Discursiva IBFC: como a banca avalia a prova escrita em concursos públicos

Professor Bruno Marques

A discursiva IBFC é uma das etapas mais importantes da avaliação de concursos públicos organizados pela banca IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

Normalmente, a discursiva IBFC consiste em uma redação sobre um tema específico, geralmente relacionado à área de atuação do concurso, e é utilizada para avaliar a capacidade do candidato de se expressar de forma clara e coerente, além de sua capacidade de argumentação e conhecimento sobre o assunto.

Exemplo Discursiva IBFC (Agente de Segurança Socioeducativo – SUASE/MG)

Texto I

Percebemos a ausência de cidadania, por exemplo, quando uma sociedade gera uma criança de rua. Ela é o sintoma mais agudo da crise social. Os pais são pobres e não conseguem garantir a educação dos filhos, que muitas vezes são obrigados a trabalhar desde crianças. Por isso esses filhos, quando crescerem, vão continuar pobres, já que sem formação educacional é difícil arrumar bons empregos. E os filhos de seus filhos não terão condições de progredir. Então surge a pergunta: a família é pobre porque não conseguiu estudar ou é porque não estudou que continua pobre?

Esse círculo vicioso não atinge só os que têm menos dinheiro. Revela uma sociedade que fecha oportunidades a todos, inclusive a você.

(DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel, a infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil. São Paulo: Ática, 2011, p. 10)

Texto II

discursiva IBFC

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/05/22/mais-de-9-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-de-ate-14-anos-vivem-emextrema-pobreza-no-brasil-diz-abrinq.ghtml. Acesso em: 29/09/2022)

Proposta de Redação:

As crianças e os adolescentes na rua e vivendo em situação de extrema pobreza no Brasil devem ser entendidos como um sintoma de uma crise social, como nos mostra Dimenstein. Nesse sentido, considerando as ideias apresentadas pelos textos motivadores e sua visão de mundo, escreva, em registro formal da Língua, um texto dissertativo-argumentativo, que contenha entre 20 e 30 linhas a respeito do seguinte tema: “Os efeitos sociais do abandono de crianças e adolescentes no Brasil”.

Como é a avaliação da discursiva IBFC

Essa avaliação é feita, basicamente, seguindo esses critérios:

  1. Conhecimento do tema (cobertura dos tópicos apresentados: domínio e interrelação entre os conceitos centrais do tema proposto);
  2. Habilidade argumentativa (atualização, originalidade e relevância das informações);
  3. Sequência lógica e de organização do pensamento (introdução, desenvolvimento e considerações finais)
  4. Coerência e Coesão (pontuação, continuidade e progressão de ideias, uso apropriado de articuladores)
  5. Morfossintaxe (relação entre as palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, organização e estruturação dos períodos e orações, emprego dos tempos e modos verbais e colocação de pronome)
  6. Acentuação e ortografia

Para se preparar para a prova discursiva, é importante estar familiarizado com as normas de redação e as diretrizes estabelecidas pela banca.

Em nossos cursos para a discursiva IBFC, a abordagem é específica para essa banca, apresentando técnicas e temas aplicáveis aos editais dos concursos organizados pela banca.

É recomendável também estudar sobre os temas mais comuns abordados na prova, como questões de políticas públicas, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e outros. Na Biblioteca de Discursivas, você pode utilizar o filtro por bancas para selecionar apenas discursiva IBFC.

É importante lembrar que a prova discursiva é avaliada de acordo com critérios como coesão e coerência, domínio da norma culta da língua, capacidade de argumentação e adequação ao tema proposto. Portanto, é fundamental que o candidato demonstre habilidade em se expressar de forma clara e coerente, além de conhecer os principais conceitos e ideias relacionadas ao tema proposto.

Além disso, é importante que o candidato organize sua redação de forma clara, apresentando uma introdução, desenvolvimento e conclusão. É recomendável também usar exemplos e citar fontes confiáveis para apoiar suas argumentações.

Para se sair bem na prova discursiva da banca IBFC, é fundamental estar preparado e estudar de forma adequada. Com um bom planejamento e dedicação, é possível alcançar uma boa pontuação e se destacar entre os demais candidatos.

E você pode conferir muitas dicas adicionais em nossos treinamentos para discursivas ou no nosso canal no YouTube:

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários