(Im)possiblidade de recurso na prova de Administração Geral – AJAA – STJ

Prezados alunos, tudo bem com vocês?

 

Analisei as questões de Planejamento Estratégico, Gestão de Processos, Processo Decisório e Estrutura Organizacional da prova para o Cargo 1: Analista Judiciário – Área Administrativa do STJ realizada no dia 8.4.2018 pelo CESPE/CEBRASPE.

 

Em minha visão, as questões apresentaram nível de exigência condizente para o cargo e não verifiquei a possibilidade de recursos. Seguem os enunciados e comentários abaixo:

Acerca do planejamento estratégico, julgue os seguintes itens.

83 O diagnóstico estratégico possibilita a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como das fraquezas e das oportunidades das organizações.  

Comentário: No diagnóstico estratégico, a análise do ambiente interno tem como resultado a apresentação dos pontos fortes e fracos (fraquezas). Por sua vez, a análise do ambiente externo corresponde ao estudo dos fatores que possam representar oportunidades e ameaças para os negócios da organização. Dessa forma, pontos fortes, pontos fracos, fraquezas e oportunidades são identificados no diagnóstico estratégico.

Gabarito: certo

 

84 Quando não forem atingidos os objetivos conforme o planejado, caberá ao gestor modificar as estratégias da empresa e a implementação destas.

Comentário: Caso identifique que os objetivos definidos no planejamento não estejam sendo atingidos, o gestor deve atuar sobre os desvios e adotar ações corretivas para implementar a estratégia da organização. Dessa forma, o gestor não altera a estratégia da organização, mas sim, a forma de implementá-la.

Gabarito: errado

 

85 O processo até se chegar à estratégia é predominantemente quantitativo, embasado no estabelecimento detalhado de dados.

Comentário: O planejamento estratégico é predominantemente qualitativo, pois tem suas decisões baseadas muito mais em julgamento e discernimento do que em dados.

Gabarito: errado

 

Com relação a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os próximos itens.

86 Considerada a primeira etapa da melhoria de processos, a normatização proporciona maior operacionalidade dos processos, pois, nela, são elaboradas as normas e fluxos bem como documentação de apoio.

Comentário: De fato, na normatização são elaboradas as normas, fluxos e documentação de apoio. Entretanto, a primeira etapa da melhoria dos processos é o planejamento e não a normatização.

Gabarito: errado

 

87 O brainstorming é utilizado como técnica de melhoria de processos, pois facilita para os envolvidos as atividades de identificação do contexto e de diagnóstico da situação atual do negócio.

Comentário: O brainstorming é uma técnica de melhoria de processos que busca coletar informações ou solucionar problemas utilizando-se dos membros da equipe ou especialistas no assunto.

Gabarito: Certo

 

88 A identificação dos processos consiste em relacionar os processos da organização ou área funcional.

Comentário: A identificação é a fase em que os processos são representados exatamente como ocorrem nas áreas.

Gabarito: certo

 

Julgue os itens a seguir, referentes ao processo decisório.

89 Decisões não programadas costumam caracterizar-se pelo risco e pela incerteza, razão por que demandam uma maior capacidade de análise e de posicionamento do gestor.

Comentário: As decisões não programadas são tomadas dentro de um contexto de incerteza, com dados inadequados, condições dinâmicas e julgamentos improvisados.  Tal fato demanda maior capacidade e esforço dos envolvidos para diagnosticar o problema e selecionar as alternativas.

Gabarito: certo

 

90 Decisões táticas destinam-se a lidar com problemas de rotina, visando à execução de atividades.

Comentário: Decisões táticas destinam-se a lidar com problemas relacionados aos departamentos, a alocação e a distribuição de recursos. Problemas de rotina são tratados nas decisões operacionais.

Gabarito: errado

 

91 No caso das decisões programadas, tomam-se por base julgamentos pessoais, uma vez que essas decisões são demandadas em condições nas quais o ambiente é estático, com um alto grau de certeza.

Comentário: De fato, as decisões programadas são demandadas em condições nas quais o ambiente é estático e com alto grau de certeza. Porém, esse tipo de decisão tem como base regras e métodos previamente estabelecidos, e não o julgamento pessoal dos tomadores de decisão.  Gabarito:

errado

 

Com relação a características das organizações formais modernas; tipos de estrutura organizacional; natureza, finalidades e critérios de departamentalização, julgue os próximos itens.

92 A estrutura matricial prejudica a coordenação porque dificulta a comunicação e diminui a flexibilidade.

Comentário: A estrutura matricial facilita a comunicação entre os gestores de produtos ou projetos com o restante da equipe. Além disso, é uma estrutura flexível, indicada para organizações que atuem em ambientes que exijam respostas rápidas.

Gabarito: errado

 

93 No desenvolvimento do processo de departamentalização, deve ser levado em consideração o clima da organização tanto na área formal quanto na informal.

Comentário: De acordo com Cury (1993), são aspectos que exercem papel preponderante na departamentalização “o clima da organização, seus produtos, seus processos políticos, recursos e outros problemas relevantes, tanto na área formal quanto na informal”.

Gabarito: certo

 

94 A estrutura organizacional é a configuração vertical e horizontal de tarefas, autoridade e cargos, e sua representação é feita por meio da departamentalização.

Comentário: De fato, a estrutura compreende a configuração vertical e horizontal da organização. Nela são dispostos os diversos departamentos e as relações entre superiores e subordinados. Porém, a ferramenta mais adequada para representar graficamente a estrutura é o organograma.

Gabarito: errado

 

Caso queiram discutir alguma questão, coloque seu comentário abaixo.

 

Fonte:  http://www.cespe.unb.br/concursos/stj_18/

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários