isso significa, basicamente, que priorizando Sistemas Operacionais Windows, Segurança, Editores de Texto e Planilhas Eletrônicas, há uma chance muito boa de você resolver com tranquilidade 60% da prova de informática! Sem nem olhar os outros 10 assuntos ali listados. Os 80% de Pareto, no fim das contas, seriam atingidos em Correio Eletrônico, ou seja, com aproximadamente 40% do conteúdo estudado.

Uma outra forma mais interessante de ver a coisa é: se você só tiver tempo para olhar um ou dois assuntos, dê preferência para os mais cobrados! A probabilidade de você se dar bem na prova estudando um pouco de Windows é muito maior do que se você tiver optado por estudar Hardware em vez disso. Percebe?

Amigos, esse gráfico, obviamente, não é um segredo guardado a sete chaves nem tampouco uma verdade absoluta ao longo dos anos. Ele muda de banca para banca e depende de como agrupamos os assuntos por afinidade. Mas tenho convicção de que é um belíssimo norte. Na hora de escolher o que estudar, tente considerar os seguintes critérios:

  1. Saber primeiro o básico de todos os assuntos mais cobrados;
  2. Saber o básico dos demais assuntos;
  3. Dominar os assuntos mais cobrados;
  4. Dominar Noções de Informática.

Lembre-se de considerar o quanto você já sabe e quanta facilidade tem para determinado assunto. Procure estudar aqueles em que está indo pior (exige mais esforço, mas será seu diferencial). Combinado?

Em todos os meus cursos eu sigo essa lógica. Peguem uma aula demonstrativa para dar uma olhada. A ideia é fazer uma excelente prova de informática, com o menor esforço possível. Eu sei que há muito conteúdo para pouco tempo.

Ah! E para encerrar, fique com uma questão do nosso campeão de cobrança do Cespe: Windows. A questão está no E-book Modo Hard, junto com várias outras questões muito difíceis detalhadamente comentadas, que você pode baixar gratuitamente aqui.

(CESPE – 2012 – TRE-RJ) A respeito de manutenção de computadores, julgue os itens subsequentes.

No sistema Windows, utilizando-se o Gerenciador de Dispositivos, disponível no Painel de Controle, é possível verificar quais drivers e protocolos de rede estão corretamente instalados em um computador.

Comentário:

Apesar dessa questão parecer com diversas outras questões que são pura decoreba de nomes e de onde estão os recursos do Windows, ela nos dá a oportunidade de consolidarmos um conceito importante.

Para quem nunca acessou, vá ao Gerenciador de Dispositivos (por meio do Painel de Controle, por exemplo) e dê uma olhada na cara dele. É importante para nos familiarizarmos com o sistema e diminuir um pouco o nível de abstração com que estamos trabalhando. Sua função é realmente listar os componentes de hardware instalados no computador e indicar sobre a atual situação de seus drivers. Para quem não lembra, driver (com o “r” no final, que é diferente de drive!) é um software utilizado para intermediar a comunicação do sistema operacional com os diversos hardwares disponíveis no computador.

Pense, para facilitar, que a Microsoft não é obrigada a lançar um Windows novo para ter compatibilidade com tudo quanto é componente que outros milhares de fabricantes criam. Por outro lado, se todos os fabricantes tivessem de respeitar um esquema de comunicação muito rígido estabelecido pela Microsoft, a fim de que seu novo componente fosse compatível com Windows, correríamos o risco de frear um bocado a velocidade da inovação tecnológica. A solução intermediária é a utilização desses softwares que sabem tanto usufruir do hardware quanto realizar a comunicação devida com o sistema operacional.

Quanto a isso, tudo certo. Mas lembram o que são protocolos de rede? São regras de comunicação (ou linguagens) pré-estabelecidas para viabilizar a comunicação entre dois componentes. Soa como algo que seja instalável? Instalam-se programas, aplicativos, drivers, softwares, pacotes, atualizações. Protocolos são implementáveis.

Clareando um pouco mais com um exemplo. Pense em um usuário que deseja realizar determinada tarefa na Internet. Qualquer tarefa. Para que o restante da Rede Mundial de Computadores possa colaborar e ajudar o usuário nessa missão, ele terá de fazer sua solicitação (ou o que seja) em uma determinada linguagem que os demais dispositivos na rede compreendam.

No caso, inclusive, trata-se de uma “pilha” de linguagens e não somente uma. Com isso em mente, o usuário deverá lançar mão de programas diversos que o auxiliem. Pode ser que esses programas já estejam instalados junto com o sistema operacional ou não. Mas fato é que o usuário instalará programas que implementam aqueles protocolos. Ou seja, instalam-se programas que sabem ou não sabem falar determinada linguagem. Não se instala a linguagem diretamente.

E daí já seria possível acertar a questão.

Gabarito: Errado.

Veja [GRÁTIS] mais questões como essa em:

As Questões Mais Difíceis - Informática Cespe

 

Ou aproveite agora para entrar na turma do meu curso de Noções de Informática com foco total no CESPE:

 

Um grande abraço e bons estudos, meus amigos!

Acompanhar
Notificar
1 Comentário
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Luzinete Miguel dos Santos
Luzinete Miguel dos Santos
2 anos atrás

Bom saber!
Gratidão!