Temas inéditos para a prova discursiva do TCE/RO

Professor Bruno Marques

No dia 20 de outubro de 2019, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva para o concurso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO).

Quem quiser conquistar uma das vagas para o cargo de Auditor de Controle Externo, cujo salário ultrapassa a cifra de R$12.900 inicial, além de ir bem na prova objetiva, terá que conseguir uma boa nota na prova discursiva, pois ela vale, SOZINHA, 40 pontos da nota final do concurso.

Como já se sabe, uma estratégia importante para ir bem na prova discursiva é praticar. Por isso, preparei alguns:

TEMAS INÉDITOS PARA A PROVA DISCURSIVA DO TCE/RO!

É evidente a importância da prova discursiva na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto dissertativo;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova discursiva.

 Deste modo, para que possa te ajudar nessa prova discursiva, optei por dividir esse artigo em 3 partes:

  • ANÁLISE DO EDITAL;
  • TEMAS INÉDITOS PARA A PROVA DO TCE/RO; e
  • ERROS QUE OS CANDIDATOS MAIS COMETEM E QUE PODEM CUSTAR A APROVAÇÃO.

ANÁLISE DO EDITAL

Segundo o Edital, a prova discursiva valerá 40 pontos e consistirá em uma dissertação acerca dos conhecimentos específicos constantes dos objetos de avaliação para cada cargo/especialidade.

Para ser aprovado, é necessário tirar uma nota igual ou superior a 20 pontos (50%).

A resposta terá extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas. Se o candidato escrever menos que 30 linhas, perderá um ponto por cada linha em branco. Então, deve escrever as 30 linhas para não sofrer descontos desnecessários.

Ao analisar diversas provas da Banca CEBRASPE, pude perceber um padrão de estrutura do enunciado. Em regra, o enunciado é composto por 3 partes:

Texto motivador: Traz a opinião de algum autor sobre o assunto que será tratado na questão. Normalmente, traz a opinião da Banca sobre o Tema. Logo, serve como uma bússola para que o candidato se posicione sobre o assunto.

Comando da questão: É onde a banca dá as instruções sobre o tipo de redação que o candidato deve fazer e apresenta o tema norteador. Em regra, as bancas exigem que seja realizado um texto dissertativo argumentativo.

Tópicos: É a parte mais importante do enunciado. Dentro do tema indicado no comando da questão, a Banca define o que o candidato deve responder. Cada tópico possui uma pontuação e essa informação é fundamental na hora de estruturar a sua redação.

Para que você entenda a estrutura do enunciado, vamos analisar uma prova discursiva real?

Prova discursiva aplicada para o concurso da Polícia Rodoviária Federal em 2013 pela banca Cespe:

Texto motivador

Nas regiões brasileiras de fronteira, o crime de contrabando, tipificado no art. 334 do Código Penal, no capítulo referente aos crimes praticados por particular contra a administração geral, ao lado do tráfico de entorpecentes e drogas afins, é o que mais importuna a atividade dos poderes públicos, tanto de prevenção e fiscalização quanto de repressão ou apuração das responsabilidades penais. O Brasil tem uma peculiaridade em relação a esse crime, devido ao fato de possuir milhares de quilômetros de fronteira seca, muito difíceis de fiscalizar.

Enivaldo Pinto Pólvora. Internet: <www.ambito-juridico.com.br> (com adaptações)

Comando da questão

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo que atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:

Tópicos

  • defina o crime de contrabando e indique, em linhas gerais, as circunstâncias que integram esse tipo penal; [valor: 4,00 pontos]

  • comente acerca das principais mercadorias e cargas contrabandeadas no território brasileiro; [valor: 3,00 pontos]

  • explane a respeito dos problemas decorrentes do contrabando de mercadorias e cargas para a economia nacional e para a saúde pública; [valor: 6,00 pontos]

  • sugira medidas e ações efetivas das forças públicas para o combate ao contrabando de mercadorias e cargas no país. [valor: 6,00 pontos]

Veja que nessa questão o CEBRASPE apresentou apenas 1 texto motivador. Em algumas provas, o enunciado pode trazer 2 ou até 3 textos.

No comando da questão, a Banca exige que o candidato elabore um texto dissertativo, que pode ser expositivo ou argumentativo.

O enunciado ainda traz 4 tópicos e exige que eles sejam abordados no seu texto. Aí está a principal característica da Banca CEBRASPE. O candidato não tem liberdade para criar os argumentos relacionados ao tema. Ele deve apenas responder àqueles tópicos.

Por fim, e edital não define qual matéria do conteúdo programático será cobrada, então, em tese, pode ser cobrada matéria de qualquer uma das matérias de Conhecimento Específico do seu cargo.

Ocorre que, muitas vezes, para economia de custos, a banca opta por aplicar um tema só para todos os cargos. Nesse concurso do TCE/RO, existe também essa possibilidade, pois as matérias de História e Geografia do estado de Rondônia e Análise da Informação, por exemplo, estão previstas no conhecimento específico de todos os cargos de Auditor.

Considerando essa linha de raciocínio, montei alguns temas INÉDITOS passíveis de caírem na sua prova discursiva.

TEMAS INÉDITOS PARA O TCE/RO

1- Cebraspe – INÉDITO. Assunto: Análise da informação

Aplicativo Opine aí e sistema de banco de dados são destaques do TCE na Campus Party Rondônia

06 de agosto de 2018

Apresentações sobre o aplicativo “Opine aí” e o banco de dados com ênfase ao sistema PostgreSQL marcaram a participação do Tribunal de Contas (TCE-RO) na Campus Party Rondônia 2018, evento encerrado no dia 05 de agosto, nas dependências do Sesi da avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho.

Voltado a pessoas interessadas por tecnologia em atividades que envolveram inovação, ciências, empreendedorismo, criatividade e universo digital, o evento teve, entre outras ações, palestras, workshops, hackathons (maratonas de programação em dados) e networking com os participantes.

Nesta edição, o TCE-RO foi assunto em duas apresentações, ambas na última quinta-feira (02 de agosto). Uma delas foi com o auditor de controle externo, Elton Parente de Oliveira, que palestrou no palco Empreendedorismo & Startup da Campus Party, abordando o tema “Empreenda na Nova Economia Hoje”. Na oportunidade, destacou o impacto da tecnologia nas atividades empreendedoras nas áreas pública e privada, demonstrando o exemplo do aplicativo Opine Aí, como instrumento de participação social e inovação na gestão pública, que a exemplo da área privada tem experimentado as novas oportunidades e soluções tecnológicas já disponíveis.

O aplicativo – disponível, gratuitamente, no Google Play, para equipamentos Android, e na App Store, para dispositivos iOS – visa, principalmente, a manifestação do cidadão quanto à qualidade da prestação dos serviços públicos que recebe em Rondônia, contribuindo para a justiça e equidade social, assim como o combate ao desperdício dos recursos públicos.

BANCO DE DADOS

Já a servidora do TCE, Raissa da Silva de Menezes Korehisa, ministrou palestra com o tema “PostgreSQL em tempos de Big Data”, no palco Coders & Makers. Entre outros pontos, citou a importância da evolução do “big data” (grande volume de dados) para diversos setores, incluindo a administração pública, envolvendo aspectos como a transparência e o controle, entre outros.

Ainda sobre a temática, a palestrante ainda discorreu sobre os benefícios do uso do PostgreSQL, avançado sistema gerenciador de bancos de dados de código aberto, que possui diversos recursos. Ao final, esclareceu dúvidas dos participantes sobre a temática.

Internet: (com adaptações).

Considerando que o texto exposto tem caráter motivador, redija um texto dissertativo abrangendo os seguintes tópicos.:

  1. os principais requisitos a serem observados para a utilização do modelo conceitual implementado pelo PostgreSQL; [valor: 12,00 pontos]

  2. a descrição de como o modelo conceitual preconizado pelo PostgreSQL está relacionado às técnicas e tarefas de mineração de dados; [valor: 13,00 pontos]

  3. a importância das técnicas de mineração de dados no atendimento dos preceitos inerentes à Lei de Acesso à Informação. [valor: 13,00 pontos]

 

 2- Cebraspe – INÉDITA. Tema: História e geografia do estado de Rondônia

A urbanização de Rondônia, assim como a que ocorreu em outras regiões da Amazônia Ocidental, aconteceu, sobretudo, em função dos desdobramentos dos processos de integração da Amazônia. Tal processo, ao induzir o surgimento de núcleos urbanos, como centros de comando político/administrativo/econômico, produziu um espaço de expansão da recente modernização brasileira que se contrapõe e subverte o antigo modo tradicional/extrativista dominante na região.

Rondônia, portanto, constituiu-se numa nova espacialidade agrícola, trocando sua cobertura de floresta por lavouras e, principalmente, por pastos, a exemplo das áreas de cerrado do Centro-Oeste. Rondônia agora ensaia vigorosamente, impulsionada por projetos que atendem à necessidade energética do país, uma nova onda urbanizatória, Porto Velho é a vitrine dessa nova Rondônia. Sendo assim, a análise do processo de ocupação e urbanização de Porto Velho precisa levar em consideração os desdobramentos do crescimento econômico brasileiro e seus reflexos na Amazônia.

Dentro desta perspectiva, fica difícil separar o processo de urbanização de Rondônia do ocorrido em Porto Velho, uma vez que as políticas implantadas para a incorporação e ocupação de Rondônia impactaram diretamente a formação social e espacial de Porto Velho, sua capital político-administrativa, a partir da qual a urbanização se difundiu para o restante do estado. E de tal modo, que se pode falar de que Porto Velho é que induziu a urbanização de Rondônia.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o exposto no texto, redija um texto dissertativo abrangendo os seguintes tópicos:

  1. os principais produtos agrícolas de Rondônia; [valor: 12,00 pontos]

  2. o processo de urbanização de Porto Velho; [valor: 13,00 pontos]

  3. a importância dos aspectos naturais para a economia do estado. [valor: 13,00 pontos]

ERROS QUE OS CANDIDATOS MAIS COMETEM E QUE PODEM CUSTAR A APROVAÇÃO

Como já demonstrei acima, a nota dos candidatos na prova objetiva costuma ser muito próxima uma das outras. Por isso, tirar uma nota boa na prova discursiva é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Porém, muitos candidatos cometem alguns erros na estratégia de estudo e acabam por não serem aprovados no concurso. Os principais erros são os seguintes:

  • Não estudam a teoria textual, alegando não terem tempo suficiente e a necessidade de focar 100% do estudo na prova objetiva;
  • Acham que para ir bem na discursiva basta saber o tema e não precisa entender a estrutura do texto dissertativo; ou
  • Não sabem como se preparar para a discursiva e, por isso, não estudam.

Como já foi dito, a prova discursiva é a matéria com o maior peso na nota final, logo, garantir uma boa pontuação garantirá uma melhor colocação no concurso. Estar bem classificado é essencial para o concurso do TCE/RO, pois não haverá um cadastro de reserva muito grande.

Então, não adianta ir super bem na prova objetiva e ir mal (ou ser eliminado) na prova discursiva. O que importa é ficar na lista de aprovados dentro das vagas independentemente da nota tirada em cada uma das matérias.

Além disso, ao analisar diversas provas e espelhos de correção da banca Cebraspe, é comum ver pessoas que dominam o conteúdo tirarem uma nota ruim e candidatos que não tem tanto conhecimento gabaritando a prova. Isso ocorre devido à técnica de discursiva, que está relacionada a forma como os argumentos são expostos ao longo do texto.

Imagina se esforçar horrores, conseguir uma boa nota na prova objetiva e ser eliminado por não ter se dedicado 3 horas por SEMANA na preparação da prova discursiva. Melhor nem imaginar, né? Infelizmente, isso acontece muito!

Por isso, montei um treinamento completo, no qual a preparação para a discursiva não exigirá muito dispêndio de tempo. A minha proposta para você chegar bem preparado no dia da prova é:

  1. Entender as características de um texto dissertativo,
  2. Aprender as Técnicas de Discursiva que garantem uma maior pontuação no Cebraspe; e
  3. Praticar a redação antes da prova.

Dica do Concursado

Ir bem na prova discursiva não é uma escolha, é uma obrigação! Ela vai fazer a diferença na sua classificação final!

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários