Discursiva APPGG SP (Vunesp) 2023: Como será a prova discursiva do concurso da Prefeitura de SP?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva APPGG SP (Vunesp) terá um peso muito grande neste concurso. Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva APPGG SP (Vunesp), veja até o final as dicas que vou passar.

Discursiva APPGG SP (Vunesp)

A prova discursiva APPGG SP será aplicada no mesmo dia da prova objetiva (10/12/2023), no período da tarde.

Segundo o edital, a prova discursiva APPGG SP (Vunesp), a prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por uma redação, uma questão dissertativa e um estudo de caso e será aplicada em data posterior à prova objetiva, e terá duração de 4 (quatro) horas.

A prova dissertativa – redação – visa avaliar as habilidades de escrita do candidato, que deverá escrever um texto dissertativo-argumentativo coeso e coerente sobre um determinado tema, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Já a prova dissertativa – questão e estudo de caso – visa avaliar os conhecimentos necessários ao desempenho pleno das atribuições do candidato ao respectivo cargo, além de considerar sua capacidade de leitura, de interpretação e de escrita, na forma culta da língua portuguesa.

Segundo o edital, a prova dissertativa valerá 105 pontos, mínimo de 35 pontos, com a seguinte divisão:

  • Redação em Língua Portuguesa (atualidades) – 35 pontos;
  • Questão dissertativa – 30 pontos;
  • Estudo de Caso – 40 pontos.

A questão dissertativa e o estudo de caso abordarão os conhecimentos específicos, ou seja:

  • Gestão Governamental e das Organizações Públicas;
  • Políticas Públicas em Contexto Federativo;
  • Finanças Públicas;
  • Políticas Públicas e Análise de Dados; e
  • Dinâmicas do Município de São Paulo.

Prova Discursiva APPGG SP – REDAÇÃO

A redação da discursiva APPGG SP valerá 35 pontos e, para ser aprovado, em regra, será preciso tirar omínimo de 17.50 pontos (50% da nota).

Não temos a informação do quantitativo máximo de linhas, porém, conhecendo a Vunesp, a redação deve possuir, no máximo, 30 linhas e o mínimo de 7 linhas (sem contar o título).

O que será cobrado no dia do concurso ninguém sabe. Todavia, ao analisar provas anteriores, é possível ver a forma como a banca normalmente cobra o estilo de prova discursiva-Redação.

Para você ter uma ideia, veja a questão dissertativa aplicada no concurso da TCM/SP, em 2023, retirada da Biblioteca de Discursivas, pela Banca Vunesp:

 

 

 

 

Texto 1

A burocracia diz respeito à forma pela qual são executadas as atividades na administração pública ou particular. De um lado, a crítica negativa que se faz ao termo “burocracia” na atualidade diz respeito ao excesso de formalismo* e de regras que travam e atrasam as ações das instituições. Por outro, reconhece-se que a burocracia é necessária para o bom desempenho da Administração Pública, pois, quanto mais se resguarda por normas de gestão do que é público, mais seguras são as transações. É difícil de se imaginar, por exemplo, a aplicação de verbas do poder executivo sem o amparo de diretrizes técnicas de seu uso.

*Formalismo. 1. […]. 2. Rigor excessivo no cumprimento e cobrança de regras e formalidades. 3. Na Ética, característica própria das doutrinas que consideram a ideia de obediência ao dever como princípio fundamental da moralidade. (Dicionário Aulete)

(Adriano Curado. Burocracia – o que é, história, Max Weber e burocracia no Brasil. https://conhecimentocientifico.r7, 04.07.2019. Adaptado)

Texto 2

O sociólogo alemão Max Weber recomendou a burocracia como o melhor caminho para as grandes organizações manterem a ordem e maximizarem a eficiência. Dentre as vantagens, a estrutura hierárquica assegura que os funcionários tenham tarefas definidas. A “cadeia de comando” clara permite o monitoramento do desempenho da organização. Outra vantagem é a natureza impessoal da burocracia, que é uma característica frequentemente criticada, mas se trata de uma “frieza” necessária. A aplicação de regras impessoais reduz as chances de pessoas receberem tratamento mais favorável do que outras, garantindo a não influência de amizades nas decisões.

No entanto, na prática, as burocracias muitas vezes não conseguem atingir o ideal de serem eficientes. Devido às suas regras rígidas – como o estabelecimento de prazos e a papelada excessiva –, as burocracias são frequentemente lentas para responder a situações inesperadas – como as oscilações do mercado financeiro – ou adaptarem-se às mudanças nas condições sociais. Ademais, os funcionários, quando deixados sem opções para adaptar as regras, podem se tornar indiferentes às necessidades das pessoas que lidam com eles.

(Burocracia: Definição, Exemplos, Prós e Contras. https://escolaeducacao.com.br, 07.03.2019. Adaptado)

Texto 3

Na administração pública, conforme o princípio da legalidade, o agente público somente pode fazer aquilo que está previsto em lei. Considerando esse contexto, em uma pesquisa realizada com servidores públicos de uma Universidade Federal brasileira, perguntou-se sobre as principais reclamações deles sobre o modelo burocrático (por exemplo, morosidade, enrijecimento dos processos) e sobre a necessidade de existência da estrutura burocrática. Um dos entrevistados declarou: “Eu acredito que a burocracia é necessária, porque ela busca um padrão que tenta uniformizar os processos. Mas, é claro, tem que ser revisto até onde ela começa a atrapalhar o foco do serviço, que é o atendimento ao usuário, no caso da gente do serviço público”.

A ideia de flexibilizar processos implica uma suposta contradição entre primar pelo formalismo e identificar situações em que é preciso atenuá-lo e flexibilizar os padrões para atender ao principal objetivo das atividades: o bem-estar do cidadão. 

Em geral, a flexibilização é entendida pelos servidores entrevistados como um desvio do “correto”, isto é, do padrão, mas por meio dela se pode criar um novo padrão mais eficiente. A partir da necessidade de um usuário, deve-se perceber a necessidade coletiva e alterar o procedimento à luz da legislação vigente.

(Renata A. de Carvalho. Cultura Organizacional em instituições de ensino superior: do foco no cidadão ao cumprimento das normas.

https://ppgprofiap.ufersa.edu.br. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2019. Adaptado)

Texto 4

A burocracia é vista por muitos como um atraso em diversos procedimentos que, na visão das pessoas, poderiam ser executados rapidamente, sem contar os gastos que ela é capaz de causar. Contudo, muitas vezes, não somos capazes de perceber os pontos positivos que a burocracia traz, pois ela gera processos que instituem ordem na sociedade. Quando se compra uma casa, por exemplo, não se pode simplesmente pagar o valor devido ao proprietário atual e tomar posse do bem. É preciso obedecer a procedimentos específicos – como o registro da escritura em cartório – que irão assegurar a venda do imóvel, garantindo o direito de o novo dono usufruir do bem.

(Débora M. de Freitas. Burocracia: Quais seus pontos positivos e negativos?. https://medium.com, 08.06.2014. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

A burocracia no serviço público: entre a necessidade de normas rígidas e a lentidão dos procedimentos

Obs.: a resolução dessa questão estará disponível no curso!

Em suma, o enunciado é dividido em duas partes: texto motivador e comando da questão.

Texto motivador: Traz, em regra, o assunto, com o objetivo de contextualizar o candidato sobre o tema. Em regra, a banca traz vários textos.

Comando da questão: expõe o tipo textual exigido (dissertativo) e, em regra, apresenta o tema (“A burocracia no serviço público: entre a necessidade de normas rígidas e a lentidão dos procedimentos”).

Com base nessas informações, cabe ao candidato montar uma tese, isto é, criar um ponto de vista a ser defendido acerca do tema e elabora tópicos para respondê-lo.

Quanto aos critérios avaliativos, a VUNESP costuma repetir sempre o mesmo estilo de espelho. O espelho de correção (ou Grade de Avaliação) é dividido em três critérios:

Algumas dicas para conseguir um bom desempenho na prova de Redação da Vunesp:

  1. Usar as palavras-chaves do tema na hora de definir o seu ponto de vista (tese) e nos argumentos principais (tópicos frasais). Ao fazer isso, você já evita de fugir do tema.
  2. Não copiar os textos motivadores. Se quiser parafrasear, que seja pouco. O texto deve possuir argumentos próprios (autorais), para conseguir uma boa nota. Redações compostas, predominantemente, por cópia desses textos motivadores receberão nota zero e redações em que sejam identificados trechos de cópia da coletânea (sem predominância) ou predominância de paráfrase desses textos motivadores (em relação a trechos autorais) terão a nota final diminuída drasticamente.
  3. Dividir o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão. Você pode adotar duas estruturas na sua prova: com 3 parágrafos de desenvolvimento ou com dois parágrafos de desenvolvimento:

TEXTO COM 3 PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO

TEXTO COM 2 PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO

  1. Escrever, necessariamente, mais de 20 linhas, focando em preencher as 30 linhas, afinal, quanto mais argumentos trouxer, melhor. Se escrever 20 linhas ou menos, não ganha a nota máxima no Critério C. Se escrever 7 linhas ou menos, é eliminado, com nota zero.
  2. Não inserir título, salvo se vier a solicitação expressa no enunciado. O título não servirá para a avaliação, logo, é dispensável.
  3. Evitar usar modelos curingas. O modelo curinga é apenas uma ferramenta para você aprender a lógica do texto. Depois disso, você deve criar o seu próprio modelo. Serão penalizadas, com redução de nota no critério B, redações que, embora não sejam predominantemente copiadas, apresentem trechos reproduzidos de modelos prontos.

No nosso Curso de Discursiva APPGG SP vamos praticar discursivas com os dois formatos.

Prova Discursiva APPGG SP – Questão Dissertativa

Segundo o edital, a questão dissertativa terá extensão de resposta entre 10 e 15 linhas. Ademais, serão analisados o conhecimento e a capacidade do candidato em desenvolver a questão proposta de forma precisa, com clareza, coerência e objetividade. Serão avaliados, ainda, a organização do texto, a análise e síntese dos fatos examinados, a correção gramatical e a capacidade de interpretação e exposição demonstrada.

Normalmente, essas questões são bem diretas. A banca pede para o candidato discorrer sobre alguns tópicos e, seu trabalho, é responder de forma estratégica, para conseguir a melhor nota possível.

Para você ter uma ideia do estilo de cobrança da Vunesp, veja essa questão retirada do concurso da TCM/SP 2023:

discursiva apdo sp

Estabelece a Constituição Federal, no que diz respeito à repartição das receitas tributárias, que pertencem aos Municípios vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS). Nesse sentido, comente acerca dos critérios adotados constitucionalmente para que as parcelas de receita, sejam creditadas aos Municípios.

Observe que a pergunta é bem direta. Todavia, o candidato deve ter estratégia para conseguir responder de forma fundamentada e acertar o padrão de resposta. Por exemplo, como não há tópicos expressos, o ideal seria dividir a resposta em dois parágrafos.

Agora veja essa outra situação que pode ser cobrada na discursiva APPGG SP:

De acordo com a Lei Complementar nº 101/00:

I) conceitue renúncia de receita e aponte dois elementos que deverão ser respeitados pela Administração para que a realize;

II) indique duas situações em que ocorrerá a renúncia de receita.

Nesse caso, o enunciado traz 2 tópicos. Então, a regra seria um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico. No caso, o seu texto teria 2 parágrafos de desenvolvimento (sem introdução e sem conclusão).

Prova Discursiva APPGG SP – Estudo de caso

Segundo o edital do concurso a discursiva APPGG SP – estudo de caso – terá extensão de resposta entre 10 e 40 linhas. Ademais, serão analisados o conhecimento e a capacidade do candidato em desenvolver a questão proposta de forma precisa, com clareza, coerência e objetividade. Serão avaliados, ainda, a organização do texto, a análise e síntese dos fatos examinados, a correção gramatical e a capacidade de interpretação e exposição demonstrada.

Essas questões são bem parecidas com a questão dissertativa, salvo pela existência de uma situação hipotética (caso) para ser analisado. A banca pede para o candidato discorrer sobre alguns tópicos, tendo como base uma situação criada pelo examinador. A ideia é representar, de fato, o dia a dia do trabalho.

Para você ter uma ideia do estilo de cobrança da Vunesp, veja essa questão retirada do concurso da TCM/SP 2023:

discursiva appgg sp

Considere a seguinte situação hipotética: A Câmara Municipal de São Paulo editou lei estabelecendo que “todos os contratos celebrados entre a Prefeitura e empresas particulares, referentes à execução de obras e prestação de serviço, dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas do Município, que terá 5 (cinco) dias de prazo para exarar parecer quanto à legalidade do contrato, contados da data de entrada no protocolo da Corte de Contas.”

Diante do exposto, responda:

a) O regulamento municipal é constitucional? Justifique.

b) As competências dos Tribunais de Contas e das Cortes de Contas Municipais têm assento constitucional? Justifique.

Nesse caso, o enunciado traz 2 tópicos. Então, a regra seria um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico. No caso, o seu texto teria 2 parágrafos de desenvolvimento (sem introdução e sem conclusão).

Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.

A nota da prova dissertativa será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso CURSO DE DISCURSIVA APPGG SP.

Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja a resolução em vídeo de uma tema parecido com o que pode ser cobrado na prova discursiva APPGG SP:

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários