(Im)possiblidade de recurso na questões de Gestão de Pessoas – AJAA – STJ

Olá pessoal,

Tudo bem?!

Segue uma análise das questões de Gestão de Pessoas para Analista Administrativo do STJ. Inicialmente, vamos começar com uma dica muito valiosa: Gestão de Pessoas é uma matéria complexa e as bancas adotam determinados livros para cada assunto. Não há um livro específico que as bancas acolhem para tudo, por isso o estudo dessa disciplina é um pouco complicado.

Como não poderia deixar de abordar, e é aqui que está tendo alguma polêmica, em Comportamento Organizacional, Robbins é o cara. As questões de gestão de clima e cultura organizacional foram tiradas de lá e é do livro dele (na verdade são 3 autores) que são tiradas a maioria das questões em relação à Comportamento Organizacional, um excelente livro por sinal.

Vamos à análise de cada questão, então?!

  1. Em uma cultura organizacional forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados pelos colaboradores.

O Cespe praticamente copiou e colou a nota lateral do livro do Robbins: “Cultura organizacional forte – uma cultura na qual os valores essenciais são intensamente acatados e compartilhados de maneira ampla”.

Item correto.

  1. Uma cultura organizacional forte aumenta a consistência do comportamento, funcionando como um complemento da formalização.

Aqui é onde está surgindo alguma polêmica quanto a recursos. O gabarito preliminar veio como errado. Vi algumas pessoas falando que cabe recurso e pedindo a modificação para certo. Particularmente, acho que o Cespe não irá acatar o recurso no sentido de modificar o gabarito, talvez uma anulação se a banca estiver muito benevolente. Por quê? Porque, como disse, o Cespe adotou o Robbins para a elaboração dessas questões e o Robbins fala o seguinte:

“Cultura versus formalização

[…] examinamos como as regras e regulamentações da formalização agem para controlar o comportamento dos funcionários. Uma formalização intensa na organização previsibilidade, ordem e consistência. Uma cultura organizacional forte pode fazer o mesmo sem necessidade de documentação escrita. Portanto, podemos encarar a cultura organizacional forte e a formalização como dois caminhos diferentes para chegar ao mesmo fim. Quanto mais forte a cultura organizacional, menos os gestores precisam se preocupar em desenvolver regras e regulamentos para orientar o comportamento dos funcionários. Essa orientação é internalizada pelos funcionários à medida que eles aceitam a cultura organizacional.” (grifos meus)

Estão vendo que o Robbins afirma que a cultura organizacional forte e a formalização são caminhos inversos e não complementares?! Pois é, foi por isso que o gabarito veio como errado, a primeira parte do item “uma cultura organizacional forte aumenta a consistência do comportamento”, mas o segundo trecho invalida o item. Típica questão do Cespe para pegar os desatentos.

Até mesmo Silva afirma que “A cultura organizacional forte é tida como mecanismo de controle distinto do formalismo burocrático (SILVA, 2003), por isso podem se complementar entre si.

Ou seja, podem e não funcionam sempre, como afirmado na questão. Mas é aquela história, se eu tivesse feito a prova e errado no gabarito iria bolar um recurso de qualquer jeito para que o examinador modificasse ou anulasse a questão, vai que cola né rs. Em minha época de concurseiro, eu colocava recurso até em questões que muitas vezes eu reanalisava e concordava com a banca. Concurso é guerra! Rs

Item errado.

  1. Na avaliação de clima organizacional, verifica-se a percepção, pelos empregados, da ausência ou da presença de determinados aspectos do ambiente organizacional.

É isso mesmo, clima é percepção, e essa percepção inclui a ausência ou a presença de determinados aspectos do ambiente organizacional.

Item correto.

Com referência à gestão por competências, julgue os próximos itens.

Quem tivesse lido a aula demonstrativa do meu curso de Gestão de Pessoas teria acertado não só as questões de Gestão por Competências, mas também as de Planejamento Estratégico e algumas das de Processos. Segue o link:

https://voceconcursado.com.br/categoria-curso/cursos-para-concursos/materia/gestao-de-pessoas/

  1. As competências organizacionais essenciais são atributos da organização passíveis de serem imitados pela concorrência.

É o inverso. As competências essenciais são aquilo de diferencia uma organização da outra e que lhe permite obter vantagem competitiva, ou seja, são as competências que não são passíveis de serem imitadas pela concorrência.

Item errado.

  1. A aplicação sinergética de conhecimento, habilidades e atitudes no trabalho gera desempenho profissional.

Essa é a corrente americana de competências. Está lá no comecinho da aula demonstrativa. Confiram!

Item correto

  1. O mapeamento de competências se propõe a identificar as lacunas de aprendizagem e os recursos para a concretização da estratégia organizacional.

O mapeamento de competências busca identificar a lacuna (gap) entre as competências que uma organização possui e as de que ela necessita para o alcance dos objetivos estabelecidos e não os recursos para a concretização da estratégia organizacional.

Item errado.

  1. A conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações gera conflitos e reduz a produtividade da empresa.

Essa estava dada. A conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações reduz conflitos e melhora a produtividade da empresa.

Item errado.

  1. Na implementação de programas de qualidade, não se podem descartar o papel da cultura e a mentalidade da organização.

Não se pode descartar o papel da cultura e a mentalidade da organização na implementação de programas de qualidade de vida no trabalho, aliás, é essencial isso.

Item correto

  1. Reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento profissional são fatores motivacionais que elevam a qualidade de vida no trabalho.

Com toda certeza, um indivíduo motivado tem uma melhor qualidade de vida no trabalho e, reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento profissional são fatores que podem elevar a motivação e consequente qualidade de vida.

Item correto

 

No mais é isso, pessoal. Espero que tenham gostado.

Nunca desistam, pois o sonho dar certo e valer muito a pena.

Um forte abraço e boa sorte a todos vocês.

Caso queiram discutir alguma questão, coloque seu comentário abaixo.

 

SILVA, 2003. Controle Organizacional, cultura e liderança: evolução, transformações e perspectivas. http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/download/6502/5086

ROBBINS, Stephen P. JUDGE, Timothy A. SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

 

Fonte das questões:  http://www.cespe.unb.br/concursos/stj_18/

Acompanhar
Notificar
1 Comentário
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Cristiano
Cristiano
5 anos atrás

Uma cultura organizacional forte aumenta a consistência do comportamento, funcionando como um complemento da formalização.

Correto

Como nao a regras e regulamemto a consistência do comportamento funciona como se fosse uma complemento da formalizacão e nao a formalização em sim, ja que ela nao exite.