Diferença entre Dissertação X Questão – Discursiva ABIN

Professor Bruno Marques

O Edital da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) já está na praça e a banca examinadora escolhida para aplicar o concurso foi a Banca CESPE (Cebraspe).

Quem quiser trabalhar na ABIN deve escolher entre 3 cargos: Cargo 1: Oficial de Inteligência (nível superior), Cargo 2: Oficial Técnico de Inteligência (nível superior) ou Cargo 3: Agente de Inteligência (nível médio).

Para os cargos 1 e 2, a prova discursiva vale 50% da nota final do concurso, enquanto que para o cargo 3, ela representa sozinha 40% da nota final.

Independente do cargo que escolher, uma coisa é certa: para estar entre os aprovados nesse disputado concurso, é imprescindível que o candidato faça uma boa prova discursiva. Para os cargos 1 e 2, a prova discursiva vale 50% da nota final do concurso, enquanto que para o cargo 3, ela representa sozinha 40% da nota final.

Serão 2 tipos de redação: a “Dissertação”, para todos os cargos e a “Questão”, para os cargos de nível superior. Sendo assim, meu objetivo com esse artigo é responder a seguinte dúvida:

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A “DISSERTAÇÃO” E A “QUESTÃO” NA PROVA DA ABIN?

O Edital prevê que para o Cargo 1 (Oficial de Inteligência) serão cobradas 5 redações, conforme tabela abaixo:

Já para o Cargo 2 (Oficial Técnico de Inteligência), serão cobradas 4 redações, conforme tabela abaixo:

Apesar do Cargo 1 ter uma redação a mais que o Cargo 2, o Edital prevê o mesmo tempo de prova para os dois cargos: 5 horas. Logo, será um grande desafio administrar o tempo. Por isso, utilizar-se de técnica e estratégia é muito importante.

Por fim, o Cargo 3 (Agente de Inteligência) possui uma prova discursiva composta por apenas 1 redação: uma dissertação de até 30 linhas.

Contudo, apesar de ser apenas uma redação, ela deverá ser elaborada no mesmo dia e no mesmo turno da prova objetiva, o que demandará um bom gerenciamento de tempo por parte do candidato.

Ao analisar com cautela a prova discursiva dos cargos, conclui-se logicamente que a “Dissertação” é a redação que terá o maior impacto na nota final. Sendo assim, é a que demandará maior atenção do candidato, principalmente para o cargo 2, pois representa 60% da nota total.

Mas qual a diferença entre a “DISSERTAÇÃO” e a “QUESTÃO” no Edital da ABIN?

Em suma, a principal diferença entre os dois tipos de texto é que, na “Dissertação”, o CESPE deve exigir um texto dissertativo. Já nas “Questões”, não necessariamente.

O texto dissertativo pode ser argumentativa ou expositiva. A diferença teórica entre os dois tipos de dissertação é a forma como o autor (você) se posiciona em relação ao tema. Na dissertação argumentativa, o autor deixa clara a sua opinião. Na dissertação expositiva, por sua vez, o autor apenas expõe argumentos, sem necessariamente defender diretamente o seu ponto de vista.

Na prática, o que deve acontecer é o seguinte: na “Dissertação, o examinador vai cobrar uma dissertação-argumentativa sobre um tema mais profundo, que demanda, além de conhecimento técnico, uma visão de mundo. Por exemplo, pode pedir para o candidato descrever “soluções sobre o fluxo migratório internacional, à luz dos princípios do direito internacional público”. Nesse caso, além de conhecer os princípios do direito internacional, o candidato também terá que expor soluções de acordo com a sua opinião.

Outrossim, ainda na “Dissertação”, o candidato também deverá demonstrar que conhece a estrutura de um texto dissertativo. A dissertação possui tanto uma estrutura formal quanto uma estrutura argumentativa. A estrutura formal é a disposição do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão. A estrutura argumentativa, por sua vez, é composta por assunto, tema, tese e tópicos.

Já na “Questão”,a Banca não exige necessariamente uma estrutura textual. Porém, isso não quer dizer que a redação será mais fácil. Na questão, você não precisará obedecer a estrutura do texto dissertativo, mas deverá demonstrar muito conhecimento sobre os tópicos do enunciado.

Nesse tipo de redação, o examinador costuma expor um tema mais objetivo e técnico, para medir se o candidato tem ou não conhecimento sobre determinado assunto. Apesar disso, é um tipo de questão em que o candidato sabe ou não sabe a resposta, não há muito espaço para “enrolações”. Todavia, apesar de não ser obrigatório, nada impede que o candidato use a estrutura de um texto dissertativo-expositivo para responder às “Questões”.

Nesse sentido, peço sua atenção para o seguinte. Veja uma das “Questões” exigidas no último concurso do TCU:

Observe que, apesar de ser uma “Questão”, a banca exige que o candidato escreva um texto dissertativo. Deste modo, o candidato deverá seguir a estrutura do texto dissertativo.

Em resumo, aconselho que você aprenda a fazer uma dissertação, pois estará preparado para qualquer tipo de prova, certo?

Gostou da dica?

Quer mais informações e dicas sobre o concurso da ABIN?

Dê uma olhada na Aula demonstrativa do meu Curso de Discursiva. Lá, eu mostro como funciona o Espelho de Correção do CESPE, de forma detalhada, além de trazer algumas dicas importantes para não perder pontos no critério Apresentação!!!

Ao final da aula demonstrativa, separei ainda um Bônus especial.

Vale a pena conferir!

Abraço!

Professor Bruno Marques

Acompanhar
Notificar
3 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
leotivi
leotivi
Aluno
6 anos atrás

Artigo superinteressante! Grato.

Fabíola Fialho
Fabíola Fialho
2 anos atrás

Olá professor, como contratá-lo para elaboração de recurso na discursiva? Obrigada
fabiolafialho@yahoo.com.br

Você Concursado
Você Concursado
Admin
Responder para  Fabíola Fialho
2 anos atrás

Entre em contato com o nosso Whatsapp para verificarmos melhor a sua demanda e a disponibilidade do professor: (61) 9 9859-6069