Bizu – MPC-PA: O que você precisa saber para não reprovar na prova discursiva do MPC-PA?

Professor Bruno Marques

A data da prova do concurso do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC/PA) já está chegando. Diante da quantidade de matérias, muitos candidatos não conseguiram se dedicar adequadamente para a prova discursiva do MPC-PA, então, montei esse artigo, com vistas a destacar

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO REPROVAR NA PROVA DISCURSIVA DO MPC-PA!

Eu sempre fui apaixonado pela área de controle, afinal, já trabalhei no TCM/GO, TCU e TCDF, por isso, estou acompanhando de perto a preparação de alguns candidatos para esse concurso.

Aprender alguns macetes para a prova discursiva do MPC-PA é essencial para conseguir uma boa classificação no concurso.

Após analisar o edital, verifica-se que ela, sozinha, equivale a 57% da Nota Final do concurso.

Dica do Concursado

Diante desse fato, NÃO dá para ser aprovado sem um bom desempenho da prova discursiva do MPC-PA.

Primeiramente, você precisa saber que a prova discursiva do Cebraspe é diferente de uma redação comum. Para entender a diferença, falarei sobre os critérios de correção da sua prova.

Após analisar o espelho de correção, vou apresentar técnicas para conseguir uma nota alta, focando a sua resposta naquilo que te dará mais pontos.

Por fim, apresentarei uma estratégia para o dia da prova. Em suma, esse artigo será dividido da seguinte forma:

  1. COMO A BANCA CEBRASPE VAI CORRIGIR A SUA REDAÇÃO?
  2. TÉCNICAS PARA GANHAR UMA NOTA ALTA.
  3. ESTRATÉGIA PARA O DIA DA PROVA.

 1º) COMO A BANCA CEBRASPE VAI CORRIGIR A SUA DISCURSIVA?

O espelho do CEBRASPE divide a correção em 2 partes: Aspectos Macroestruturais e Micro estruturais.

Os aspectos macroestruturais terão pontuação positiva e os aspectos micro estruturais, negativa.

Nos aspectos macroestruturais, o CEBRASPE deve dividir a pontuação da seguinte maneira: 5,00 pontos para Apresentação e Estrutura Textual e 95,00 pontos para Desenvolvimento do Tema. Veja que a soma dá 100 pontos.

Em Apresentação e Estrutura Textual, a Banca vai observar alguns aspectos estruturais, como legibilidade, respeito às margens, indicação de parágrafos e organização das ideias em texto estruturado.

O Desenvolvimento do Tema nada mais é do que a resposta aos tópicos, que vem expressos no enunciado.

Já no aspecto micro estrutural, a Banca vai descontar os erros gramaticais. O cálculo é simples:

1º) soma da quantidade de erros que o candidato cometeu, multiplicada por 2;

2º) quantidade de linhas que o candidato escreveu;

3º) divisão do passo 1 pelo 2.

Para um aluno que escreveu 30 linhas perder 1 ponto na prova no aspecto micro estrutural, precisaria cometer 15 erros gramaticais, isto é, um erro a cada 2 linhas!

Dessa forma, observe que o aspecto mais importante da prova é o Desenvolvimento do tema, que, por sua vez, está ligado ao conhecimento sobre o conteúdo. Vamos falar sobre isso! 

2º) TÉCNICAS PARA GANHAR UMA NOTA ALTA

A Banca CEBRASPE tem um modelo próprio de elaborar questões discursivas. Em regra, o enunciado da questão discursiva é o seguinte:

O Texto motivador mostrará o posicionamento da Banca sobre determinado Assunto. Serve apenas para lhe dar um posicionamento sobre o tema.

O Comando da questão serve para indicar o tipo de texto e o Tema da questão. A Banca pedirá para elaborar um texto dissertativo ou uma peça de natureza técnica.

Por fim, os Tópicos são as perguntas que você deverá responder. Você transformará os tópicos em tópicos frasais e deverá posicioná-los no início de cada parágrafo.

Dica do Concursado

Para não errar e aumentar as chances de ganhar pontos em Desenvolvimento do Tema, você fará um parágrafo para responder a cada Tópico.

O cargo de Analista Ministerial cobrará uma peça de natureza técnica. Há muitos candidatos desesperados com a estrutura de uma peça técnica, porém, o foco não deve ser esse, deve ser a análise do conteúdo, pois, como demonstrado no espelho de correção, é o que vale mais pontos.

Contudo, os cuidados que se deve ter numa peça de natureza técnica é:

Introdução: definir o tipo de documento e o objetivo daquele documento, com um mini resumo do caso concreto: Pode iniciar assim: “Trata-se de [peça de natureza técnica] acerca de….” 

Desenvolvimento: abordar os tópicos do enunciado e fundamentar a resposta com cintando a fonte (normas, leis, constituição etc), que eu chamado de “recurso de autoridade”. Ele é inserido após o tópico frasal, da seguinte forma: “[Tópico frasal]. Segundo a Constituição federal de 1988, é necessário que…”

Conclusão: Você deve concluir se posicionando a respeito do assunto. Caso tenha linhas disponíveis, pode apresentar recomendações e determinações. Um bom parágrafo de conclusão pode ser escrito assim: “Diante do exposto, opina-se pela (ir)regularidade, pois… Nesse sentido, cabe ao [TCE ou MPC] determinar ao jurisdicionado: [determinações e recomendações].”

Independentemente de ser um texto dissertativo ou uma peça de natureza técnicas, segue algumas dicas para a prova discursiva do MPC-PA:

  • Divida a quantidade de linhas proporcionalmente ao valor de cada tópico;
  • Faça um parágrafo de desenvolvimento para responder a cada tópico do enunciado;
  • Estruture o parágrafo de desenvolvimento em, pelo menos, 2 partes: tópico frasal e argumento principal;
  • Responda os tópicos na mesma ordem em que aparecem no enunciado;
  • Utilize as 30 linhas da redação, pois quanto mais escrever maior sua chance de acertar o tópico.

3º) ESTRATÉGIA PARA O DIA DA PROVA

Por fim, definir uma estratégia de prova é fundamental para conseguir responder a tudo dentro do tempo reduzido de prova. Então, eu te pergunto:

Você já sabe por qual prova/matéria vai começar a resolver? É melhor começar pela prova objetiva ou discursiva?

De fato, não há uma regra geral para responder a estas perguntas.  Todavia, uma estratégia que funciona bem para a maioria das pessoas é:

  1. Ler a prova discursiva do MPC-PA e anotar o que você lembrar sobre cada tópico (não precisa resolver a prova discursiva).
  2. Iniciar a prova objetiva. Começar pela matéria que mais domina e, depois, seguir para as que menos domina (pule as questões que não souber responder).
  3. Marcar na folha de respostas todas as questões resolvidas da prova objetiva.
  4. Voltar para a prova discursiva do MPC-PA e resolver a questão. Se tiver tempo sobrando, pode fazer um rascunho; se não, utilize o rascunho eficiente e vá para a folha definitiva.
  5. Voltar para as questões que deixou em branco na prova objetiva e ficar até o último minuto tentando respondê-las.

Essas são algumas dicas para conseguir tirar ao menos o mínimo.

No entanto, aconselho a treinar pelo menos uma redação antes da prova e encaminhar para correção, afinal, se tiver algum erro muito grave, você ainda terá tempo de arrumá-lo.

Se quiser entender um pouco mais sobre a Banca Cebraspe e os detalhes do concurso, fiz uma aula gratuita. Está disponível no link abaixo:

Desejo a você uma boa prova e, se precisar de algo, estou à disposição.

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários