Concurso TJ/BA 2023 (FCC) – Analista e Técnico Judiciário – Temas Inéditos para a Discursiva-Redação

Professor Bruno Marques

Concurso TJ/BA está próximo. Imagine chegar no concurso organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e ver que o tema cobrado na discursiva-redação você já conhece e treinou?!

concurso tj/ba

Concurso TJ/BA

O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova discursiva já sabendo qual será o tema que será cobrado.

Ainda mais em um concurso concorrido como o concurso TJ/BA, organizado pela banca FCC, para os cargos de Técnico Judiciário – Escrevente de Cartório e Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado (diversas especialidades).

Lembrando que a discursiva/redação do concurso TJ/BA terá as seguintes características, segundo o edital:

  • 10.3 Na Prova Discursiva-Redação, o candidato deverá desenvolver texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral não atrelado necessariamente ao Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos referido no presente Edital.
  • 10.3.1 A Prova Discursiva-Redação tem o objetivo de avaliar a proficiência em Língua Portuguesa em sua modalidade escrita, considerando a capacidade de compreender e expor argumentos com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade a respeito do tema e com base nos textos de apoio propostos, avaliando inclusive a correção gramatical, segundo os critérios definidos nos itens 10.4 a 10.9 deste Capítulo.
  • 10.4 Considerando que o texto constitui uma unidade, os itens discriminados a seguir serão avaliados em estreita correlação, do que não decorre proporcionalidade na atribuição dos pontos para cada um deles:
  • 10.4.1 Conteúdo – até 4 (quatro)pontos:
    a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
    b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
    c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
  • 10.4.1.1 A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.
  • 10.4.2 Estrutura – até 3 (três) pontos:
    a) respeito ao gênero solicitado;
    b) progressão textual e encadeamento de ideias;
    c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
  • 10.4.3 Expressão – até 3 (três) pontos:
    A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com os demais critérios, considerando-se:
    a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área/Especialidade;
    b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
    c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

Veja este vídeo com as dicas e detalhes cruciais da FCC para a discursiva-redação do concurso TJ/BA:

É claro que não é fácil acertar previamente qual será o tema cobrado na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca FCC.

Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 16 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.

Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de discursiva-redação inéditos no estilo da Banca FCC, para o concurso TJ/BA, para os cargos de Técnico Judiciário – Escrevente de Cartório e Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado (diversas especialidades).

1º Tema

O desejo é o da construção de uma singularidade em que a liberdade individual não se submete a finalidades coletivas, prevalecendo a vontade da diferença e da distinção. As redes sociais e os blogs proporcionam o exercício livre da palavra, sem a necessidade de autorização de um agente institucional ou de órgãos governamentais, e potencializam o direito à voz, ao criarem narrativas singulares passíveis de reconhecimento pelo outros. O espaço público transforma-se no espaço das tecnologias, onde uma liberdade expandida leva os indivíduos a ultrapassarem as fronteiras dos territórios.

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/30/opinion/1461972230_228885.html

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

A DESIGUALDADE SOCIAL E OS OBSTÁCULOS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (exclusiva para assinantes)

2º Tema

Texto I

Entrou em vigor no dia 7 de junho de 2010, a Lei Complementar 135/10 – conhecida como Ficha Limpa. A Lei trata da proibição de candidaturas de pessoas com pendências judiciais e chegou à Câmara com assinaturas de mais de 1,6 milhão de pessoas. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que está à frente da iniciativa, pressionou o Congresso para que a aprovação ocorresse antes das convenções partidárias que começam em 10 de junho.

A aprovação do projeto Ficha Limpa é oriundo da pressão popular, reflete a indignação da sociedade, significa um avanço no amadurecimento das instituições brasileiras e ética na política. É inaceitável que pessoas com vida pregressa reprovável se candidatem a representar a sociedade brasileira, pois não são dignas de exercer um mandato popular e representar o interesse social.

Fonte: https://www.conjur.com.br/2010-jun-22/ficha-limpa-traz-luz-importancia-eticacidadania

 

Texto II

STF julga em fevereiro prazo de inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa

O plenário do Supremo Tribunal Federal vai retomar em 3 de fevereiro o julgamento que de uma ação que discute o prazo pelo qual um candidato é considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa, ou seja, vai decidir se a inelegibilidade pode exceder ou não o prazo de oito anos no caso concreto.

Em dezembro de 2020, o ministro Kassio Nunes Marques atendeu a um pedido do PDT e suspendeu um trecho da Lei da Ficha Limpa para que a justiça eleitoral realize a detração (desconto) da inelegibilidade que começa a ser cumprida desde a condenação de segunda instância e do período de cumprimento da pena.

Alguns dias depois, o ministro Luís Roberto Barroso decidiu paralisar a posse de políticos que tentam liberar o registro de sua candidatura com base na decisão de Kassio Nunes Marques sobre a Lei da Ficha Limpa.

Fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/stf-julga-em-fevereiro-prazo-de-inelegibilidade-pela-lei-da-ficha-limpa/ em (11/01/2022)

 

Considerando que os fragmentos de texto acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema: Lei da Ficha Limpa: Um dos pilares do combate à corrupção ou legado de “candidatos laranja”?

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

3º Tema

A Justiça do Trabalho gaúcha suspendeu as atividades presenciais em 49 municípios a partir do dia 24 de janeiro de 2022, incluindo Porto Alegre. Os municípios estão em regiões que receberam o “Alerta” no sistema 3As de monitoramento da Covid-19 no Rio Grande do Sul, conforme divulgado pelo Governo do Estado na última quarta-feira (19/1).  Nessas localidades, o atendimento será realizado apenas por telefone, e-mail e Balcão Virtual. Magistrados, servidores e estagiários exercerão trabalho remoto. Acesse aqui os contatos e horários de funcionamento das unidades. As audiências e sessões de julgamento ocorrerão no formato telepresencial. As atividades presenciais poderão ser retomadas no primeiro dia útil da semana seguinte à retirada do alerta.

https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/488892 (adaptado)

 

PORTARIA CONJUNTA Nº 3.378, DE 10 DE SETEMBRO DE 2020.

Art. 1º Regulamentar, no âmbito da Justiça do Trabalho da 4ª Região, o atendimento telepresencial de magistrados a advogados, procuradores, defensores públicos, membros do Ministério Público do Trabalho e partes, estas apenas quando atuem no exercício do jus postulandi (artigo 791 da CLT), durante a vigência das medidas restritivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

  • 1º O atendimento de que trata o caput deverá ser realizado por meio da plataforma de videoconferência Google Meet, podendo o magistrado proceder à gravação da reunião, se entender necessário.
  • 2º O acesso ao Google Meet por meio de computadores dispensa a instalação de qualquer programa, devendo ser utilizado, preferencialmente, o navegador Google Chrome.
  • 3º O acesso por meio de smartphones e tablets pode ser feito com a instalação do aplicativo Google Meet, disponível para android na Play Store e para iOS na App Store.

https://www.trt4.jus.br/portais/documento-ato/1059886/3378.pdf

 

A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de adaptação de diversas entidades, inclusive as da Administração Pública. Diante esse cenário, tendo como base os textos motivadores, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre:

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E OS DESAFIOS DO “HOME OFFICE”.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

Gostou dos temas de discursiva-redação inéditos elaborados no estilo da Banca FCC?

Se você quer mandar bem na prova de discursiva/redação, matricule-se no Curso de Discursiva-Redação para o concurso TJ/BA – Banca FCC, para os cargos de Técnico Judiciário – Escrevente de Cartório e Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado (diversas especialidades).

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários